Os 5 principais fatos que você deve saber sobre Bitcoin
Os 5 principais fatos que você deve saber sobre Bitcoin
Os 5 principais fatos que você deve saber sobre Bitcoin

Os 5 principais fatos que você deve saber sobre Bitcoin


Atualmente, a moeda digital conhecida como Bitcoin tem se tornado ainda mais interessante para milhares de pessoas na internet, mesmo que não conhece muito sobre ela. Na verdade, há muitos mitos sobre as bitcoins, como elas funcionam ou até como podem ser utilizadas, o que leva a muito desentendimento por parte de seus futuros usuários. Por isso, preparamos uma pequena lista com alguns dos fatos mais importantes que muita gente não sabe sobre as bitcoins. Confira logo abaixo!


Leia também: 20 atalhos úteis para dominar o Chromebook

1. Instável

bitcoin

É normal que moedas sofram com certa instabilidade em momentos complicados da economia, mas a Bitcoin consegue ser um pouco pior do que isso. Dizemos isso porque é mais difícil de prever quando a moeda estará mais cara ou barata, já que depende totalmente da demanda (ou falta dela) por parte de outras pessoas.

Se mais gente estiver interessada em comprar Bitcoins, seu valor aumentará, mas se poucas pessoas procurarem a moeda, ela perderá seu valor e ficará bem barata. O maior problema é que isso pode mudar de maneira muito rápida em poucos meses ou até semanas, o que torna Bitcoins em um negócio muito arriscado para se investir, especialmente porque configurar máquinas para a mineração dessas moedas não é nada barato.

Mesmo se você se manter atento para a demanda dos últimos meses, é praticamente impossível de prever o que acontecerá a curto prazo. Por isso, é preciso ter muito cuidado antes de decidir investir seu dinheiro com essa moeda.

2. Falta de segurança

Como a maioria das pessoas, você provavelmente possui uma conta em banco onde guarda todo (ou a maioria) do dinheiro que recebe com seu trabalho. Imagine que algo dê errado ou que alguém cometa algum erro que faça você perder parte ou todo o seu dinheiro. Por mais que o problema fosse irritante, há leis garantindo que a situação seria resolvida e você poderia até processar o banco pelo erro.

Com o bitcoin, é exatamente o contrário. Se você perdê-las por algum motivo, não há ninguém que poderá te ajudar a recuperá-las e não haverá jeito de resolver a situação. O pior é que isso pode realmente acontecer, já que alguém pode simplesmente tentar hackear sua conta se você não tomar cuidado.

Atualmente, a melhor solução parece ser usar serviços de armazenamento mais confiáveis, como o CoinBase. Há também quem sugira fazer backup da sua carteira digital, mas é difícil prever o que pode acontecer com dinheiro armazenado digitalmente na internet.

3. Compras são definitivas

dicas bitcoins

Com cartões de crédito ou até serviços como o PayPal, é fácil de cancelar uma transação e ter seu dinheiro de volta, mas não há serviço que garanta isso com as bitcoins. Na maioria dos casos, suas compras são definitivas e não podem ser canceladas a menos que a pessoa que recebeu o dinheiro te devolva a quantia, o que como você pode imaginar, não é algo tão confiável assim e tem mais chances de causar problemas para você do que dar certo.

É claro que nem sempre dá contar com a boa vontade do vendedor e, às vezes, nem dá para contatar alguém que possa te ajudar. Isso também vale para casos em que alguém anuncia produtos falsos na internet, já que aí não há nada que você possa fazer depois do ocorrido. Por este motivo, fique sempre atento antes de realizar compras com bitcoins, certifique-se que o vendedor é legitimo e inclusive faça pesquisas por opiniões de outras pessoas que compraram do mesmo!

4. Não é aceito em todo lugar

Um dos maiores problemas da bitcoin é que a moeda ainda não é aceita em todos os tipos de estabelecimentos e nem é considerada legal em alguns países. Em lugares como o Brasil, Estados Unidos, Canadá e França (só para citar alguns exemplos), o seu uso é permitido, mas não significa que todas as lojas terão suporte à moeda digital.

O interessante é que grandes empresas como a Microsoft, Dell e PayPal aceitam as bitcoins atualmente, algo que pode se tornar ainda mais comum no futuro. Ainda assim, você sempre deve pesquisar se elas são totalmente aceitas no lugar onde planeja usá-las.

5. Não é anônimo

comprar bitcoin

Muita gente ainda acredita que as bitcoins são completamente anônimas e que suas compras com a moeda não poderão ser rastreadas por ninguém. Felizmente, este não é o caso e suas transações são tão públicas e rastreáveis como as feitas com dinheiro comum.

Na verdade, as transações feitas com bitcoin podem ser vistas no site Blockchain, que você pode conferir através deste link. Isso permita que as bitcoins sejam vistas com mais seriedade e integridade, em vez de terem a reputação de uma moeda usada para crimes virtuais e transações no mercado negro, por exemplo.

Encontre também no AppTuts:

Gostou das dica sobre Bitcoin?

Deu para aproveitar nossa lista para aprender mais sobre Bitcoin e suas possíveis desvantagens? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou.


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo