Shadowban no Instagram: Tudo o que precisa saber
Shadowban no Instagram: Tudo o que precisa saber
Shadowban no Instagram: Tudo o que precisa saber

Shadowban no Instagram: Tudo o que precisa saber


Quem usa o Instagram de forma mais séria sabe como é importante continuar sendo ativo, pensar em novas maneiras de fazer seus seguidores engajarem com seu conteúdo e de tornar seu conteúdo atrativo o suficiente para mais pessoas o encontrem e queiram segui-lo. Só que muita gente percebe no meio do caminho que seus esforços podem ter parado de dar resultados. Isso pode significar um número menor nas curtidas que recebe, nas visualizações dos Stories, nas interações ou no ganho de seguidores. Infelizmente, esses sinais podem indicar um Shadowban no Instagram.


Esse termo ainda não é tão conhecido pelos usuários mais casuais da rede social, mas acaba sendo descoberto quando surgem problemas nas métricas de um perfil profissional. Se antes haviam muitos rumores sobre o Shadowban no Instagram, hoje a gente sabe que ele realmente existe e pode afetar seu perfil de forma bem negativa. Você pode saber mais sobre ele, como ele funciona e como você pode contornar a situação no guia abaixo. Confira!

O que é o Shadowban no Instagram

shadowban no instagram guia

O Shadowban no Instagram é uma forma de banimento fantasma no seu perfil da rede social. Isso significa que você não fica sabendo que isso ocorreu, já que o Instagram não te dá qualquer aviso sobre o ocorrido.

Com esse tipo de bloqueio aplicado ao seu perfil, você verá uma queda de sua performance no Instagram ao longo de um tempo. Haverá menos visualizações, curtidas, comentários e um número menor de seguidores novos.

Ainda assim, você poderá continuar postando normalmente sem saber o que aconteceu. Quem não fica muito atento para os seus números diários ou semanais pode nem perceber que o Shadowban aconteceu, por exemplo.

O que pode causar esse Shadowban?

O Shadowban no Instagram pode ser causados especialmente pelo uso indevido da rede social. Isso se aplica especialmente para pessoas que utilizam de meios ilegítimos para conseguir curtidas, seguidores e qualquer tipo de interação e engajamento para o perfil.

Isso inclui a compra de seguidores ou de curtidas, algo que pode ser encontrado facilmente em alguns sites atualmente. Como esse aparenta ser um caminho mais fácil de aumentar o engajamento do perfil, muita gente acaba caindo nessa armadilha.


Outra situação que pode causar o Shadowban é o uso de hashtags que não tem nada a ver com seu conteúdo ou que são consideradas indevidas. Infelizmente, você pode até ter usado uma hashtag que faz sentido em português, mas que é considerada indevida em inglês.

Muitos usuários do Instagram já tiveram problemas ao usar hashtags com variações da palavra “sexta”, já que as letras iniciais significam “sexo” em inglês. Dependendo da combinação da sua hashtag, a rede social pode entender que você está tentando promover conteúdo sexual, o que vai contra as diretrizes dela.

Como saber se fui afetado pelo Shadowban?

bloqueio no instagram

É importante salientar que o Shadowban nunca foi confirmado ou admitido pelo Instagram, então você nunca realmente saberá se seu perfil foi afetado. Ainda assim, alguns usuários utilizam certas medidas para tentar descobrir se estão com esse bloqueio fantasma.

A maneira mais comum de saber é fazendo uma postagem normal e com as hashtags que colocaria normalmente no conteúdo. Em seguida, peça para alguns outros perfis que não te seguem procurem pelas hashtags que usou.

Se esses perfis não encontrarem o seu conteúdo através das hashtags usadas, é bem possível que você tenha sido afetado pelo Shadowban no Instagram. Caso pelo menos um perfil encontre sua postagem, o provável é que não tenha sido afetado, mas que esteja com simples problemas de engajamento.

Se estiver apenas com esses problemas de engajamento, a solução pode ser uma mudança de estratégia. Pesquise medidas que pode tomar no seu caso específico, já que o problema de engajamento pode variar bastante de usuário para usuário.

Como resolver o Shadowban?

Se perceber que o problema é o Shadowban, ainda há algumas soluções que pode tomar para resolver a situação. Você pode fazer o seguinte:

  • Fique sem postar nada de 24 a 48 horas
  • Exclua hashtags que podem ser consideradas problemáticas
  • Remova o acesso de aplicativos de terceiros no Instagram
  • Reporte a situação ao Instagram
  • Mude a conta profissional para pessoal temporariamente

Essas medidas são importantes e são algumas das coisas que podem resolver o Shadowban no Instagram. Depois de ter feito tudo isso, repense sua estratégia no Instagram e observe as métrica com cuidado.

Só não espere uma mudança no engajamento do dia para noite depois que fizer essas alterações. Pode levar alguns dias para tudo se normalizar em seu perfil.

Gostou das dicas?

Deu para aprender mais sobre o Shadowban no Instagram com o nosso guia sobre o assunto? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou do assunto e se já sentiu os efeitos disso no seu perfil.


Por Equipe Apptuts
3 Comentários



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

3 Comentários

  1. Lara silva 25 de junho de 2021 11:45

    Quero ganhar pelo menos um sorteio comento comento i nunca ganho me ajuda por favor

  2. Agência Digital Experience 25 de junho de 2021 13:14

    Existe algo parecido no Ads. A regra é: soltou anúncios e não teve engajamento, aos poucos a rede vai te tornando “irrelevante”, até seus anúncios não terem mais efeitos.

  3. Agência Digital 25 de junho de 2021 13:16

    Eu já vi isso acontecer depois de um cliente participar de um sorteio nada a ver, com um público nada a ver.
    O cliente chegou com a rede toda bagunçada. Várias ações de correção foram aplicadas.
    http://agenciadigitalex.com.br/

Voltar ao topo