10 maiores dúvidas e problemas do WhatsApp
10 maiores dúvidas e problemas do WhatsApp
10 maiores dúvidas e problemas do WhatsApp

10 maiores dúvidas e problemas do WhatsApp


Apesar de ser um dos apps mais populares do mundo, o WhatsApp está muito longe de ser perfeito. Mesmo tendo recebido muitas melhorias ao longo dos anos, o aplicativo de conversas ainda pode causar alguns probleminhas irritantes para seus usuários no dia a dia. Se também estiver passando por isso, é só conferir nossas dicas e soluções para os maiores problemas do WhatsApp!


Leia tambémComo mudar o papel de parede do WhatsApp no Android

1. Problemas para instalar o app

WhatsAppEm geral, a instalação do WhatsApp é bem tranquila na maioria dos smartphones, mas isso não evita que certas exceções ocorram de vez em quando. Caso você esteja tendo problemas na instalação, há duas coisas que podem estar acontecendo.

Primeiro, pode ser a versão do seu Android, já que o WhatsApp só funciona do Android 2.1 para cima. Como esta é uma versão muito antiga e praticamente inutilizada nos dias de hoje, é difícil que esta seja a causa do problema. Caso este não seja o motivo, o mais provável é que você esteja enfrentando problemas com a conexão da sua internet.

Isso pode estar atrapalhando o download do aplicativo e sua consequente instalação. Sugerimos que baixe o app usando outras conexões ou que reinicie o aparelho para ver se tudo volta a funcionar perfeitamente.

2. Instalação no tablet

Muita gente ainda fica na dúvida sobre a possibilidade de instalar o WhatsApp em tablets. No caso, é possível usar o app normalmente se seu tablet utilizar um chip SIM (como os smartphones), já que ele precisa de um número de telefone para funcionar.

Se você tiver um tablet convencional apenas com Wi-Fi, ainda dá para fazer um certo esquema. É só acessar a versão Web do WhatsApp através do navegador do seu tablet, da mesma forma que se faz para usar os serviços do app no computador. Isso vale para tablets Android e para os iPads, como você pode conferir com mais detalhes neste tutorial.

3. WhatsApp não funciona

Por mais que o WhatsApp funcione bem na maioria das vezes, você pode acabar se deparando com situações em que o app simplesmente não se conecta à internet ou não funciona muito bem no geral. A primeira coisa a se fazer em casos assim é reiniciar o seu aparelho, já que isso costuma resolver a maioria dos problemas do WhatsApp.

Se o problema persistir, verifique sua conexão com a internet em outros aplicativos e reinicie seu roteador se perceber que o problema pode ser diretamente da rede. Tenha em mente que se nada disso funcionar, é porque há a possibilidade do app estar com problemas em seus servidores, o que já aconteceu algumas vezes no passado. Neste caso, a única coisa a se fazer é esperar pela solução dos desenvolvedores.

4. O aplicativo fecha sozinho

usar o whatsapp no tabletMesmo que não tenha problemas com o envio de mensagens ou com sua conexão no WhatsApp, pode ser que o aplicativo apresente um comportamento estranho. Se ele começar a fechar sozinho ou a ficar muito travado, é possível que seu aparelho esteja com problemas de performance ou que o app esteja desatualizado.

Para resolver isso, tente desinstalar alguns apps mais pesados do seu smartphone ou verifique se há novas atualizações para o WhatsApp. Geralmente, quando o Android recebe uma nova versão, os desenvolvedores otimizam seus apps para que não haja conflitos, bugs ou travamentos entre eles. Em último caso, desinstale o WhatsApp e o instale novamente em seguida (não se preocupe, você não perderá suas conversas ou contatos).

5. O app não reconhece seus contatos

Caso o aplicativo não esteja reconhecendo seus contatos, há algumas coisas que você precisa verificar. O mais óbvio é ver se o número do telefone está realmente correto, algo fácil de errar quando não prestamos muita atenção. Outro fator importante é checar se aquele é o número que a pessoa usa no WhatsApp, já que muita gente acaba usando dois chips (com números diferentes, é claro) em seus smartphones.

Por fim, tenha certeza de que o app está devidamente atualizado e que o contato em questão não o bloqueou, algo que você ver com mais detalhes neste tutorial.

Banner apptuts

6. Adicionando contatos internacionais

Esta é outra dúvida bem comum entre os usuários do WhatsApp, que muitas vezes adicionam números internacionais e não entendem o motivo deles não aparecerem entre seus contatos. Felizmente, isso é algo muito simples de resolver, mas fácil de esquecer: é só colocar o código do país antes do número de telefone.

É claro para isso, você terá que perguntar para a pessoa em questão ou pesquisar pelo código do país específico na internet.

7. Deletar a conta

Por mais que o WhatsApp seja divertido e uma boa maneira de manter contato com seus amigos, é natural que você não queira mais utilizá-lo por alguma razão. O problema é muita gente simplesmente não sabe como deletar sua conta e acaba apenas desinstalando o app do smartphone.

Para realmente se livrar do WhatsApp, é preciso fazer o seguinte: vá nas configurações do app, selecione “Conta” e clique em “Apagar minha conta”.

deletar conta do Whatsapp

Depois, é só confirmar seu número de telefone e clicar em apagar para concluir o processo.

problemas do Whatsapp

Caso queira utilizar o WhatsApp novamente em algum momento, será necessário fazer uma configuração inicial como na primeira vez que você utilizou o app.

8. Envio de arquivos

Infelizmente, o envio de arquivos através do WhatsApp ainda é bem limitado. Além de fotos e vídeos, o app só permite que você envie documentos no formato de PDF, o que pode ser muito irritante em certos casos mais urgentes.

Ainda assim, há algumas maneiras de contornar isso. Se quiser enviar outros tipos de documentos, é possível usar o aplicativo Cloudsend para gerar links de arquivos armazenados em serviços de nuvem. Caso tenha vontade de enviar GIFs para deixar suas conversas mais divertidas, basta conferir nosso tutorial sobre como fazer isso no WhatsApp.

9. Backup das conversas

Muitos usuários do WhatsApp parecem ter medo de perderem suas conversas ou mensagens importantes por causa de algum erro do app ou até mesmo por problemas com seus smartphones. A boa notícia é que apesar do próprio aplicativo não nos avisar, ele faz backup de absolutamente tudo pelo menos uma vez por dia.

Se estiver usando o Android, você pode até conferir a pasta com os arquivos de backup com um gerenciador de arquivos ou conectando o smartphone ao PC. Confira mais sobre esse procedimento através deste tutorial!

10. Problemas em ver status de um contato

bloqueado no whatsappPor fim, temos um problema que atinge a maioria dos usuários do aplicativo de conversas: a falta de informações sobre um contato específico, seja sobre seu status, sua a última vez que utilizou o app ou até se a pessoa leu ou não as mensagens que você enviou.

Há explicações muito simples para simples, ou a pessoa desativou essas configurações de privacidade ou basicamente te bloqueou. A maneira mais fácil de saber se foi bloqueado é reparando se ainda é possível ver a foto de perfil da pessoa no WhatsApp, já ela some em casos de bloqueio.

Resolveu suas dúvidas e problemas do WhatsApp?

Deu para aproveitar nossa lista para resolver seus problemas do WhatsApp? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo se ainda ficou alguma dúvida ou dificuldade!


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo