As principais características do Google Plus e as diferenças com o Orkut

  • Por Luciano Larrossa
  • 25/02/2013 às 18:15 atualizado em (25/05/2020 às 0:30)
  • 6min de leitura

Que o Facebook lidera o Ranking das Redes Sociais atualmente, isso todo mundo já sabe. Mas o que poucas pessoas sabem é que ele vem perdendo usuários, gradativamente, para o Google+ e isso só os Grandões e os usuários do G+ sabem. Ainda assim, não é todo mundo que conhece as principais características do Google Plus. Em 28 de Junho de 2011 ele veio com artilharia pesada, interface diferente e limpa e com uma serie de funcionalidades de forma bem organizada.

Em Dezembro de 2012 o Google disponibilizou seus relatórios do ano em questão. 500 milhões de pessoas em todo o mundo haviam se inscrito na Rede. Deste grupo, 235 milhões são considerados ativos. 135 milhões são usuários ativos mensais quando se mede somente a Stream (Função de postagem semelhante ao do Facebook). Aquela desculpa de que “as contas do Google são vinculadas e esses números de usuários ativos não são precisos” não conta.

Os números aqui apresentados foram levantados em base de usuários que realmente utilizaram suas funções. Atualmente o Google+ é a 2º Rede Social mais usada, perdendo apenas para o Facebook.

Não o confunda com o Orkut ou com outra Rede Social

características do Google Plus vs orkut

Apesar de ter se espalhado quase da mesma forma que o Orkut, são duas Redes completamente independentes. Isso vale tanto em interface quanto em funções. Sua fase de testes foi um choque visual para muitos. Sua aparência Clean destruiu a ideia colorida do Orkut, o azul e branco do Facebook e planos de fundo chamativos do Twitter. Creio que isso ainda ocorra com novos usuários até hoje.

Suas funções possuem toques inovadores, confortáveis e atraentes para os que já aprenderam a usá-las. Estou falando dos “Círculos”, “Stream”, “Hangout”, “Sparks”,”Jogos”, “Eventos” e “Comunidades”.

Os Hangouts são iguais para quem usa o Google Talk ou até mesmo a função de vídeo do bate-papo do Orkut, certo? Errado! Sua qualidade é muito melhor tanto em questão de imagem quanto de áudio.

Os jogos também possuem um diferencial que eu gostaria de ressaltar aqui. Nunca vi em outra rede social. Arrisco-me a dizer que ao clicar na opção de “Jogos” você irá para uma dimensão paralela ao seu perfil. O que você faz no Angry Birds, apenas quem te tiver nos círculos dele verá suas atualizações de jogo. Legal, não é? Sobre as notificações de convites de jogos, até hoje nunca recebi uma!

O Google+ sobrevive sem publicidade dentro da Rede Social

Quando eu disse sobre interface clean, não falei apenas sobre cores, falei sobre este quesito também. Não há uma única publicidade de terceiros ou até dos serviços do Google em toda a Rede Social. Procure nas comunidades, nas páginas, nos perfis. Não há nem um: Migre para o Google+ já!

Todo o Marketing é feito via página (semelhante as do Facebook) sem uso do HTML e de forma gratuita, ou seja, nada de comercial saltando na sua cara quando você estiver em um Hangout, estiver mostrando uma foto interessante para alguém… No Google+ até nos esquecemos de que publicidade existe até vermos uma marca famosa utilizando uma página como Info, interagindo muito mais com seus fãs e/ou consumidores.

características do Google Plus

Limite de Carácteres, uso de Gifs e Hashtags ( # ) e seguidores

Até hoje não conheço o limite de carácteres do Plus. Já vi textos em perfis serem postados com mais de 1000 palavras. Isso é muito bom para quem depende disso para divulgar seu conteúdo. Tudo é bem utilizado e bem aceito pela Rede Social. Assim como as Hashtags que possuem a mesma função no Twitter.

Aqui está a parte mais vantajosa. O seu conteúdo não precisa ser visto por todos que te seguem e nem por todos que você segue de volta! Para evitar isso, há os círculos que dividem as pessoas que você segue por grupos. Como no Twitter, ao ser seguido você não é obrigado seguir de volta. Assim, a pessoa vê o que você posta se for postagem pública, mas você não vê o que ela posta sem que seja mencionado.

Não há restrição de visualização nas Páginas

Quem trabalha com gestão de páginas em Redes Sociais sabe do que estou falando. Diariamente torna-se um transtorno quando vê que a sua postagem não atingiu nem 20% do público assinante da página. No Google+ isso não acontece. Se há 10 mil pessoas que adicionou sua página aos círculos, uma única frase que você postar nesta página será visualizado por todos que estiverem online naquele horário. Esta mesma postagem vai subindo como se fosse recente conforme alguém comenta, dá +1 (recomenda) ou compartilha. Um único movimento nela aumenta ainda mais os números. Em resumo, se desses 10 mil assinantes 8 mil estiverem online naquele momento, sua postagem será visualizada por 8 mil usuários, sem contar os compartilhamentos e pesquisas feitas no buscador.

Desvantagens

• Não é possível alterar a aparência do seu perfil além da capa, da foto de perfil e suas informações de perfil.
• O uso de HTML não é aberto, impossibilitando postagens de conteúdo demonstrativo mais arrojados além de Gifs e vídeos.
• O Google demora um pouco mais de seis horas comparado ao Facebook para analisar Denúncias.
• As comunidades não possuem a mesma força dos fóruns.

Vantagens não citadas

• Em contra partida a falta de alteração padrão da aparência e falta do uso do HTML, a Rede Social é leve e pode ser acessado por qualquer SO e quase todos os celulares atualmente.
• O sistema de Hangout é gratuito sem tempo limite dependendo única e exclusivamente da internet e tempo dos usuários. É muito usada também para videoconferências.
• As páginas são semelhantes com os Perfis e todo o seu conteúdo precisa da ação direta do Gestor de Redes Sociais, possibilitando um contato mais direto entre ele e os consumidores/fãs.
• É possível conhecer e conversar com pessoas do mundo inteiro sem que estes estejam nos seus círculos, apenas se quiser.

Conclusão / Opinião

Esta rede possui um público mais interessado em interagir com pessoas de todos os lugares do mundo, conteúdo, troca de conhecimento e diversão. Quem faz seu Google+ é você, dependendo única e exclusivamente de quem circula e do que posta. Sou usuário do Google+ desde outubro ou novembro de 2011 e posso te garantir que depois que se aprendi a se virar na rede, vicia. 78% dos usuários são completamente satisfeitos por ter também Aplicativos para Mobile. Está pouco ou quer mais?