Switch: o console mais vendido da história da Nintendo
Switch: o console mais vendido da história da Nintendo
Switch: o console mais vendido da história da Nintendo

Switch: o console mais vendido da história da Nintendo


Com mais de 103,54 milhões de unidades vendidas até dezembro de 2021, o Switch tornou-se o console de mesa mais vendido da história da Nintendo.


Switch Nintendo

Esse console portátil também foi o videogame mais vendido nos EUA durante o mês de dezembro do ano passado, superando as vendas do Nintendo Wii (101,63 milhões) e PS1, da Sony (102 milhões de unidades).

Essas informações foram divulgadas em 03 de fevereiro de 2022 pela Nintendo no relatório financeiro da empresa, conforme mostra a imagem abaixo. A marca almeja alcançar os 23 milhões de unidades vendidas do console portátil Switch até o final do próximo mês de março.

Switch console Nintendo

Entretanto, apesar do sucesso de vendas em 2021, nos primeiros nove meses de 2022 foram vendidos apenas 18,95 milhões de consoles Switch, o que representa uma queda de 21,4% em relação ao ano anterior. 

Segundo a empresa, essa queda pode ser associada à imensa popularidade do Switch após o lançamento de Animal Crossing: New Horizons, no ano anterior. 

Nintendo Switch Animal crossing

Ainda assim, é o melhor trimestre de vendas de consoles da gigante japonesa!

No ranking de vendas por modelos da marca encontramos o Switch padrão como o mais vendido com mais de 11,79 milhões de unidades. Na sequência o Switch Lite, com 3,99 milhões (21%) e o novo Switch OLED que alcançou os 3,17 milhões de vendas (representando 16,7%).

E você já conhece o novo modelo de console Switch OLED e sabe qual a diferença entre ele e o Switch padrão?

Então vamos te mostrar primeiramente as semelhanças e, posteriormente, as diferenças entre os dois e, caso você ainda não tenha comprado o seu, vai poder escolher qual prefere.

Nintendo Switch OLED x Nintendo Switch

Lançado em 2021, o console Nintendo Switch OLED trouxe alguns diferenciais em relação ao Switch padrão, sendo a principal delas o display.

1. Semelhanças

Vamos começar te mostrando o que permaneceu igual entre os dois consoles:

  • Ambos funcionam nos modos portátil para TV e desktop
  • Resolução de 720p60 (portátil / desktop) e 1080p60 (TV)
  • Processador: Nvidia Tegra X1 personalizado

Por conta das características acima, os jogos do Nintendo Switch e os controladores Joy-Con funcionam em ambos os consoles já que os tamanhos são basicamente iguais. Os dois consoles também vem com um dock, dois controladores Joy-Con e um punho Joy-Con para transformá-los em um gamepad mais convencional.

2. Diferenças

Vamos detalhar agora os pontos diferenciais entre as duas versões de consoles, começando pelo tamanho e peso.

2.1. Tamanho e peso

  • Dimensões do Nintendo Switch: 102 x 239 x 13,9 mm (com Joy-Cons acoplados)
  • Dimensões do Nintendo Switch (modelo OLED): 102 x 242 x 13,9 mm (com Joy-Cons anexados)
  • Peso do Nintendo Switch: 297g (398g com Joy-Cons)
  • Peso do Nintendo Switch (modelo OLED): 320g (420g com Joy-Cons)

Embora o Switch OLED tenha uma tela maior, ela acaba englobando a moldura do modelo padrão, por isso os dois dispositivos acabam tendo a mesma altura e a compatibilidade dos Joy-Cons.

Outra questão que pode passar despercebida é a largura do Switch OLED, bem como o seu peso, que são um pouco maiores.

2.2. Exibição

Como falamos inicialmente, essa é a maior diferença entre as duas versões.

Nintendo Switch OLED

O display OLED destaca muito mais as cores e contornos nos jogos e o ângulo de visão, comparado à versão padrão que traz um painel em LCD, também é mais amplo.

Graças à essa nova tecnologia (OLED) a duração da bateria é maior, com um toque responsivo melhor do que a versão anterior.

Além disso, por ter os pixels auto-iluminados, a tela OLED não precisa de uma moldura tão larga, ou seja o console Switch OLED tem uma tela de 7 polegadas sem aumentar o tamanho do console. Enquanto no Switch padrão a tela é de 6,2 polegadas.

2.3. Armazenamento

  • Nintendo Switch: 32 GB de armazenamento on-board, slot para cartão microSD para expansão
  • Nintendo Switch (modelo OLED): 64 GB de armazenamento on-board, slot para cartão microSD para expansão

Apesar de possuir o dobro da capacidade de armazenamento, talvez apenas 64 GB não sejam suficientes para instalar seus jogos. Vale a pena considerar a compra de um cartão microSD no momento da compra de qualquer um  dos consoles.

2.4. Áudio

Os dois consoles possuem suporte para fones de ouvido com fio e Bluetooth, porém o Switch OLED tem saída de som fracionada aprimorada, com alto-falantes prontos para oferecerem um som mais alto e envolvente.

2.5. Carregamento

Ambos os consoles vêm com um dock de carregamento, porém a grande diferença entre eles é que, além da conectividade com a TV, presente em ambas as versões, o Switch OLED também se conecta com a internet através de uma porta LAN. O Switch padrão é conectado via wi-fi ou utilizando um adaptador.

Cada um deles possui duas portas USB 2.1 nas laterais e uma saída HDMI e, quando acoplados, ambos produzem 1080p60 e áudio de até 5.1 PCM.

Vale ressaltar que você pode comprar o dock para o Switch OLED separadamente, sendo ele compatível com o switch padrão. E, não menos importante, que o Switch OLED tem uma bateria que promete durar entre 4,5 horas até 9 horas.

Ah, e se você tiver com problemas para conectar seu console Switch Nintendo da versão padrão à internet, confira aqui o que fazer.

2.6. Suporte embutido

O suporte, no Switch original, embora seja integrado, tem cerca de 10mm de largura, o que não é muito grande. Na nova versão ele é ajustável, com uma grande variedade de ângulos. Por este motivo e, por estar presente em toda a parte traseira, permite um melhor reposicionamento para os jogos na área de trabalho.

Gostou de conhecer um pouco melhor as diferenças entre os dois consoles?

E você, faz parte dos mais de 103 milhões de jogadores anuais do Switch da Nintendo?

Conta pra gente então, qual seu jogo favorito e aproveite para conferir os melhores jogos de tiros do Switch.  


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo