Mapas mentais ENEM: onde encontrar e fazer?
Nenhum Comentário
Mapas mentais ENEM: onde encontrar e fazer?
Mapas mentais ENEM: onde encontrar e fazer?

Mapas mentais ENEM: onde encontrar e fazer?

Nenhum Comentário

Se você quer começar a estudar para o ENEM desse ano, para garantir que agora vai passar, agora é uma boa hora. E, para aumentar as suas chances, aprender a fazer mapas mentais ENEM é uma excelente ideia.

Siga lendo o nosso artigo e descubra tudo sobre o que são esses mapas e como eles podem te ajudar!

O que são mapas mentais?

Para que até quem não conhece nada de mapas mentais possa se situar, vamos explicar de maneira breve o que eles são e como podem te ajudar a estudar para o ENEM.

O termo “mapa mental” é um nome dado a um diagrama sistematizado por um psicólogo inglês, chamado Tony Buzan. Esse tipo de diagrama tem o objetivo de ajudar as pessoas que fazem uso deles a melhor gerenciar seu tempo e seus projetos, por exemplo.

Auxiliam muito na memorização de informações e no aprendizado, além de terem seus usos no gerenciamento dos seus conhecimentos e até no solucionamento de possíveis problemas, além de diversos outras utilidades.

Ele foi criado com a ideia de que consegue organizar os conteúdos da mesma maneira com que o nosso cérebro os armazena, o que ajuda muito no fortalecimento dos conhecimentos.

O que são mapas mentais ENEM

Onde fazer mapas mentais ENEM?

Existem diferentes plataformas dedicadas à criação de mapas mentais, com diversas opções e funcionalidades. Eles podem te ajudar a atingir as mais diversas metas com relativa facilidade e simplicidade, principalmente se comparado a tentar atingi-las sem usar desses mapas.


É possível criar eles até mesmo em uma folha de papel, mas é altamente recomendado que você faça um mapa mental online, já que a organização fica melhor. Além disso, terá acesso a eles por meio de qualquer um de seus dispositivos, seja por navegadores de internet, pelo seu smartphone com Android ou o seu iPhone.

Dentre todos os sites para fazer mapas mentais, o mais recomendado é o MindMeister, que não só é um dos mais conhecidos do tipo, como também é excelente para criar mapas de alta qualidade no formato que desejar, incluindo excelentes opções para ajudar a estudar.

Como usar o MindMeister?

Agora que você já tem uma noção geral sobre o que eles são e sobre onde fazer mapas mentais ENEM, vamos explicar a fundo como utilizar o MindMeister para realizar essa função. Confira abaixo o guia disso!

Para poder começar o processo, siga até o site oficial da plataforma, onde será necessário realizar um cadastro. Isso pode ser feito conectando a sua conta da Google, do Facebook ou se cadastrando com o email.

Cadastro

Escolha a opção que preferir, já que isso não realmente interfere em nada, e prossiga.

Com a conta criada, você será direcionado a uma tela onde é preciso aceitar os termos e condições e depois escolher como deseja usar o site. Na tela inicial é onde você pode começar a criar mapas, lembrando que contas gratuitas tem um limite de 3 mapas por vez, sendo necessário deletar um deles para criar mais.

Em seguida, clique em “Mostrar mais” no topo da tela, ao lado de “Modelos”, para poder começar a criar os seus mapas mentais ENEM. Vão aparecer diversas categorias de mapas. Role para baixo até “Educação” para ver os diversos modelos já existentes de mapas de aprendizado.

São eles “Exam Preparation” (Preparação para Exames), “Essay Writing Checklist” (Lista de Controle de Escrita de Trabalhos), “Homework Planning” (Planejamento de Temas de Casa) e “Cornell Note Taking” (Tomar Notas Método Cornell).

Modelos mapas mentais ENEM

O Preparação para Exames é provavelmente o que você deseja, mas pode ter uso utilizando algum dos outros. Com ele, é possível organizar tudo o que precisa saber antes do ENEM chegar e aumentar a sua produtividade no estudo.

No centro, pode adicionar uma imagem referente ao exame em questão. No canto superior direito, tem a aba de “Geral”, onde você pode adicionar todas as informações básicas e mais relevantes do seu exame.

Por exemplo, a data que irá ocorrer, o tipo (oral ou escrito), o número de questões, o método de avaliação ou a pontuação máxima e mais. Além disso, dá para criar links para notas de testes anteriores, como o ENEM do ano passado.

Geral mapas mentais ENEM

No canto inferior direito, você encontra “Semanas até o exame”, que te permite se organizar em como deveria estudar, por exemplo, em ordem semanal. Adicione que material quer cobrir a cada semana, um período de revisão do que estudou e, se quiser, coloque imagens para deixar o seu mapa mais interativo.

Semanas até o exame mapas mentais ENEM

Outra parte importante da criação de mapas mentais ENEM é a aba de “Recursos”, encontrada no canto inferior esquerdo. Nela, é recomendado que você adicione links para a sua pesquisa sobre os assuntos, resumos do que já viu, trabalhos já prontos onde pode revisar a matéria, notas das aulas e até outros mapas que já criou.

Por fim, na aba de “Notas”, no canto superior direito, dá para adicionar informações pequenas, mas relevantes, sobre o assunto. Por exemplo, data e horário que marcou um encontro com o professor para ele te ajudar em alguma questão ou tópicos essenciais de revisar para garantir que realmente entende deles.

Notas e Recursos

O que achou do nosso guia de onde encontrar e fazer mapas mentais ENEM?

Deixe nos comentários se já conhecia o MindMeister e se sabia que ele podia ser usado com essa funcionalidade. Nãos e esqueça, também, de conferir a nossa lista dos aplicativos para fazer mapas mentais e lembre-se que eles podem ser usados para trabalhar em casa.





Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo