VGA ou HDMI: Qual o Melhor?
VGA ou HDMI: Qual o Melhor?
VGA ou HDMI: Qual o Melhor?

VGA ou HDMI: Qual o Melhor?


VGA e HDMI são padrões de interface usados para cabos que conectam dispositivos — como laptops e DVD players — a um monitor, como uma TV, monitor de computador ou projetor. Nesse artigo, vou te mostrar qual escolher HDMI ou VGA, suas vantagens e desvantagens.


Ambos os cabos são muito utilizados aqui no Brasil, e a principal diferença entre esses dois está no formato das informações que ele transmite. O VGA é um padrão analógico, enquanto HDMI é um padrão digital. Eles também vêm com as vantagens e desvantagens de cada padrão.

VGA é um padrão mais antigo que transporta apenas um sinal de vídeo. HDMI é o padrão de cabo mais comum para dispositivos eletrônicos mais recentes, como players de Blu-Ray ou TVs de LED.

O HDMI pode transportar sinais de áudio e vídeo digital, enquanto criptografa dados com HDCP (High-bandwidth Digital Content Protection Proteção de Conteúdo Digital em Banda Larga, em tradução livre, é uma solução desenvolvida para impedir a cópia ilegal de mídias de alta definição).

A qualidade de vídeo obtida com um cabo VGA é visivelmente pior quando comparada com a do HDMI. Mesmo assim, o HDMI pode ser descontinuado em breve, já que o versátil conector Type-C do USB 3.1 tem o potencial de substituir o padrão HDMI.

Índice deste artigo

Capacidade HDMI vs. VGA

Os cabos VGA foram projetados para transportar apenas sinais de vídeo de um dispositivo para um monitor. Na época em que foram lançados pela primeira vez (1987), os sinais analógicos eram a norma. Quando os sinais digitais se tornaram mais comuns, os cabos VGA foram aprimorados com conversores para permitir uma conversão de analógico para digital. No entanto, os dispositivos de exibição mais novos também usavam sinais digitais, de modo que o processo se tornou uma conversão em duas etapas de digital para analógico e de volta para digital, com degradação simultânea do sinal. O sinal analógico perderia algumas informações na conversão para digital, e mais informações são perdidas quando convertidas de volta para digital. Além disso, os sinais analógicos carregam menos informações do que os digitais, de modo que a imagem original desse cenário começa como menos “nítida” do que pode ser obtida em digital.

hdmi-vga

Por outro lado, o padrão HDMI permite a transferência de sinais digitais de vídeo e áudio através da mesma interface (porta) e cabo, capaz de fornecer vídeo de alta definição (HD) em resoluções de 1.920 x 1.200 pixels e 8 canais de áudio simultaneamente. Por oferecer suporte à proteção contra cópia digital de todos os sinais, os cabos HDMI são incluídos para dispositivos como Apple TV, Blu-Rays e consoles de jogos, entre outros produtos eletrônicos similares.

Qualidade do Sinal

Os cabos VGA estão sujeitos a problemas de diafonia (interferência de sinal de outros cabos) e comprimento; para além de cerca de um metro e meio, o sinal de vídeo analógico tende a perder qualidade. Os cabos HDMI são menos sensíveis ao crosstalk (interferência de sinal), mas podem sofrer interferências de campos eletromagnéticos. Para evitar esse problema em locais apertados com vários cabos, os melhores cabos HDMI oferecem isolamento espesso. No entanto, a maioria dos cabos HDMI padrão oferece excelentes conexões e desempenho sólido sem a necessidade de cabos muito caros.

Atraso de Entrada

Outra diferença entre os cabos HDMI e VGA é em relação ao atraso de entrada, que pode afetar diretamente sua qualidade de uso nos dispositivos de exibição que você pretende usar.

O atraso de entrada pode se referir a uma de duas coisas: o atraso entre um dispositivo de exibição, como uma TV ou monitor, recebendo um sinal e exibindo-o ou o atraso entre pressionar um botão em um videogame e ver o jogo executar a ação correspondente.

As conexões VGA geralmente exibem menos atraso de entrada do que as conexões HDMI porque não aplicam pós-processamento na entrada. O pós-processamento é semelhante a um filtro do Photoshop, pois aplica efeitos, como profundidade de campo, desfoque de movimento e correção de cores. Embora a desativação do pós-processamento reduza ligeiramente a qualidade da imagem, ela diminui o atraso de entrada. Há uma opção em algumas TVs chamada “Modo de jogo” que também desativa o pós-processamento.

Outro fator no atraso de entrada é o uso de adaptadores. Tecnicamente, cada dispositivo adicional apresenta algum atraso devido à distância extra que os elétrons precisam percorrer, mas isso é insignificante. O uso de adaptadores não oficiais de baixa qualidade também pode aumentar significativamente o atraso de entrada.

Compatibilidade

Outro ponto para se levar em consideração é a compatibilidade entre as entradas dos dispositivos que você quer utilizar e o padrão de cabos de sua preferência.

Cabos VGA são incompatíveis com portas HDMI, exceto com o uso de conversores. Mesmo com conversores, a qualidade do sinal de vídeo é muito comprometida ao usar cabos VGA, então eles geralmente servem como uma medida paliativa. O áudio requer um cabo separado.

Se os cabos HDMI forem usados com uma porta VGA, uma unidade conversora e um cabo separado serão necessários para conectar a tela de vídeo e fornecer o sinal de áudio a uma porta separada.

Aplicações

Apesar da conexão VGA parecer perder em todos os aspectos para padrões mais novos, a principal vantagem de uma conexão VGA hoje em dia é que tecnologias mais antigas, como projetores, quase sempre são compatíveis com elas.

A maioria dos jogadores de PC, no entanto, preferem usar as conexões HDMI por seus tempos de resposta mais rápidos (a velocidade com que a imagem na tela se atualiza ou muda; quanto mais longos os tempos de resposta, mais desfoque de movimento é visível), presença na maioria dos monitores modernos, baixo custo de cabos, bem como sua capacidade de transportar áudio e vídeo. No entanto, o HDMI 1.4 se limita à resolução 4K a 30 FPS e, embora o HDMI 2.0 suporte 4K até 60 FPS, a versão mais recente não é muito comum; além disso, como dito anteriormente, sem o “modo de jogo”, as conexões HDMI tendem a ter maior atraso de entrada.

Outra aplicação de conexões HDMI está em Macs. Embora apenas os modelos pós-2010 do Mac Mini, os modelos pós-2012 do MacBook Pro e os modelos do final de 2013 do Mac Pro venham com portas HDMI para conexão com HDTVs e outros monitores, outros modelos ainda podem usar um mini DisplayPort para HDMI adaptador para conectar via porta HDMI.

Preço

Os cabos VGA, como caíram em desuso, geralmente são baratos e se encontram facilmente online. Os conversores podem custar substancialmente mais do que os cabos, por serem mais especializados.

Os cabos HDMI são mais caros do que os cabos padrão VGA anteriores. Isso está refletindo o fato de que o HDMI oferece retornos audiovisuais de cabo único e maior qualidade. Os preços dos cabos HDMI variam bastante, dependendo de seu fabricante, de sua qualidade e de seu comprimento.

Você pode encontrar bons lugares para comprar cabos no nosso artigo sobre aplicativos de compras. Assim, você pode comprar os cabos discutidos neste artigo com todo o conforto que seu celular pode te proporcionar.


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo