Recuperar iCloud: como resgatar arquivos e dados perdidos
Recuperar iCloud: como resgatar arquivos e dados perdidos
Recuperar iCloud: como resgatar arquivos e dados perdidos

Recuperar iCloud: como resgatar arquivos e dados perdidos


O iCloud é o principal serviço de armazenamento em nuvem para quem possui dispositivos da Apple, como iPhone, iPad e computadores Mac e é não nada incomum recuperar algum arquivo  que apagamos sem querer.


Isso pode acontecer por vários motivos, mas a boa notícia é que esse tipo de problema é facilmente contornável e você precisa seguir alguns passos abaixo para recuperar e resgatar seus arquivos e informações vitais no iCloud.

Perder arquivos pode ser desesperador, especialmente se for um documento de trabalho importante ou fotos de família. As soluções de armazenamento online geralmente oferecem uma maneira de restaurar arquivos excluídos, e com o iCloud não é diferente.

Empresas como o Dropbox oferecem algumas soluções abrangentes para restaurar arquivos excluídos durante meses após sua exclusão e, embora o iCloud chegue perto disso, fica aquém em muitos aspectos.

Se você excluiu um arquivo que salvou anteriormente no iCloud Drive e agora precisa recuperá-lo, há duas advertências que precisam de atenção:

  • Os arquivos só estão disponíveis para restauração até 30 dias após a exclusão e após desse período, não terá mais acesso a eles.
  • A restauração geralmente só pode ocorrer em um computador, via iCloud.com. A boa notícia é que partir do iOS 11 e do macOS Sierra, os desenvolvedores podem criar um recurso “excluído recentemente” em seus aplicativos.

Essas advertências significam que, se a restauração de arquivos é sua última esperança, pode ser que você precise contar e sorte e tentar.

Para entender tudo sobre a recuperação de arquivos pelo icloud, confira esse artigo até o final.

Restaurar arquivos excluídos do iCloud Drive

Talvez não seja muito comum acessar o iCloud por aqui, mas abra o site do iCloud e faça login com seu ID Apple, se certificando de usar os dados associados ao iCloud Drive que hospedou o arquivo ou arquivos que deseja recuperar.


Depois de entrar no iCloud.com, clique no botão “Configurações”.

Role até a seção “Avançado” e clique em “Restaurar arquivos”.

recuperar icloud

Se você possuir muitos arquivos armazenados no iCloud e tiver excluído muitos nos últimos 30 dias, o site precisará de algum tempo para reunir todos eles para restauração. Quando esse processo for concluído, uma lista de arquivos excluídos aparecerá e você poderá ver sua localização anterior no iCloud Drive, o tamanho e o tempo restante até que expire por completo.

Para restaurar um arquivo, clique na caixa de seleção ao lado dele e clique em “Restaurar”. Você pode selecionar vários arquivos neste momento, se necessário.

Assim que o arquivo que recuperar com sucesso, o iCloud exibe uma mensagem confirmando.

Recuperar Fotos no iCloud

Exclua fotos e vídeos em Fotos em qualquer dispositivo e você será avisado de que a mídia será excluída de todos os seus dispositivos vinculados à conta, no entanto, a imagem ou vídeo não é lançado imediatamente.

Em vez disso, é colocado no álbum “Excluídos Recentemente”, que também está disponível em todos os seus dispositivos vinculados. (Se você não usar o Fotos do iCloud, o álbum aparecerá apenas no dispositivo do qual você excluiu a imagem.)

Um rótulo sobreposto ou abaixo de cada imagem ou vídeo permite que você saiba quantos dias faltam para que ele seja excluído permanentemente. (Dependendo do país onde você mora e de outros fatores, o Fotos também pode observar para fins de divulgação de retenção de dados que as imagens não serão excluídas permanentemente por um período de tempo após serem removidas de sua conta.)

Em Fotos no iOS, iPadOS, macOS ou em iCloud.com, selecione o álbum Excluídos recentemente e você pode então selecionar uma ou mais mídias e clicar ou tocar em Recuperar e a mídia voltará para sua biblioteca de arquivos de origem.

Recuperar Contatos e Calendários no iCloud

Na seção Avançado de Configurações da conta, você também pode clicar em Restaurar contatos ou Restaurar calendários. Eles aparecem como opções na mesma janela de Restaurar arquivos e Restaurar favoritos.

Clique em Restaurar à direita de um backup listado e confirme para que todos os seus contatos ou calendários sejam substituídos por esse backup. Para calendários, todos aqueles que você compartilhou com outras pessoas ou que você ingressou devem ser compartilhados ou unidos novamente.

Recuperar iCloud através de backup

Um backup do iCloud pode ser a salvação, caso os seus dados forem perdidos ou excluídos permanentemente ou se um iPhone for danificado ou quebrado. A desvantagem disso é que todos os arquivos excluídos precisarão ser reinstalados a partir do backup recuperado no iCloud Drive.

Isso inclui não apenas as fotos, mas todos os aplicativos, dados, mensagens de texto, etc., no entanto vale a pena tentar. Veja o que pode fazer:

  • Faça backup do telefone no iCloud. Caso algo dê errado durante o backup ou você não gostar do conteúdo do backup antigo e não se importar em desistir das fotos, pode retornar à configuração atual.
  • Após a conclusão do backup, execute uma redefinição de fábrica e em seguida, restaure o dispositivo de um backup que seja antigo o suficiente para incluir as fotos perdidas ou excluídas.
  • Quando a restauração for concluída, verifique o aplicativo Fotos para ver se as fotos excluídas foram recuperadas. Caso contrário, repita o processo e restaure um backup mais antigo.
  • Se o backup mais antigo tiver as fotos, mas você não gostar do resto da versão anterior, envie as imagens por e-mail para você mesmo ou carregue-as em um serviço de nuvem externo, como Google Drive, Dropbox, etc. Em seguida, retorne o telefone para sua versão posterior.

Recuperar iCloud: já precisou usar a função para resgatar algum arquivo?

Resgatar um arquivo da iCloud é um processo simples e rápido, precisando apenas que acesse o serviço de armazenamento em nuvem pelo seu navegador de preferência. Depois disso, basta navegar por alguns menus do seu iCloud Drive para fazer essa recuperação – seja ela parcial ou total.

Agora que já mostramos como recuperar iCloud e quaisquer arquivos que possa ter apagado, chegou a nossa vez de perguntar: esse tutorial foi útil para você? Já precisou usar essa função para resgatar arquivos do seu iPhone, iPad ou Mac? Comente conosco e sane suas dúvidas!


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo