14 problemas do Android Oreo e como resolvê-los
117 Comentários
14 problemas do Android Oreo e como resolvê-los
14 problemas do Android Oreo e como resolvê-los

14 problemas do Android Oreo e como resolvê-los

117 Comentários

O Android Oreo chegou há pouco tempo e só alguns dispositivos oferecem suporte para a nova atualização. Com isso, seus problemas iniciais se tornam mais evidentes, já que o próprio Google precisa do feedback de seus usuários para saber como arrumar o sistema operacional até que ele seja disponibilizado para outros smartphones. É claro que nem tudo será resolvido imediatamente, sendo necessário buscar alternativas para solucionar os problemas do Android Oreo. Para isso, você pode contar com nossas dicas logo abaixo!

Leia também: Os 14 primeiros aparelhos confirmados que receberão o Android Oreo

1. Bateria acaba rápido

android oreo

Em muitas ocasiões, a capacidade de bateria do seu smartphone não é o único culpado se a carga acaba muito rápido. Isso também pode ser causado pelas configurações do seu dispositivo, seja pelo brilho elevado ou até por causa de muitos recursos ativos ao mesmo tempo.

Aplicativos em versões antigas também podem drenar mais bateria que o normal, então é importante manter tudo atualizado quando possível. Outras dicas valiosas para sua carga durar mais podem ser encontradas neste link.

2. Aplicativos travando

É normal que seus aplicativos travem mais depois que você atualiza seu sistema operacional. Isso acontece porque versões antigas de apps com um Android mais novo podem entrar em conflito e causar esse travamento.

Infelizmente, só dá para resolver isso ao atualizar seus aplicativos e jogos, o que depende mais do desenvolvedor. Uma solução rápida é fechar o app ou reiniciar o aparelho, mas isso funciona apenas de maneira temporária.

3. Smartphone não liga

Outro problema comum é o smartphone desligar sozinho e não ligar novamente em seguida. Depois de se certificar que o problema não é falta de bateria, há uma maneira mais simples de tentar reiniciá-lo.


Você deve apertar o botão de ligar e o de abaixar o volume ao mesmo tempo. Geralmente, essa combinação permite que se tire prints da tela do seu Android, mas quando ele está desligado, esses botões forçam o Android a se reiniciar.

4. Lentidão

google-pixel

É normal que versões iniciais de um update importante do Android apresente problemas que deixem seu aparelho mais lento. Neste caso, o melhor a se fazer é esperar por atualizações que consertem esses erros, mas isso pode demorar um pouco mais.

Caso perceba que a lentidão começou a acontecer só depois de instalar algum aplicativo ou jogo específico, você pode simplesmente desinstalar o app em questão, já que ele também pode ser o causador dos problemas.

5. Problemas com Wi-Fi

A conectividade com o Wi-Fi é um dos problemas comuns do Android, não importa que versão esteja instalada em seu smartphone. Antes de tudo, verifique se outros dispositivos conseguem se conectar corretamente ao Wi-Fi e se a internet está funcionando sem problemas.

Desta forma, saberemos se o problema é na sua internet ou apenas na conexão do smartphone. Se realmente for um erro do seu dispositivo, tente deletar a conexão do aparelho para inseri-la novamente em seguida. Você também pode simplesmente reiniciar o celular sempre que tiver um erro, o que costuma funcionar na maioria dos casos.

6. Bluetooth não conecta

O Bluetooth também pode apresentar alguns problemas de conexão, especialmente com certos acessórios. Reiniciar o celular pode ser um jeito rápido de resolver, mas se isso não resolver, só ative o “Modo Avião” do dispositivo por alguns minutos. Quando você o desativar, tudo deverá ter voltado ao normal

7. Problemas com o 3G

nexus 5 problema Android

Em muitos casos, problemas com a conexão com o 3G são causados pela sua operadora de celular e não pelo sistema operacional do seu smartphone. Ainda assim, você pode desativar e reativar o 3G ou até mesmo retirar o chip SIM por alguns minutos para tentar resolver a situação.

8. Aquecimento excessivo

O aquecimento excessivo do seu smartphone pode ser causado pelo uso de apps pesados, usar o dispositivo enquanto o carrega ou deixar o aparelho em lugares quentes, por exemplo.

Tudo isso deve ser evitado ao perceber que o seu Android está ficando muito quente, mas se nada resolver, o problema pode estar no hardware. Em casos assim, leve o aparelho para uma assistência técnica para descobrir se há algo mais sério acontecendo.

9. Câmera fechando

Com atualizações importantes, é comum que aplicativos nativos tenham certos problemas. Isso inclui o aplicativo padrão da câmera do seu smartphone, que pode fechar sozinha e sem motivo aparente.

Se isso acontecer com você, reinicie o dispositivo para ver se a câmera volta a funcionar normalmente. Se preferir, também é recomendado que você simplesmente baixe outro aplicativo de fotografias no seu aparelho.

10. Problemas com o GPS

android

Problemas relacionados ao GPS do seu smartphone geralmente estão causados pelo próprio aplicativo usado, como o Google Maps, o Waze ou outro app do mesmo tipo.

Para resolver isso, você pode simplesmente limpar o cache do aplicativo que você usa. Caso não saiba como fazer isso, basta conferir nosso tutorial sobre o assunto através deste link.

11. Aparelho reiniciando sozinho

Além do problema de se desligar sozinho, o seu aparelho também pode começar a se reiniciar por conta própria. Isso acontece mais depois de grandes atualizações, como é o caso do Android Oreo, mas o Google costuma resolver a situação em pouco tempo.

Também há a possibilidade disso acontecer por causa de aplicativos entrando em conflito com o sistema, então é bom ficar de olho se o smartphone sempre desliga após o uso de um app específico.

12. Google Play Store não funciona

A Google Play Store também pode dar alguns problemas de vez em quando, sendo que ela pode travar, fechar sozinha ou simplesmente nem mostrar nada quando aberta.

Para resolver a situação facilmente, vá para suas configurações e procure a aba “Apps”. Você verá uma lista de seus aplicativos instalados, dentre os quais estará o app do Google Play. Clique nele e escolha a opção “Limpar cache”. Agora, basta reiniciar seu dispositivo que a loja da Google deverá estar funcionando novamente.

13. Problemas na sincronização de apps

Nesta transição do Android Nougat para o Android Oreo, você perceberá que muitos apps de serviço na nuvem acabam apresentando erros irritantes, especialmente na sincronização de arquivos. Isso pode com o Google Drive, Dropbox, OneDrive ou qualquer outro serviço deste tipo.

No geral, isso pode estar relacionado à sua conexão com a internet, mas se ela estiver funcionando corretamente, é hora tentar consertar o próprio app. Antes de tudo, verifique se há alguma atualização nova, o que pode resolver a situação imediatamente. Se não for o caso, desinstale o app e tente instalá-lo novamente para resolver o problema.

14. Carregamento lento

Android

Mesmo em smartphones mais recentes, o problema de carregamento lento da bateria pode acontecer com mais frequência do que você imagina. Esta é outra situação normal que acontece quando o sistema operacional passa por grandes mudanças e é consertado pelo próprio Google com updates.

Ainda assim, você deve verificar se não são outros fatores que estão causando essa situação. Para começar, veja se o seu cabo está funcionando corretamente em outros aparelhos, já que esses acessórios costumam ser bem frágeis. Outra boa dica é deixar o aparelho de lado quando ele estiver sendo carregado, já que qualquer tipo de uso irá tornar o carregamento bem mais lento que o normal.

Gostou das soluções para problemas do Android Oreo?

Deu para aproveitar nossas principais sugestões para resolver os problemas mais comuns do Android Oreo? Conheça também algumas das dicas essenciais para a bateria do Android Oreo durar mais e saiba quais são os melhores apps para o sistema!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

117 Comentários

  1. DENISE 7 de maio de 2019 13:48

    Meu celular após a atualização do novo android agora em abril ele não carrega mais com a a carga rapida, fui na autorizada da samsung e testei com outros cabos orieginais e mesmo assim não resolveu, me aconselharam a fazer um heard reset não voltou para o software antigo e fica com essa carga lenta ai entrei em contato pelo chat da samsung me falaram pra aguradar a nova atualização

  2. Jerval 8 de maio de 2019 13:31

    Não passou solução nenhuma. Só disse que o problema pode ser de outra aplicação de software ou hardware. Péssimo artigo

  3. Claudio 13 de maio de 2019 2:52

    Meu moto G4 plus atualizou pro Android 8.1 no primeiro dia funcionou normalmente, depois o som parou não consigo ouvir áudio, ver vídeos é nem falar no telefone… Vocês sabem como posso resolver?

    • Luis Prada 28 de junho de 2019 12:52

      Estou com o mesmo problema vc conseguiu solucionar?

  4. Lucas Gama Moraes 2 de junho de 2019 4:01

    Essa atualização ta uma gosta, retiraram o botão inicial, agora só é um arrasta pra cima. Arrumem esse bug Google e mostrem um serviço ou uma atualização que preste. Corrijam isso aí, ninguém se habitua com essa nova atualização.

  5. Rodrigo 25 de fevereiro de 2020 18:02

    Eu tenho um celular com 1GB de RAM e com o Android 8.1.0 Go Edition, más o brawl stars saí sozinho nele enquanto o meu outro celular com 1GB de RAM e com o Android 6.0 roda o brawl muito bem e os jogos não fecham sozinho nele

Voltar ao topo