Os 6 melhores provedores VPN gratuitos
Os 6 melhores provedores VPN gratuitos
Os 6 melhores provedores VPN gratuitos

Os 6 melhores provedores VPN gratuitos


Se você procura por privacidade para sua navegação na Web, as VPNs (Redes Privadas Virtuais em português), podem ser uma excelente solução.


Hoje em dia no mercado existem muitas opções de provedores de VPNs pagas, mas a grande maioria dos usuários procuram por soluções gratuitas para suas necessidades na internet, e o mesmo acontece com as VPNs.

Para muitos, a ideia de uma VPN pode parecer a solução ideal, já que traz completo anonimato na navegação, sites de streaming desbloqueados e a liberdade de navegar onde quiser sem medo de ser rastreado, tudo sem gastar um centavo.

E devido a pandemia, mais e mais pessoas passaram a precisar de um ambiente seguro para trabalhar, como no modelo de home-office, ou até mesmo para se divertir em casa. Por conta disso, houve uma crescente nos usuários VPN gratuitos.

É preciso adiantar que nenhuma solução de VPN gratuita vai ser tão boa quanto aos serviços pagos, mas para usuários casuais, eles podem ser uma ferramenta útil à sua disposição.

Neste artigo, você encontrará uma lista das 6 melhores opções gratuitas que temos disponíveis atualmente, de acordo com a capacidade e quantidade de recursos  que cada solução oferece aos usuários.

Veja também: Os 10 melhores VPN para Android.

 


Entre todas as soluções gratuitas do mercado, com certeza o ProtonVPN é quem oferece a maior lista de recursos e o melhor desempenho.

O seu maior diferencial em relação aos demais, é o fato dele fornecer dados ilimitados de forma que você realmente possa navegar sem a preocupação da quantidade de dados que vai usar.

O ProtonVPN free não permite que você acesse conteúdo da Netflix regional de outros países (é necessário fazer um upgrade), mas ainda pode assistir a Netflix Original.

Os usuários pagantes têm prioridade sobre o uso da largura da banda e por isso, em horários de pico, você perceberá que a velocidade poderá diminuir, já que você terá acesso a apenas um dispositivo por vez.

Também não há suporte de segurança como P2P ou Secure Core. Caso você seja um usuário mais casual, essa limitações não vão te incomodar, caso contrário, você precisará fazer um upgrade.

Entretanto, no que se refere a concorrência, o ProtonVPN free é uma excelente opção, pelo fornecimento de dados ilimitados, com suporte para gama bem ampla de dispositivos.

Outros pontos fortes desse provedor é a sua proteção funcional contra vazamento, túnel dividido e servidores DNS personalizados. Em resumo, todos os recursos se combinam para fazer com o ProtonVPN free seja, de longe, a melhor e mais completa opção gratuita do mercado de VPNs.

 

proton

 

2. Windscribe

O Windscribe possui um excelente serviço premium, mas sua versão gratuita também não deixa a desejar. Na inscrição do serviço você terá duas possibilidades. A primeira é usar 2 GB, caso não forneça nenhum dado pessoal . E a segunda é fornecer um endereço de e-mail e ter acesso a 10 GB.

Outro ponto positivo, é o fato do usuário poder escolher entre uma lista de servidores de vários lugares do mundo, que incluem América do Norte, Hong Kong Europa e Turquia. Fazendo o upgrade, terá uma seleção muito maior, mas é seguro afirmar que a lista gratuita já é bastante satisfatória.

Um dos grandes trunfos da VPN gratuita do Windscribe é a capacidade de poder de acessar a Netflix de qualquer lugar do mundo, mas, pelo fato das diretrizes estarem sempre mudando, o acesso pode ser interrompido a qualquer momento, não sendo possível garantir esse recurso de forma permanente.

Um lado negativo do Windscribe, é o seu aplicativo, que entrega uma interface pouco intuitiva fazendo com que você encontre algumas dificuldades na usabilidade, como fazer configurações, por exemplo.

Caso você siga apenas as configurações recomendadas para apenas ativar e desativar a VPN, não terá tantas dificuldades e o aplicativo será de bastante utilidade.

Outro fator que é importante destacar, é que não há suporte 24 horas por dia, nem na versão paga, nem na gratuita, o que pode colocar muitos usuários em apuros.

Todavia, em uma avaliação geral, o Windscribe é uma excelente e eficiente VPN gratuita, que vale muito a  pena você dar uma conferida.

windscribe

3. Hotspot Shield

O terceiro provedor VPN da nossa lista é o Hotspot Shield, que oferece um dos melhores serviços do mercado, mas que também possui uma ótima versão gratuita.

Embora não seja tão rápido quanto a versão paga, oferece boas velocidades e fornece uma boa quantia de dados de 500 MB por dia, o que é suficiente para manter sua navegação privada.

Quanto ao aplicativo, a interface ajuda muito na usabilidade e tem um destaque pela estrutura profissional. Mas, para os usuários gratuitos só é possível ter acesso a um local, embora consigam visualizar todos os servidores premium do provedor.

Algo a destacar é o fato do próprio Hotspot Shield bloquear o acesso a Netflix para usuários gratuitos, o que significa que você não poderá assistir nada se o provedor estiver ativo.

O serviços possuem anúncios na sua navegação, que é uma forma de “subsidiar” os usuários gratuitos, e caso você não goste desse tipo de experiência, pode achar um tanto quanto incômodo. Mas para a grande maioria, pode não fazer tanta diferença assim.

Em linhas gerais, a VPN gratuita do Hotspot Shield é bastante eficiente e não deixa a desejar quanto aos seus concorrentes. No entanto, sua versão paga é excelente, mesmo com a existência de opções mais completas, e seguras no mercado.

host shield

4. TunnelBear

Esse é serviço pertencente há nada a mais nada a menos que a renomada McAfee, a umas das empresas de segurança mais consolidadas do mundo. Esse fato torna o serviço de VPN do TunnelBear diferenciado em alguns aspectos e de grande usabilidade.

Podemos começar falando do seu aplicativo, que é bastante intuitivo e clean, o que pode tornar mais fácil a usabilidade, até para os usuários mais leigos.

É possível notar que o público-alvo deste provedor não esteja muito interessado em ajustar as configurações mais técnicas, como DNS ou até mesmo queira saber diferença entre OpenVPN UDP e TCP. Por conta disso, o aplicativo não conta com muitas funções.

Para se inscrever é necessário informar apenas o e-mail e nada mais. Esse é um ponto que aumenta o nível de confiança na segurança da VPN. É ótimo para verificar seus e-mails ou serviços bancários online com muita privacidade.

Um dos pontos negativos do TunnelBear é seu pequeno limite de 500 MB mensal, que pode não agradar aos usuários que gostam de assistir vídeo no YouTube ou Facebook, porque rapidamente atingirão o limite de dados permitidos.

E como já foi mencionado, a escassez de recursos de configurações técnicas poderá servir mais como um obstáculo, do que como ajuda.

Essa, portanto, é uma VPN para usos bastante ocasionais e poderá ser uma excelente opção inicial para usuários mais inexperientes.

tunnel vpn

5. Speedify

O quarto provedor de VPN gratuita da nossa lista é o Speedify, que na tradução direta do inglês significa “acelerar”. Como o nome sugere, essa VPN foca em oferecer um excelente desempenho de conexão.

Nele é possível usufruir de um sistema de segurança totalmente criptografado, enquanto a tecnologia de turbo-boosting do software é capaz de garantir que as velocidades permaneçam em seu desempenho máximo possível durante todo o tempo de conexão, chegando a entregar velocidades de mais de 400 Mbps.

Possui um software inteligente, capaz de permitir que você use várias conexões com o intuito de aumentar a velocidade.

É possível usar simultaneamente conexões de dados Wi-Fi e 4G por exemplo, quando estiver no celular, o que garante velocidades máximas. O problema com isso é que o uso de dados móveis pode consumir a alocação de sua operadora, se esta for limitada mensalmente.

Mensalmente, o Speedify permite 10 GB de dados gratuitos. Isso é ótimo se você for usá-lo por um período prolongado.

Speedify vpn

6. Hide.me

Para finalizar a nossa lista, trouxemos o Hide.me, que é um provedor que oferece soluções de VPN pagas e gratuitas, e fornece a você 10 GB de dados por mês, já na versão gratuita.

Assim como alguns dos seus concorrentes, o Hide.me permite que você se conecte com no máximo, um dispositivo e está limitado a cinco locais de servidor, ao invés dos mais de 50 locais que os usuários premium têm acesso.

No lado positivo, no entanto, o provedor não tem limitação de velocidade na conexão para usuários gratuitos, e tem a premissa de não armazenaram os registros ou dados do usuário.

Por conta disso, você não vai ter nenhum dado emprestado a terceiros que possuam más intenções. Outro ponto positivo é de não ter anúncios, e ainda oferecer suporte P2P em seus cinco servidores VPN gratuitos disponíveis.

O serviço conta com programas nativos para Windows, MacOS, Android e iOS, oferecendo grande acessibilidade aos usuários, além de suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana, que está disponível também para usuários gratuitos.

Por fim, é correto dizer que esse software apresenta bom desempenho e portanto, pode ser uma oferta gratuita mais do que sólida para ajudar manter sua privacidade, sem muitas restrições.

hide me vpn

 

Vale a pena ter uma VPN gratuita?

Essa não é uma pergunta muito fácil de ser respondida, porque ela depende da sua necessidade de uso. Se o seu caso é apenas de ter um pouco mais de segurança ao usar uma rede Wi-Fi pública, essa pode ser sem sombras de dúvidas uma ótima solução.

Entre na sua VPN, ative uma conexão de servidor criptografada e poderá navegar na web tranquilamente e com a certeza terá total privacidade quanto as suas informações.

Mas se você precisa de uma VPN de streaming, ou tem intenção de usá-la durante o download de programas ou jogos pesados em arquivos Torrent (por exemplo), uma VPN gratuita não vai resolver o seu problema.

Um dos principais fatores, é o fato da maioria das VPNs gratuitas limitarem o usuário a uma cota diária ou mensal de dados. O que pode não ser tão interessante.

 

Como escolher uma VPN gratuita

Nos últimos anos vimos um crescente aumento de ameaças à privacidade individual, que vão desde a exposição de personalidades famosas globalmente, até vazamentos de dados sigilosos de grandes corporações.

Embora as Redes Privadas Virtuais não sejam a última opção existente para a manutenção da privacidade e segurança, são um componente essencial para indivíduos que gostam de preservar certas liberdades.

Se você ainda não usa uma VPN, pode adquirir gratuitamente, sem ter que desembolsar por um serviço pago. Mas é bom ser cauteloso, pois muitos provedores de VPN gratuitos não inspiram confiança e alguns podem até comprometer sua segurança.

 

As VPNs gratuitas são perigosas?

Muitos criticam as VPNs gratuitas e afirmam que elas não são tão eficazes quanto as alternativas pagas, e realmente existem alguns perigos genuínos que precisam ser observados em algumas soluções disponíveis no mercado (que não é o caso dos serviços listados acima).

Um importante exemplo, é uma pesquisa em 2020 que sugeriu que cerca de 40% das VPNs para Android gratuitas disponíveis no Google Play Store, não protegem a privacidade de seus usuários em um nível adequado.

Portanto, a proteção para navegação, que é a característica mais fundamental de uma VPN, simplesmente não é encontrada em quase metade dos serviços oferecidos na loja de aplicativos do Google.

 

As VPNs gratuitas são legais?

Em resumo, sim. Os provedores de VPNs em si não são menos legais do que nenhum outro software tradicional do mercado.
No entanto, o problema está em usá-lo de maneira ilegal, como, por exemplo, uma VPN de torrent para baixar arquivos protegidos por direitos autorais, assim como acessar qualquer conteúdo ilícito.Embora seja perfeitamente legal possuir e usar uma VPN gratuita, ela não torna os atos ilegais permitidos, apenas porque o crime mais difícil de ser detectado. Portanto, essa questão tem haver totalmente com a responsabilidade de quem a usa.

 

Gostou do nosso guia com as melhores VPNs gratuitas?

Conseguiu aproveitar nosso guia com a 6 melhores VPNs gratuitas do mercado? Enquanto deixe um comentário dizendo o que você achou e se ficou com alguma dúvida sobre o assunto.


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo