8 dicas de como deixar a internet mais rápida

  • Por Luciano Larrossa
  • 03/04/2019 às 10:33 atualizado em (03/04/2019 às 10:33)
  • 8min de leitura

Seria um sonho se o pacote de internet que contratamos fosse estável 100% do tempo, não é mesmo? Aprender como deixar a internet mais rápida acaba se tornando uma necessidade, principalmente se mora em uma área onde a disponibilidade de sinal é ruim.

Você não está sozinho, embora a gente duvide que você se sinta só quando falamos em problemas com internet. Alguns macetes podem te ajudar a acelerar essa velocidade e, sempre que é necessário, usamos as dicas que vamos mostrar nos parágrafos seguintes.

Para te ajudar, resolvemos compartilhar nossos macetes e “gambiarras” para que você também possa aproveitar o máximo que a internet pode te oferecer. Queira você gravar a tela do seu PC para mostrar seus jogos de computador e ganhar dinheiro no YouTube ou fazer transmissões ao vivo e crescer no Instagram, entre uma infinidade de possibilidades.

Confira abaixo e comece já a testar nossas soluções e dicas de como deixar a internet mais rápida!

1. Faça um teste de velocidade

Antes de começar a aprender como deixar a internet mais rápida, é interessante se certificar que sua internet não está tão rápida como deveria. Existem diversas páginas que te auxiliam a testar se está tudo certo com sua conexão.

É muito simples fazer esse teste. Primeiro, feche todos seus downloads, abas de navegador e, de preferência, outros dispositivos que estejam conectados ao Wi-Fi.

Em seguida, clique no link para acessar a página do EAQ – Entidade Aferidora da Qualidade – e clique no botão Iniciar, no centro do site.

como deixar a internet mais rapida iniciar

Aguarde o resultado e compare o número que aparece na tela com o seu plano contratado para conferir se está recebendo o que contratou. De acordo com as regras da Anatel, a provedora deve garantir ao menos 40% de velocidade das 10h às 22h e a média mensal não deve ser menor que 80% da velocidade contratada.

Ou seja, em um plano de 10 Megabytes, sua velocidade nunca deve ficar abaixo de 4 Mbps. Durante o mês, sua velocidade média mensal deve ser de 8 Mbps. Caso isso não aconteça, você pode abrir uma reclamação contra a sua operadora.

2. Como deixar a internet mais rápida: Reinicie o modem

Você provavelmente já tinha adivinhado que essa era seria uma das primeiras dicas. Convenhamos: é impossível não falar que reiniciar o modem acaba por deixar sua conexão mais rápida, já que isso resolve “99%” dos problemas com internet.

O processo é bem simples e recomendado pelas próprias provedoras. Basta desconectar seu roteador da energia, esperar cerca de 10 segundos e então reconectá-lo e aguardar que o roteador volte a transmitir o sinal de Wi-Fi.

Se isso não servir como solução de como deixar a internet mais rápida, vá para as dicas seguintes!

3. Reinicie seu computador ou smartphone

Algumas vezes, o problema não está no seu roteador, mas sim no seu próprio computador ou aparelho, como mostramos nesse artigo com soluções para problemas com o sinal de Wi-Fi no Android. Antes de reiniciar seu dispositivo, você pode tentar desativar a recepção de Wi-Fi e ativá-la de novo.

Se não resolver, não tem jeito: salve seus trabalhos e reinicie seu computador. Caso essa solução não funcione, siga para nossa próxima recomendação.

4. Atualize o firmware do seu roteador

Não são apenas os computadores e smartphones que contam com programas. Aparelhos como roteadores possuem um tipo de software chamado firmware, que é quem comanda as operações no dispositivo, como a emissão do sinal Wi-Fi.

Assim como seus apps de Android, esse programa também precisa estar atualizado. Dessa maneira, ele receberá melhorias na velocidade de transmissão, além de novas proteções contra ladrões de Wi-Fi, entre outros.

Para atualizar o firmware do seu roteador, veja qual a marca dele e número de modelo, normalmente localizado atrás ou na parte de baixo do aparelho. Em seguida, faça uma busca no google por “atualização roteador [marca] [modelo]”. Baixe-o e siga as instruções do programa de atualização.

pesquise atualizacoes para seu roteador

5. Como deixar a internet mais rápida: Atualize navegador

Outra coisa que pode estar atrapalhando sua internet é o próprio navegador. Assim como o roteador, mantê-lo atualizado garante melhorias na velocidade da conexão e na segurança do seu PC.

Normalmente, os próprios navegadores se atualizam automaticamente. Porém, caso tenha ficado sem internet ou tenha desativado a atualização automática, é interessante acessar as configurações do browser e conferir se ele está com a última atualização instalada.

6. Limpe o cache do seu navegador

Arquivos temporários que melhoram o tempo de carregamento das páginas que já visitou, o cache do seu navegador pode estar reduzindo a qualidade da sua conexão. Apesar de pequenos, esses arquivos podem amontoar-se e deixar seu computador e conexão devagar com a internet.

Por isso, é sempre interessante limpar o cache do seu navegador no mínimo uma vez por semana. Normalmente, a limpeza de cache pode ser feita através do menu de configurações do seu browser, seja ele o Google Chrome, Firefox ou Opera.

7. Analise atividades no Gerenciador de Tarefas

Podendo ser acessado pelo famoso comando Ctrl+Alt+Del – embora a gente recomende o Ctrl+Shift+Esc que vai direto a ele -, o Gerenciador de Tarefas é um painel de controle ideal para quando algum programa não está funcionando como deveria.

Ou quando sua internet não está se comportando ou entregando a velocidade que precisa.

Use um dos comandos que mostramos acima para acessar seu Gerenciador de Tarefas do Windows. Caso esteja em um Mac, pode buscar por Monitor de Atividade.

como deixar a internet mais rapida gerenciador

Analise as tarefas que seu sistema está mostrando. Muitas vezes, softwares em seu computador podem começar a baixar atualizações automaticamente, o que pode reduzir sua velocidade de conexão. Caso precise saber como deixar a internet mais rápida naquele momento, você pode interromper esse download.

Através do gerenciador, também pode verificar se programas suspeitos estão acessando seu PC e afetando sua internet. Porém, vale tomar certo cuidado: apague apenas o que tiver certeza que é prejudicial.

Se fechar algum processo do sistema operacional, é capaz dele apresentar alguma falha, te obrigando a reiniciar ou até mesmo atrapalhando o funcionamento do seu computador.

8. Como deixar a internet mais rápida: Mude o DNS

O DNS é o serviço que muda o nome que inseriu na barra do seu navegador para o endereço IP do site que está querendo acessar. Por padrão, o DNS é selecionado de forma automática pelo seu equipamento. Mas você pode mudar isso.

Existem dois DNS públicos bastante eficientes para trocar e ter como deixar a internet mais rápida. Para alterar o DNS de sua conexão no Windows 10, clique com o botão direito do mouse no ícone referente à sua conexão na bandeja que fica no canto inferior direito da tela.

acesse sua conexao no computador

Escolha Abrir configurações de rede e internet;

como deixar a internet mais rapida configuracao

Clique em Alterar opções de adaptador;

acesse o menu de alteracoes do adaptador de wifi

Clique com o botão direito do mouse em Wi-Fi e selecione Propriedades;

como deixar a internet mais rapida propriedades

Role até encontrar a opção Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4). Clique nela e, em seguida, no botão Propriedades;

acesse o menu do protocolo ipv4 da sua conexao

Na nova janela, clique em Usar os seguintes endereços de servidor DNS;

como deixar a internet mais rapida dns

Para usar o DNS do Google, insira os números 8.8.8.8 na caixa de texto Servidor DNS Preferencial e 8.8.4.4 em Servidor DNS Alternativo. Clique em OK para salvar.

mude seu dns automatico para o do google

Uma alternativa que também pode servir é a do OpenDNS. Para usar o DNS deles, repita o processo acima, mas coloque como Servidor DNS Preferencial os números 208.67.222.222 e insira também os números 208.67.220.220 no Servidor DNS Alternativo.

Como está a sua internet agora?

Essas são dicas básicas que pode fazer por conta própria para aprender como deixar a internet mais rápida. Dessa maneira, fica mais fácil assistir seus filmes e séries para Android ou investir as horas necessárias para se tornar um campeão em seu jogo multiplayer favorito.

O que achou de nossas dicas? Qual delas é a que mais funciona para você. Lembre-se de comentar logo abaixo e, caso nenhuma das alternativas funcione, não hesite em ligar e abrir uma reclamação com sua provedora de internet.