Novidades no Instagram
Novidades no Instagram
Novidades no Instagram

Novidades no Instagram


Nas duas últimas semanas o Instagram divulgou novidades como agendamento de lives, coautoria de posts, postagem pelo desktop e Reels com realidade aumentada.


Estamos falando de três áreas diferentes que são os vídeos, criação e posts de conteúdos na rede.

Veja abaixo sobre cada uma delas.

1. Transmissões ao vivo

Na verdade vamos falar de duas novidades! Ou seja, são dois novos recursos para as transmissões ao vivo no aplicativo, disponível para celulares Android e iPhone (iOS).

Não é de hoje que o Instagram está investindo e incentivando mais conteúdos em vídeos. Sabemos que o Tik Tok teve um papel muito grande nesse processo, não é mesmo?

Além disso, temos o fato de a pandemia ter aumentado consideravelmente o número de lives.

Juntando todos esses fatores e provavelmente um pesquisa entre os usuários, o Instagram nos presenteou com essas duas grandes novidades que vamos falar logo abaixo.

Agendamento de lives

novidades no instagram


Umas das primeiras novidades no Instagram, o agendamento da transmissão ao vivo, já está funcionando, porém está sendo disponibilizado gradualmente para os usuários. Com ele, por exemplo, será possível programar os horários das próximas lives.

Pensando na possibilidade de os criadores de conteúdo poderem ter mais tempo para engajar sua audiência, o Instagram permitirá que os usuários tenham até 90 dias de antecedência para fazer o agendamento.

E tem mais! É possível definir um lembrete para o evento.

Dessa forma, fica mais fácil divulgar a live através de posts, Stories e no Reels. Veja aqui nosso artigo com 10 tipos de posts para bombar seu Instagram.

Aprenda como fazer transmissões ao vivo pelo Instagram clicando aqui.

“Practice Mode” ou Modo Treino

modo treino

A segunda novidade no Instagram em relação ao agendamento de live é o Practice Mode ou “Modo Treino” em português. Esse ainda será lançado.

A proposta é muito interessante, pois ele literalmente vai permitir ter um momento bastidores, onde será possível fazer testes antes de começar a live.

Ótima oportunidade para que os criadores de conteúdo e seus convidados entrem mais preparados na live.

Dessa forma, antes do show começar, eles podem fazer testes com microfone, conexão com a internet, iluminação, alinhar conteúdo etc.

Na correria do dia a dia nem sempre é possível fazer testes antes das lives, mesmo hoje que não tem ainda esse recurso. O Instagram realmente acertou nessa.

2. Coautoria em posts ou “Collabs”

collabs

Nesse recurso, o Instagram vai permitir que dois perfis sejam creditados como coautores de uma postagem ou de um vídeo no Reels.

Veja como funciona:

  • Primeiramente, você precisa adicionar um coautor para a publicação.
  • Em seguida, selecione a opção “Marcar pessoas” na tela de compartilhamento que aparece antes de publicar um conteúdo no feed ou no Reels.
  • Logo depois o aplicativo mostrará o botão “Convide um colaborador”. Aqui você poderá adicionar somente um usuário como autor do post.
  • Imediatamente, seu convidado vai receber uma notificação que poderá aceitar ou recusar.
  • Feito isso, a publicação aparecerá nos perfis dos dois usuários e no feed dos seguidores de ambos.
  • Além disso, a contagem de curtidas e os comentários serão unificados.

3. Postagem pelo desktop

postagem em desktop

Finalmente o Instagram passará a permitir a publicação de fotos e vídeos na rede diretamente de um navegador.  Dessa forma, a versão web ficará muito mais parecida com a do aplicativo.

O recurso estava em fase de testes e liberado apenas para alguns usuários, mas nas próximas semanas todos já poderão usá-lo.

Até então só era possível curtir posts, publicar comentários, assistir stories e enviar mensagens através do navegador.

4. Reels com realidade aumentada

novidades no instagram

 

O Reels com realidade aumentada tem recursos que combinam músicas com realidade aumentada.

Primeiro termos os efeitos em Dynamic e 3D onde será possível, por exemplo, que as letras das músicas possam aparecer entre o primeiro e o segundo plano de um vídeo.

Além disso, tem o Superbeat  onde será possível que o usuário adicione efeitos a um vídeo ao ritmo de uma música.

5. Instagram + Facebook

Instagram + Facebook

Você já sabe que atualmente podemos publicar os Stories e Reels do Instagram no Facebook.

A novidade é que agora você poderá utilizar esse recurso na direção contrária, ou seja, do Facebook para o Instagram.

Como de costume, esse recurso está em fase de teste para um pequeno número de usuários, e claro, todos já têm suas contas do Facebook e do Instagram conectadas.

Ele vai funcionar da seguinte forma: quando você for postar uma foto ou vídeo terá que indicar antes a opção de compartilhar o conteúdo também no Instagram.

Por padrão, essa opção ficará desabilitada, porém, o usuário poderá alterar os ajustes da rede para ter todas as suas publicações compartilhadas automaticamente nas duas plataformas.

6. Outras novidades no Instagram

Ainda não confirmado, mas há rumores que os vídeos dos Stories passem a dobrar de tempo e ter até 60 segundos sem divisão!

Atualmente, os Stories são limitados a 30 segundos, ultrapassando esse tempo, ele passa a ser dividido em várias postagens.

Não é possível saber quando o Instagram vai liberar esse recurso. Ele ainda está em desenvolvimento e sem data de estreia.

Também em breve será possível criar campanhas de arrecadação de dinheiro em posts na rede. Dessa forma, o usuário poderá publicar fotos e vídeos com um link para a sua campanha e atrair a atenção de um público maior.

Gostou das novidades no Instagram?

Conte pra gente qual foi a novidade que você mais gostou.

 


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo