Como saber se um arquivo é seguro antes de baixá-lo
Nenhum Comentário
Como saber se um arquivo é seguro antes de baixá-lo
Como saber se um arquivo é seguro antes de baixá-lo

Como saber se um arquivo é seguro antes de baixá-lo

Nenhum Comentário

Há diversos antivírus que você pode usar no seu PC para saber se um arquivo baixado da internet possui algum malware ou vírus mais sério antes de instalá-lo. O problema é alguns arquivos pode ser perigosos só de estarem no seu computador, mesmo sem nenhum tipo de instalação. A boa notícia é que existem alguns softwares e sites que você pode usar para verificar se o que você quer baixar é seguro ou não antes mesmo de iniciar o download. Você pode conferir as nossas principais dicas sobre o assunto logo abaixo!

Leia também: Conheça os 10 melhores antivírus para Windows PC

Verificar arquivos antes de baixá-lo

Antes de qualquer coisa, é bem importante lembrar que você sempre deve tomar cuidados básicos quando se baixar arquivos da internet, já que o simples acesso a um site malicioso pode prejudicar o seu PC. Procure recorrer a sites mais conhecidos ou que tenham uma grande comunidade ativa, já que há mais chances de encontrar arquivos seguros por lá.

Ainda assim, é sempre bom verificar o conteúdo do que você planejar baixar. Para fazer isso, nos vamos usar um site chamado VirusTotal (você pode acessá-lo neste link), que pertence ao Google e consegue detectar possíveis ameaças facilmente.

Para começar, nós vamos precisar do link direto do arquivo desejado e não apenas a url do site onde ele está hospedado. Você pode conseguir, vá até o botão de download do arquivo, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Copiar Link”, “Copiar endereço do Link” ou “Copiar localização do Link”, dependendo do navegador que estiver usando.

copiar link

Em seguida, vá até o site do VirusTotal e clique na aba “URL” para prosseguir.

virustotal


Agora, você deve colar o link copiado anteriormente na caixa de texto disponível na tela.

verificar arquivos

Para fazer a verificação, clique no ícone de lupa ao lado link, como demonstramos na imagem abaixo.

arquivos seguros

Com isso, o VirusTotal começará a analisar o arquivo imediatamente. O tempo desta análise dependerá bastante do tamanho do arquivo, então os mais leves serão bem mais rápidos.

escanear arquivos

De qualquer forma, em pouco tempo você poderá ver a análise completa e se algum programa externo já encontrou algum problema com ele ou não.

arquivo seguro

No nosso exemplo, usamos um arquivo de um site confiável e nenhum vírus ou malware foi encontrado, como você pode ver na imagem logo acima.

O processo é bem simples, mas é claro que mesmo em casos assim, é sempre bom escanear o arquivo com seu antivírus depois de já o ter baixado em seu computador.

Gostou das dicas?

Deu para nossas dicas para aprender como você pode verificar a segurança de arquivos antes de baixá-los em seu computador. Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo se deu tudo certo ou se você ficou com alguma dúvida.


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo