18 melhores jogos da década para smartphones
Nenhum Comentário
18 melhores jogos da década para smartphones
18 melhores jogos da década para smartphones

18 melhores jogos da década para smartphones

Nenhum Comentário

Sem considerar as discussões sobre qual a maneira certa para calcular quando começa um novo ciclo de dez anos, já começaram os cálculos para descobrir quais foram os melhores jogos da década para smartphones e também quais apps marcaram presença obrigatória em smartphones Android e iPhone.

Parece que faz muito tempo desde que nos aventuramos pelos aplicativos de mensagens que permitiram trocar texto e fazer ligações de vídeo no celular sem precisar pagar, mas essa foi uma conquista do início dessa década.

O App Annie, site especializado em estatísticas sobre o uso de aplicativos e games para celulares, reuniu uma lista com os melhores jogos da década para smartphones. Eles foram classificados tanto pelo número de downloads quanto o valor monetário investido no game.

Ou seja, mesmo que um aplicativo não esteja entre os mais baixados, se ele tiver um alto rendimento financeiro, ele foi incluso na lista. Por isso, confira abaixo quais foram os melhores jogos da década para smartphones!

1. Subway Surfers

Um dos jogos mais tradicionais para celulares, a alta popularidade de Subway Surfers na Índia fez com que ele se tornasse o game mais baixado da década. Mais de 15% do volume de downloads do game vieram do país asiático.

melhores-jogos-decada-smartphones-subway

O game de corridas infinitas foi um dos mais populares do gênero, que sempre foi bem aceito pelos usuários de Android ou iPhone. Com personagens carismáticos para colecionar, uma jogabilidade simples que permite jogar em qualquer lugar, Subway Surfers foi o game que melhor se saiu em número de downloads nessa década.

Jogue Subway Surfers no seu Android ou iPhone.

2. Candy Crush Saga

Pode ser surpreendente ver Candy Crush Saga ocupando o segundo lugar na lista de melhores jogos da década para smartphones, mas essa é a realidade. O jogo de quebra-cabeça que te obriga a juntar três peças semelhantes para avançar é o mais popular do seu gênero.

Até hoje, o game é um dos mais baixados e jogados em celulares Android ou iPhone. As cores chamativas, o conteúdo adocicado e o elemento social de enviar vidas para seus amigos tornam a experiência cativante, para não dizer viciante.

O game também é um dos três mais rentáveis da década, até hoje gerando muitas vendas para a Activision Blizzard, que hoje comanda o gerenciamento do título.

Candy Crush Saga pode ser jogado em qualquer celular Android ou iOS.

3. Temple Run 2

Apesar de perder para o Subway Surfers, podemos dizer que Temple Run 2 é a maior referência nos games de corrida infinita para celulares. Seu antecessor inaugurou e popularizou o gênero, com a sequência sendo uma melhoria direta.

Com mais personagens para desbloquear e um clima que lembra os clássicos filmes do Indiana Jones, Temple Run 2 o colocava no papel de um explorador que colecionou um tesouro perdido, mas precisa escapar da floresta o mais rápido possível.

Assim como todos os jogos de corrida infinita, é impossível escapar e em algum momento você perde. Mas o jogo te desafia a tentar assim mesmo, oferecendo moedas para coletar no caminho, que desbloqueiam novos personagens.

Sentiu saudades de Temple Run 2? Ele continua disponível para Android e iPhone!

4. Meu Talking Tom

O gatinho falante é o primeiro do tipo “Tamagotchi”. Ou seja, que te oferece um bichinho virtual para cuidar e interagir, tal qual os aparelhinhos japoneses fizeram em sua era de ouro.

Você deve cuidar das necessidades básicas do bichinho: dar de comer, garantir que ele tenha uma boa noite de sono e que vá ao banheiro com regularidade. Essas tarefas são intercaladas com minijogos de diversos tipos.

Quebra-cabeças, ação e aventuras com o gato falante fazem parte de Meu Talking Tom, que repete tudo o que você fala de maneira engraçada. Um dos melhores jogos para criança que pode colocar para o seu pequeno.

Meu Talking Tom continua disponível para jogar no Android ou iPhone!

meu talking tom tela

5. Clash of Clans

Um dos jogos de estratégia para smartphones mais conhecidos da década, Clash of Clans é um game de guerra que te coloca como líder de uma tribo inspirada nos vikings. Com personagens carismáticos e diversas possibilidades para montar um exército, o game permanece como um dos mais jogados, mesmo que lançado na primeira metade da década.

Prova disso é que, mesmo ocupando o quinto lugar no ranking de melhores jogos da década considerando o número de downloads, Clash of Clans é considerado o game mais rentável do mundo até hoje, mesmo sendo um jogo gratuito que te possibilita jogar sem gastar um centavo sequer.

A fama do game é tanta que um jogo de cartas alternativo com os mesmos personagens foi lançado em 2016, chamado Clash Royale. Spoiler: ele também está presente nessa lista!

Clash of Clans está disponível para Android ou iPhone.

6. Pou

Competindo diretamente pelo posto de bichinho virtual mais querido, o Pou perdeu para o gatinho falante. Isso não significa que o app seja uma derrota, já que é o sexto game mais baixado da década, entre outros milhares de jogos disponíveis nas lojas do Google e da Apple.

Recentemente, o aplicativo chegou a ficar fora do ar por alguns dias. Porém, com toda a sua fama, os fãs e saudosos que já cuidaram do Pou se manifestaram e acabaram trazendo o bichinho virtual de volta.

O que isso significa? Que pode voltar a cuidar do seu Pou baixando o game novamente em seu Android ou iPhone!

7. Hill Climb Racing

O primeiro jogo de carro a figurar na lista, o Hill Climb Racing conquistou seu incrível número de downloads por sua simplicidade. Mesmo com uma sequência, o título original permanece como um dos melhores jogos da década, com impressionantes 9,5 milhões de downloads, apenas na Play Store.

Apesar de conter carros, Hill Climb Racing mais parece um game de plataforma, já que seu objetivo é passar das fases colecionando o máximo de moedas possível. Essas moedas podem ser usadas para personalizar seu veículo, permitindo jogar com bicicletas, carro da polícia ou até mesmo tanques de guerra.

Assim como a maioria dos melhores jogos da década, Hill Climb Racing alcançou essa posição por ter uma fórmula simples, mas viciante.

Baixe o game no seu Android ou iPhone!

8. Minion Rush: Meu Malvado Favorito O Jogo

Os jogos de corrida infinita dominaram as listas de melhores jogos da década. Mesmo que atualmente não sejam tão famosos quanto no início dos anos 2010, eles continuam com um público fiel.

melhores-jogos-decada-minion

Exemplo disso é o Minion Rush, jogo que se inspira nos simpáticos personagens de Meu Malvado Favorito e os coloca em uma corrida frenética. Assim como outros games do gênero, é impossível vencer, mas suas tentativas ficam registradas e a moeda que colecionar pode ser usada para comprar outros modelos de Minion.

Não tinha ouvido falar desse jogo de corrida com os minions? Então ajude-o a se manter por mais uma década baixando-o para Android ou iPhone!

9. Fruit Ninja

Outro clássico dos smartphones, Fruit Ninja não tem um personagem que aparece na tela, sendo você o ninja cortador de frutas. E como fazer isso no celular?

Passando os dedos pela tela, cortando as frutas que são arremessadas à sua frente. Ao mesmo tempo, você deve evitar armadilhas como bombas que arruínam sua tentativa e, consequentemente, sua pontuação.

Da mesma maneira que títulos como Candy Crush Saga e Subway Surfers, Fruit Ninja permite registrar e compartilhar sua pontuação com amigos. Saudades de um dos jogos gratuitos mais baixados no mundo?

Então volte a cortar frutas agora mesmo no seu Android ou iPhone!

10. 8 Ball Pool

Jogos de sinuca nunca foram uma novidade. Mesmo em videogames que vieram antes da era dos smartphones, já existiam games do famoso esporte. Porém, a tela de toque dos celulares tornaram 8 Ball Pool um dos melhores jogos da década para smartphones.

Com um simples movimento dos dedos, é possível ajustar e dar uma tacada para encaçapar as bolas. Além do modo clássico, diversas modalidades da sinuca podem ser jogadas no 8 Ball Pool, abraçando todo tipo de jogador.

Ele traz partidas online e simultâneas, permitindo que jogue com amigos pela internet no modo multiplayer.

8 Ball Pool está disponível para Android e iPhone.

11. Monster Strike

Nem todos os melhores jogos da década para smartphones está disponível para nós. Monster Strike é o primeiro exemplo. Extremamente popular no Japão, o título foi o segundo mais rentável da década, perdendo apenas para Clash of Clans.

Porém, seu sucesso não se repetiu nos países ocidentais, onde o jogo foi cancelado em 2017. O jogo permitia colecionar monstrinhos com habilidades especiais, cuja função era serem lançados pelo jogador – como se estivessem em um estilingue – para vencer os desafios impostos.

Ainda assim, a fidelidade e as contínuas compras de itens dentro do jogo tornam o título um dos mais rentáveis do mundo mesmo fora do mercado ocidental.

12. Puzzle & Dragons

Mais um exemplo de jogo oriental que é uma febre pelo Japão a ponto de ser cotado como um dos melhores jogos da década para smartphones, mas que nunca foi tão famoso por aqui. Juntando mecânicas como as de Candy Crush em um cenário de fantasia medieval, ele tenta agradar o público dos games de puzzle, mas também os fãs de jogos de RPG.

puzzle and dragons

Diferente de Monster Strike, no entanto, Puzzle & Dragons está disponível no Ocidente. Para conferir a inusitada mistura dos jogos de “combinar 3” em um cenário de RPG, clique no link para baixar o game no seu iPhone.

13. Fate/Grand Order

Assim como Minion Rush, Fate/Grand Order é inspirado em uma série de animação, só que japonesa. Como a maioria dos jogos japoneses, ele traz uma gama incrível de personagens para colecionar, que são obtidos em saques de sorte ou como recompensas de missões.

Trazendo mecânicas dos RPGs online e card games, você pode criar uma combinação de heróis para encarar os desafios do jogo, que já conta com um grande número de missões e muito conteúdo para se divertir.

Fate/Grand Order está disponível exclusivamente no iPhone.

14. Arena of Valor

Sabemos que os jogos MOBA são uma febre para quem gosta de jogar em grupo no PC. Mas isso também se reflete nos celulares, com games de alta rentabilidade. Arena of Valor é o melhor caso para explicar isso, já que consta na lista de melhores jogos da década para smartphones.

Assim como os outros games citados acima, nele você compete online com mais 9 outros jogadores, divididos em dois times de 5. Cada um escolhe um personagem de habilidades e papeis distintos. O objetivo é defender sua base, ao mesmo tempo que sobrepuja a dos seus adversários.

Para isso, são necessários bons reflexos e uma boa coordenação da equipe. Apesar de ser fácil para aprender, se tornar um jogador habilidoso requer certo treinamento. A vantagem? Existem diversas competições profissionais do game!

Baixe Arena of Valor em seu Android ou iPhone.

15. Fantasy Westward Journey

É possível que você não tenha ouvido falar nesse game e, com sinceridade, até o momento de escrevermos essa matéria, nós também não. Desenvolvido na China, o game está disponível nas lojas digitais do Google e da Apple, mas apenas em seu idioma original.

Fantasy Westward Journey é um jogo de aventura online, conhecido pela sigla MMORPG. Isso significa que você cria seu personagem no mundo fantástico do game e pode aceitar aventuras para explorar seu mapa e sua história, junto aos seus amigos e desconhecidos que povoam o servidor.

Como falamos anteriormente, você pode baixar Fantasy Westward Journey no Android ou iPhone, mas é necessário conhecer um pouco do idioma para aproveitá-lo melhor. Antes de desistir, vale um aviso: mesmo com a barreira, ele ainda é um dos melhores jogos da década para smartphones.

16. Pokémon Go

melhores-jogos-decada-smartphones-pokemon

Pode não estar no topo da lista de melhores jogos da década para smartphones, mas certamente foi o game mais marcante dessa década. Pokémon Go foi o responsável por reviver toda a nostalgia do começo dos anos 2000, quando crianças e adolescentes acompanhavam o desenho e jogavam o jogo em seus Game Boys.

Realizando o sonho de andar pelas ruas e capturar os Pokémon, o jogo tomou a conta do noticiário em seu lançamento. Hoje ele já não causa tanto alvoroço, mas continua com um público fiel e dedicado, que investe horas e dinheiro no game, tornando-o um dos mais rentáveis desses últimos dez anos.

Sentiu vontade de voltar ao mundo de Pokémon e capturar os monstrinhos enquanto passeia? Então baixe-o novamente no Android ou iPhone!

17. Game of War: Fire Age

Esse jogo de estratégia se tornou amplamente conhecido não por sua jogabilidade, mas por suas propagandas na TV com astros como Mariah Carey e Kate Upton. Apesar da jogada de marketing, Game of War: Fire Age é um sólido jogo de estratégia para celulares.

Principalmente se o lado cartunesco de Clash of Clans não te agradar. Sua pegada mais séria te ambienta melhor caso prefira algo com tom mais dramático. Por outro lado, as mecânicas são semelhantes: colete recursos, monte sua base e levante um exército para derrotar as missões do jogo e outros jogadores no modo multiplayer.

Os conflitos de Game of War: Fire Age podem ser travados no Android ou no iPhone.

18. Clash Royale

Fechando a lista dos melhores jogos da década para smartphones, não podíamos deixar Clash Royale de fora. Derivado de Clash of Clans, o game misturou mecânicas dos jogos de carta com os de jogos MOBA. Em menor escala que Arena of Valor, as disputas são de jogador para jogador.

Cada um invoca soldados e criaturas para derrubar a base do outro e a ação sai do seu controle no momento que posiciona seus lacaios. Ganha quem tiver destruído o castelo inimigo ou derrubado mais torres ao final da partida, que é feita em questão de poucos minutos.

Atualmente, o game não é só um dos mais rentáveis, mas como possui seu próprio cenário competitivo com jogadores profissionais.

Volte a jogar Clash Royale no seu Android ou iPhone.

Quais foram os melhores jogos da década para smartphones na sua opinião?

Com a nossa lista, você já sabe quais foram os games mais marcantes da década que acabou – ou está para acabar!

Mas o que importa mesmo é a sua opinião! Quais foram os melhores games para você? Quais você mais jogou? Comente conosco!

Seções:

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo