10 passos para fazer o seu podcast do zero

  • Por Pedro Bala
  • 10/08/2023 às 10:35 atualizado em (18/10/2023 às 10:24)
  • 15min de leitura

O podcast é um dos formatos de conteúdo mais populares da web. No entanto, para produzir um, você precisará de uma boa ferramenta de podcast com inteligência artificial, além de ter um bom planejamento e conhecer os passos corretos para fazer o um podcast do zero. Por isso, nossa missão com este artigo é ajudar a deixar essa jornada mais fácil.

Para criar um podcast, você também precisa de bons microfones para podcast e considerar a aquisição de um software para hospedagem, distribuição e promoção dos seus episódios. Aqui no AppTuts nós já testamos e podemos recomendar:

Com o uso adequado dessas ferramentas e boas orientações, você consegue adquirir o conhecimento necessário para produzir um podcast de forma profissional, mesmo que você só esteja começando nesse universo. Neste artigo, vamos lhe apresentar em detalhes os 10 passos para fazer o seu podcast do zero.

Quais são os tipos de podcast?

O formato mais popular de podcast são os de entrevistas e bate-papos, como o FlowPodcast e o PodPah. Os podcasts que abordam história, ciências, entretenimento, notícias e cinema também são bastante buscados pelo público. A decisão sobre qual modelo escolher, inclusive qual o tempo de duração do seu programa, vai depender muito do público-alvo que você deseja atingir.

Por exemplo, se você pretende fazer um podcast voltado para a geração Z, poderia apostar em um formato que conversasse com temas de interesse dessa geração. Em relação ao tempo de duração, seria recomendado não passar de uma hora para manter a atenção do seu público-alvo, que está acostumado com conteúdos rápidos na velocidade x2.

Essa é apenas uma das dicas para criar o seu podcast do zero. Confira agora os 10 passos para criar o seu podcast de forma profissional e conquistar o público com seu conteúdo.

apresentadoras podcast

Antes de começarmos nossa lista com os 10 passos para fazer o seu podcast do zero, aproveite para conferir nossa seleção com as 10 melhores câmeras para podcast.

1. Pense na base de seu podcast

Em primeiro lugar, você precisa planejar seu podcast. Tenha bem claro em sua mente o motivo pelo qual você está apostando nesse tipo de conteúdo. Apesar de um podcast ser uma excelente estratégia para ganhar dinheiro, ele não se resume só a isso. Afinal, mesmo que você não tenha um negócio para divulgar, pode dedicar parte do seu tempo a espalhar conhecimento sobre algo que domina, por exemplo.

Saber quem é seu público-alvo vai te ajudar a criar um formato de conteúdo mais assertivo. Para exemplificar, a geração Z não costuma se identificar com podcasts de mesa, pois esse tipo de conteúdo costuma ser mais formal. Mas se a mesa não é de total agrado para pessoas mais jovens e é isso que você deseja construir, trabalhe focando na geração X, que valoriza bastante discussões bem estruturadas e abordagens mais tradicionais.

Para alcançar seu público-alvo, é muito importante fornecer às pessoas uma razão para que elas queiram ouvir seu podcast, mostrando o que ele pode agregar de valor às suas vidas. Uma dica para fazer isso é pensar na temática de uns 10 episódios que possam interessar seu público-alvo. E claro, pense em descrições boas para cada um desses programas. A descrição do seu podcast pode ser a primeira coisa que os novos ouvintes analisam para julgar seu programa, então capriche nela.

Outro componente que não pode faltar em seu podcast são os headphones. Por esse motivo selecionamos para você os 12 melhores fones de ouvido para podcasters e streamers. Ahh, e se você tiver alguma dúvida sobre qual escolher, conheça essas 16 dicas para escolher um bom fone de ouvido.

2. Faça pesquisas

Ao fazer pesquisas para o seu podcast, a primeira coisa a ser feita é um estudo de mercado. Assim, analise bem os grandes canais desse formato de conteúdo, quais são os temas que eles abordam, quais são os que possuem uma maior audiência, quais são os que ganharam mais relevância e o motivo para isso. Faça um trabalho de pesquisa imersivo para que possa anotar todos os pontos de destaque dos demais criadores e modelar o que pode agradar ao seu público-alvo.

Durante essa análise, busque identificar também a demanda pelo assunto que pretende abordar. Não adianta você ser muito bom no que faz se ninguém se interessa pelo tema do seu programa. Ao pesquisar podcasts do seu nicho, veja qual é a audiência que eles possuem e estude formas de atrair esse tipo de público qualificado para você.

Outra pesquisa importante que você deve fazer é sobre o assunto do seu podcast. Antes de se sentar para gravar, já saiba com clareza os assuntos que serão destaques, para que não ofereça um programa desatualizado ou com falhas que te façam parecer pouco profissional. Por essa razão, domine o tema que irá abordar e seja original na hora de transmitir as informações.

Conheça as 10 coisas que precisa comprar em um setup barato para fazer live ou podcast.

3. Escolha seu público-alvo

Podcasts de nicho costumam ter, muitas vezes, um desempenho melhor do que programas que falam sobre todo e qualquer assunto. Por isso, identifique o seu público-alvo para desenvolver um nicho que eles possam apreciar. Afinal, se você sabe exatamente com quem está falando e o que essa audiência espera ao decidir ouvir um podcast, poderá criar um conteúdo com estilo e tom dedicados.

Um dos passos para conseguir isso é criar uma persona para a sua audiência. Para isso, considere os problemas que eles enfrentam, para saber como o seu podcast pode auxiliá-los. Além disso, saiba quais são as paixões, hobbies e personalidades dessa audiência. Ao fazer isso, você poderá criar episódios agradáveis e também saber a melhor forma de distribuir o seu conteúdo nas redes sociais.

Mas ao focar no seu público-alvo, não esqueça que não há problema nenhum em precisar mudar o seu conteúdo com a evolução do seu podcast. Quanto mais você crescer, mais pessoas diferentes irá alcançar e, em alguns casos, pode ser necessário realizar ajustes no conteúdo. Sendo assim, esteja sempre aberto a expandir ou elaborar novamente a persona da sua audiência.

podcast 1

4. Determine o tema de seu podcast

Pesquisa de mercado realizada e público-alvo definido, chegou a hora de determinar o tema do seu podcast. Ao chegar nessa etapa, considere a seguinte pergunta: sobre o que você adora falar e as pessoas estão dispostas a ouvir? Pense no que te traz felicidade como ponto de partida e veja como transformar isso em áudio para o seu público-alvo. Veja também quais são os assuntos em alta e entenda o motivo de as pessoas estarem procurando pelos temas mais populares.

Se você já possui uma boa base de seguidores nas redes sociais, use-a para te auxiliar na escolha dos temas para o seu podcast. Boa parte da sua audiência inicial deve vir dos seus seguidores, por isso é muito importante saber o que eles têm a dizer. Além disso, converse com pessoas influentes da área ou em quem você confia. Ao fazer isso, você poderá ter uma visão mais profunda sobre os temas que deseja abordar.

Por fim, assim como sua audiência pode mudar com o tempo, seu podcast também pode e deve evoluir. Portanto, não tenha medo de arriscar e explorar novos temas, que podem diferir um pouco do ritmo dos primeiros episódios. O importante é conseguir oferecer aquilo que seu público deseja e ter um tema que seja um diferencial para atrair uma nova audiência.

5. Escolha o formato do podcast

Para fazer um podcast do zero é necessário escolher o formato dele. Você pode explorar diversas formas. Avalie sempre os lados positivos e negativos de cada formato. Por exemplo, o podcast de entrevista é um dos mais populares, e não é para menos. Com ele, você consegue apresentar diversas perspectivas sobre um mesmo assunto. Além disso, ao ter convidados, você pode alcançar mais pessoas, pois eles irão compartilhar sua participação no podcast.

Contudo, ao optar por esse formato, pode encontrar alguns problemas, como imprevistos de convidados que podem não conseguir comparecer na data da gravação e acabar atrapalhando seus planos. Além disso, como existem muitos podcasts nesse formato, pode ser difícil encontrar um diferencial para o seu programa. Nesse cenário, você pode explorar outros formatos ou até mesmo optar por conteúdos mesclados, com alguns episódios de entrevistas e outros de notícias, por exemplo.

Focando ainda no formato do seu podcast, tenha claro em sua mente a duração do mesmo. Você pode optar por podcasts curtos de 45 minutos ou por episódios longos que podem durar várias horas. Um tempo médio entre 60 e 90 minutos pode ser o ideal.

6. Frequência do lançamento de novos episódios?

A frequência de lançamento de novos episódios será de acordo com sua rotina. Por isso, tenha uma bem definida para administrar a produção do seu conteúdo. Você pode ter em mente o desejo de lançar um episódio de podcast por semana, mas se o seu dia a dia é muito corrido, é provável que não consiga alcançar esse objetivo. Sendo assim, considere lançar episódios de forma quinzenal, por exemplo.

Lembre-se sempre de que a constância é muito importante para cativar uma audiência. Se seus ouvintes souberem que todo dia, toda semana, a cada 15 dias, terão um novo conteúdo seu, será mais fácil para ela acompanhá-lo. No entanto, não caia no erro de lançar episódios apenas para cumprir prazos. Afinal, tão importante quanto a constância é a qualidade do conteúdo que você entrega.

Ao ter a ideia de alguns episódios já planejada, você consegue se organizar melhor para criar um roteiro atraente e que agregue valor à vida da sua audiência. Além disso, para ajudar ainda mais na sua organização, reserve sempre um momento para se dedicar à produção do seu podcast, onde você se desligue de tudo e possa pensar no conteúdo que irá passar aos seus espectadores.

7. Pense na identidade para o podcast

Tudo é comunicação, e a identidade visual do seu podcast não deve ser ignorada se você optar por fazer um programa em vídeo. Portanto, em sua jornada de 10 passos para fazer o seu podcast do zero, desenvolva uma personalização única que o ajude a se destacar em um mercado tão grande como este. Expresse bem o seu estilo em cada aspecto do cenário, para que as pessoas possam sempre identificar que o programa é seu.

Pense em cada detalhe com profissionalismo, para que você possa ser visto como uma autoridade naquilo que se propôs a falar e conquistar sua audiência nos pequenos detalhes. Se você tiver um negócio, utilize a decoração do ambiente de forma estratégica para expô-lo ao seu público. Sua marca ficará no inconsciente dos seus ouvintes, o que pode ser uma excelente estratégia de marketing.

Não se esqueça de sempre considerar o ambiente em que está gravando ao escolher os componentes do seu local de gravação. Se tiver apenas um espaço pequeno, comprar uma mesa muito grande, por exemplo, além de não ser nada confortável, pode transmitir a impressão de falta de profissionalismo. Foque em objetos que, mesmo trazendo uma vibe minimalista, possam ser bem vistos aos olhos do seu público.

podcaster

8. Invista em equipamentos e softwares

Para seguir corretamente o caminho de 10 passos para fazer o seu podcast do zero, você precisa investir em equipamentos de qualidade. Por exemplo, microfones, fones de ouvido, cadeiras e mesa não podem faltar no seu cenário. Além disso, fora do cenário, você vai precisar de um bom gravador de áudio, software de gravação e edição, uma boa iluminação e câmeras. Busque sempre investir em equipamentos com bom custo-benefício.

Apesar de todos os itens citados serem muito importantes para o seu podcast, você precisa dar uma atenção maior ao seu microfone. Em um podcast, a sua voz e a dos seus convidados, no caso de um conteúdo de entrevistas, devem soar de forma perfeita. Para deixar o seu áudio ainda melhor, você pode investir em tratamentos acústicos que ajudam a reduzir os ecos e reverberações indesejadas no ambiente de gravação.

A interface de áudio também é muito importante, pois permite que você converta o áudio captado por um microfone em um sinal digital, facilitando a gravação e a edição por meio de um software de edição de áudio.

9. Escolha os canais que seu podcast será apresentado

É importante definir quais serão os canais nos quais os episódios do podcast serão disponibilizados. Para exemplificar, plataformas de streaming podem ajudar nessa etapa, pois elas são bastante utilizadas por pessoas que gostam desse formato de conteúdo.

No caso de um podcast em vídeo, por exemplo, você pode optar por transmiti-lo no YouTube ou em redes sociais como Instagram e Facebook. Falando em redes sociais, o Twitter também é uma boa opção para transmissões de podcasts ao vivo, caso essa seja a proposta do seu conteúdo, uma vez que o recurso Spaces está sendo cada vez mais utilizado por criadores.

Outra forma de transmitir o seu podcast é através de um site. Caso deseje elevar o nível do seu trabalho para um patamar mais profissional, investir em um site é uma boa opção. Nele, você poderá oferecer informações detalhadas sobre o seu podcast, facilitando a busca por episódios anteriores, além de poder incluir biografias suas e dos seus convidados. Um site também pode ajudar a atrair mais patrocinadores do que se você optar apenas por divulgar nas plataformas de streaming ou em redes sociais.

10. Grave seu podcast

Após concluir o planejamento, chegou a hora de avançar para a última etapa dos 10 passos para fazer o seu podcast do zero: gravar o seu podcast. Depois de montar o cenário, verifique sempre o sinal do seu Wi-Fi, se o equipamento completo de gravação está pronto e se todos os dispositivos que serão utilizados na gravação estão carregados. Caso esteja realizando um podcast de entrevista presencial, verifique se seus convidados estão bem acomodados.

No entanto, você também pode optar por realizar podcasts em lugares diferentes, como uma cafeteria, por exemplo. Mas, ao escolher essa opção, tenha em mente que a gravação pode conter ruídos de fundo, eco e outras distrações, o que pode atrapalhar o entendimento da sua audiência sobre o assunto que você está abordando. Se esse for o caso, após a gravação do seu podcast, tente utilizar softwares que o ajudem a melhorar a qualidade do som.

E claro, ao gravar o seu podcast, mesmo que seja o primeiro, tente sempre manter a calma para transmitir a mensagem da forma que ela precisa ser apresentada. Isso pode ser difícil para criadores iniciantes, mas lembre-se de que você estudou bastante antes de criar esse conteúdo, então tenha confiança.

O que é preciso para produzir um podcast?

Para fazer um podcast do zero, você precisa primeiramente escolher um nome, um tema e o público-alvo para o qual você deseja produzir. Depois, precisará investir na aquisição de cenário, softwares e equipamentos, ou optar por locar algum estúdio já preparado para esse tipo de conteúdo.

Como fazer um podcast escolar?

Além de um bom ambiente para servir como estúdio, um cenário e os equipamentos corretos, uma das coisas mais importantes em um podcast escolar são os apresentadores, que preferencialmente devem ser professores ou alunos mais adiantados, que sejam inteligentes e tenham facilidade de se comunicar.

Quais são os principais tipos de podcast?

Podcasts podem ter abordagens variadas. O formato mais popular no Brasil são os podcasts de entrevistas e bate-papo, como o FlowPodcast e o PodPah. No entanto existem muitos outros temas que são apreciados pelo público, como história, ciências, entretenimento, notícias e cinema.

O que falar no início de um podcast?

O início de um episódio de podcast deve capturar a atenção de quem assiste. Comece se apresentando, apresente os participantes e dê um breve resumo do que será discutido no episódio. Agradeça aos espectadores e, se tiver patrocinadores, mencione-os neste momento.

Qual a melhor plataforma para fazer podcast?

Para fazer podcast do zero, o Buzzsprout é considerado uma das melhores plataformas para hospedar e distribuir seu conteúdo. Ela oferece uma interface amigável e intuitiva para ajudar os podcasters a lançar, promover e rastrear seus episódios, e uma integração fácil com os principais diretórios de podcast como Apple Podcasts, Spotify e Google Podcasts.

Como ganhar dinheiro com o podcast?

Você pode ganhar dinheiro com um podcast com patrocínios e publicidade, onde empresas pagam para promover seus produtos e serviços. Você também pode ganhar com programas de afiliados, solicitar doações, vender mercadorias ou conteúdo premium, realizar eventos ao vivo, ou oferecer cursos relacionados ao tema do podcast.