Kwai: Como funciona, para que serve e como usar

  • Por Daniela Campos
  • 06/01/2023 às 6:29 atualizado em (06/01/2023 às 6:29)
  • 7min de leitura


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Você certamente já ouviu falar em uma rede social de vídeos de nome um pouco diferente, e acabou não dando muita atenção porque achou a proposta muito parecida com a de outros Apps, não é? Pois agora chegou o momento de desvendar o Kwai. Neste artigo vamos te mostrar como funciona, para que serve e como usar.

O Kwai é uma rede social chinesa criada em 2011. Inicialmente, seu nome era GIF Kuaishou por ser um aplicativo exclusivo para a criação de GIFs. Em 2012, a proposta da rede se expandiu e foi implementada a função de edição de vídeos curtos para que os usuários pudessem compartilhou um pouco do seu cotidiano.

Essa proposta se consolidou e o App se difundiu pelo mundo recebendo o nome de Kwai nos mercados estrangeiros. Apesar disso, na China, a rede social continua sendo conhecida como Kuaishou e na Índia, o Kwai recebeu o nome Snack Video. Seja qual for o nome, o aplicativo já virou febre com uma base mundial de mais de 1 bilhão de usuários, estando entre os mais baixados na Google Play e na Apple Store.

Boa parte desse sucesso se deve ao diferencial da rede com a proposta de oferecer recompensas em dinheiro para os usuários.

Qual é a proposta do Kwai?

A proposta do Kwai é bem semelhante à do TikTok (seu principal concorrente na atualidade). Por ele, você consegue criar, editar, salvar e compartilhar vídeos. A rede de compartilhamento é bem ampla e possibilita o envio de um vídeo via WhatsApp, Facebook, Instagram ou Twitter.

Os vídeos são curtos e abordam os mais variados assuntos: moda, beleza, gastronomia, esporte, dança e muito mais. Outra modalidade de vídeo muito popular no App é o tutorial rápido, onde os usuários ensinam desde receitas a funções não usuais de smartphones, aplicativos ou eletrônicos.

A proposta é trazer dicas inusitadas e práticas que façam a diferença no dia-a-dia das pessoas. A seguir, vamos ver todos os detalhes de como funciona e como usar o Kwai.

Kawai: Como funciona e como usar

A plataforma é bastante intuitiva e possui 5 abas que ficam na parte inferior da tela. As abas se identificam por ícones que representam, respectivamente a Página Inicial; a aba Descobrir; a aba Adicionar vídeo; a página das Notificações e a página do Perfil do usuário.

Kwai: funções do aplicativo

Como usar o feed do Kwai

Na página inicial, existem duas opções que podem ser exploradas: a aba “Para Você”, que é a página principal com os vídeos dos usuários que você segue na rede social. Por lá, você também encontra vídeos de outros usuários que o App sugere de acordo com as suas buscas e preferências personalizadas por você.

Kwai: Como funciona a aba "Para Você"

Além disso, também é possível filtrar o feed para ver apenas os vídeos dos usuários que você segue. Basta selecionar a aba “Seguindo” ou utilizar a aba de busca (ícone da lupa). Por ela, você pode buscar um usuário ou buscar vídeos por um tema específico.

Filtrando as buscas no feed

Também é possível explorar o feed através da aba “Descobrir”. Por lá, o App sugere diversos vídeos que estão em alta e que podem te interessar de acordo com as preferências que o algoritmo detecta.

Kwai: como funciona e como usar a aba "Descobrir"

Outra opção que você pode usar no Kwai é a de fazer transmissões ao vivo, clicando no ícone “Live” que fica disponível no canto superior esquerdo da tela.

Kwai: como iniciar uma transmissão Ao Vivo

Como interagir com os vídeos

A interação com os vídeos é uma das partes mais importantes da rede social. A seguir, vamos mostrar como funciona e como usar essa aba no Kwai.

Para promover o engajamento entre os usuários e entender melhor seus gostos e preferências, o Kwai disponibiliza as opções de curtir, comentar, compartilhar ou baixar o vídeo. Os ícones ficam disponíveis na barra lateral da tela.

Como interagir com os vídeos

Além do engajamento, a proposta da rede social é divulgar massivamente os conteúdos. Por isso, as opções de compartilhamento são muito vastas.

No WhatsApp, os vídeos podem ser enviados para uma conversa privada, para um grupo específico ou postados no seu status. No Instagram, os vídeos podem ser postados no feed, nos stories ou enviados como mensagem privada. Essas mesmas possibilidades de compartilhamento podem ser utilizadas no Facebook.

Mais opções de interação

O Kwai te oferece mais duas opções de interação para deixar a sua experiência com os vídeos ainda mais completa: com um toque na tela, você consegue pausar ou dar play no vídeo. E pressionando a tela, aparecem as opções de sinalizar que o conteúdo não te interessa ou salvá-lo no próprio App.

Kwai: mais opções de interação com os vídeos

Conhecendo a aba das notificações

Essa aba te permite checar a sua atividade e as dos perfis que você segue por meio da seção “Atividades”. Já pela aba das “Notificações”, você consegue conferir as notificações e sugestões de usuários que o App te envia, e na aba “Bate-papo” é possível iniciar uma conversa privada. Veja como funciona e como usar a seção de “Notificações” do Kwai.

Kwai: como usar a aba das notificações

Kwai: Como funciona o perfil?

No perfil, você tem a visibilidade do seu número de seguidores, pessoas que você segue, número de publicações, vídeos salvos e curtidas nas suas postagens.

Explorando o perfil

Também é possível compartilhar diretamente o seu perfil em outras redes sociais ou copiar o link e enviá-lo para quem desejar.

Compartilhamento do perfil

É recomendado que o usuário preencha o seu perfil com os dados solicitados e inclua a sua descrição na biografia para que a sua conta fique mais atraente para novos seguidores.

Kwai: como editar o perfil

No ícone dos três pontos no canto superior direito da tela, você tem mais opções para editar o perfil e verificar mais detalhadamente o desempenho da sua conta.

Opções de configuração

Na “Central do Criador”, o Kwai analisa os seus vídeos recentes e sugere inspirações e tutoriais que possam ajudar a aprimorar os seus posts.

Além disso, você consegue acessar a loja do Kwai com os mais variados produtos; ver o número de visitantes do seu perfil; solicitar novas publicações para usuários; ver os vídeos salvos na sua pasta de favoritos e configurar a sua conta.

Como postar um vídeo no Kwai

A aba “+” é onde você inicia a experiência de criação de conteúdo no Kwai. Por lá, você pode postar em modo “Álbum”, “Vídeo”, “Curto” ou “Montagem”. Em todas essas opções, você tem diversas possibilidades de edição. O App permite incluir músicas ou áudios nos vídeos, além de disponibilizar figurinhas e filtros para aprimorar a mídia. Confira como usar a aba de Vídeos do Kwai.

No modo “Álbum”, o App acessa a galeria da sua câmera e você escolhe apenas uma foto ou vídeo para postar. Depois que a mídia estive selecionada, basta escolher a música ou o áudio e fazer os ajustes que deseja no post.

Kwai: como publicar um vídeo no modo Álbum

No modo “Curto”, você consegue enviar ou gravar vídeos de até 15 segundos. Já o modo “Vídeo” te permite gravar uma mídia de até 5 minutos. A aba também oferece várias opções de efeitos divertidos para incluir nas fotos. Além disso, você vai encontrar filtros e opções de edição em que o usuário pode modificar alguns dos seus traços.

Kwai: Explorando o modo "Vídeo"

Por fim, no modo “Montagem”, o App disponibiliza alguns modelos de vídeos prontos e você pode escolher um deles, adicionar suas fotos ou vídeos e a própria plataforma configura a sua postagem dentro do formato desejado.

Kwai: como usar o modo montagem

Curtiu descobrir como funciona e como usar o Kwai?

Então agora é só baixar o App, se cadastrar e criar conteúdo à vontade! Ah, e não esqueça de compartilhar o artigo com os amigos.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});