15 top ferramentas para desenvolvedores
15 top ferramentas para desenvolvedores
15 top ferramentas para desenvolvedores

15 top ferramentas para desenvolvedores


Você trabalha como programador ou talvez está estudando e procurando aplicativos e plataformas para ajudá-lo em seus projetos? É para isso que trazemos esta variada lista com as 15 top ferramentas para desenvolvedores, incluindo desde ambientes de desenvolvimento à motores para jogos. Explore as alternativas e descubra como cada ferramenta pode ajudá-lo!


Leia também: 25 melhores ferramentas para gerenciamento de tempo

1. Android Accelerate

Que tal aprender a programar e desenvolver o seu primeiro aplicativo para Android? O Android Accelerate oferece uma das melhores formas de ensino, sendo recomendado tanto para profissionais buscando se acostumar com a plataforma, quanto para iniciantes que não tem qualquer conhecimento de programação. Além disso o curso também ensina seus alunos a publicar o que foi desenvolvido na Google Play. Acesse o site e torne-se um desenvolvedor Android!

ferramentas-para-desenvolvedores-androidaccelerate

2. GitHub

O GitHub é uma das ferramentas para desenvolvedores mais conhecidas. Grandes empresas como IBM, Spotify, Paypal e até mesmo o Facebook utilizam recursos do GitHub. Ele serve como uma rede onde desenvolvedores da mesma equipe podem colaborar e desenvolver seus projetos. O GitHub facilita o gerenciamento de projetos e a separação de linhas de desenvolvimento. Com isso, é possível fazer correções e alterações no código sem afetar imediatamente o produto original. Ficou interessado? Acesse o site oficial da plataforma!

3. Visual Studio Code

O Visual Studio Code é uma IDE (Integrated Development Environment – Ambiente de Desenvolvimento Integrado) muito popular. Ele incorpora em uma única plataforma o desenvolvimento em diversas linguagens de programação, script, bancos de dados e até mesmo de marcação como C++, Java, Python, CSS, Markdown, HTML, SQL, etc. Fora isso, o VS Code também pode ser customizado com diversas extensões. Acesse o site oficial!

4. Udacity

O Udacity é um aplicativo para desenvolvedores e pessoas interessadas a aprender e dominar habilidades relacionadas à area. Ele disponibiliza diferentes cursos como matemática avançada, programação e mais. Usuários podem aprender a desenvolver jogos em HTML 5, criar blogs e muito mais. Suas videoaulas duram em média 1 minuto e desafiam seus alunos a resolver problemas. Acesse agora mesmo o site oficial!

5. Eclipse

Quando se trata de Java, o Eclipse é uma das melhores ferramentas para desenvolvedores. Ele permite a criação de projetos de desenvolvimento e até mesmo de código aberto. Além disso, a plataforma conta com uma comunidade que ajuda a incrementá-la com diferentes plugins para diversas funções. Estes podem ser encontrados na Marketplace. Ficou interessado? Acesse o site e baixe agora mesmo!


6. Sublime Text

O Sublime Text é uma plataforma de edição de texto que nativamente suporta diversas linguagens de programação. Ela pode ajudá-lo a fazer correções sintáxicas e até mesmo a otimizar a formatação de seu código. Ela não é uma IDE, portanto não será capaz de compilar qualquer código escrito, a não ser que seus usuários baixem plugins que habilitam este tipo de recurso. Acesse o site oficial e descubra mais!

7. QuickEdit

O QuickEdit é um editor de texto que conta com suporte à sintaxe de mais de 40 linguagens de programação. Ele é um dos melhores aplicativos para desenvolvedores disponível no Android. Com ele, fica fácil fazer alterações e correções em códigos de até mais de 10 mil linhas diretamente de seu celular. O QuickEdit também pode ser utilizado para formatar e indentar trechos de código, ou até mesmo visualizar arquivos em HTML, CSS e Markdown. Legal, não é mesmo? Baixe-o gratuitamente para Android!

8. Lottie

O Lottie é uma library criada para Android, iOS e React Native desenvolvida pela Airbnb. Ela facilita a renderização de efeitos e animações, suportando o uso de diferentes elementos e formatos animados. Todas as animações podem ser configuradas e também programadas para responder a interações do usuário. Ela é simples, mas muito poderosa. Acesse o site oficial para baixá-la!

9. MySQL

O MySQL é um das plataformas de bancos de dados mais populares e poderosas atualmente, sendo inclusive utilizada por gigantes como Facebook, Google, YouTube e mais. Ele oferece diferentes tipos de edições com recursos específicos, podendo ser utilizado tanto por desenvolvedores independentes quanto grandes empresas. Além disso o MySQL conta com documentação extensa, facilitando o uso e administração de seus bancos para qualquer usuário. Acesse o site oficial!

10. Slack

O Slack é uma das melhores plataformas de comunicação virtual para equipes e empresas. Ele conta com recursos de compartilhamento de arquivos, chamadas de áudio e vídeo e muito mais. Nele, é possível configurar tanto salas de conversa em grupo quanto contactar outros usuários da mesma equipe individualmente. O Slack pode ser incorporado ao seu projeto para facilitar o acompanhamento do desenvolvimento. Acesse o site e comece a utilizá-lo!

ferramentas-para-desenvolvedores-slack

11. Zapier

O Zapier é uma plataforma de automação que permite a integração de diversos aplicativos na web e compartilhamento de dados entre eles. Com ele é possível receber um e-mail no Gmail, automaticamente copiar seus anexos no Dropbox e ser alertado no Slack, por exemplo. Interessante, não acha? A plataforma é capaz de integrar mais de 1000 aplicativos. Explore mais em seu site oficial!

12. Trello

O Trello é uma excelente plataforma para gerenciamento de projetos, sendo também uma das melhores ferramentas para desenvolvedores. Com ele é possível implementar ciclos de desenvolvimento ágil e acompanhar diretamente o desempenho dos membros de uma equipe. As tarefas podem ser distribuídas entre usuários da plataforma, facilitando também o acompanhamento do cronograma de desenvolvimento. Acesse o site através do link!

ferramentas-para-desenvolvedores-trello

13. Stack Overflow

Sendo uma das maiores comunidades online de programadores de todos os lugares do mundo, o Stack Overflow pode ser considerado uma das melhores ferramentas para desenvolvedores. Ele serve como uma grande base de dados de informações, exemplos de códigos e até mesmo busca por ajuda e colaboração em projetos. Participar ativamente do Stack Overflow faz parte da rotina de muitos, se você não conhecia a plataforma, acesse através do link!

14. Unity

Unity é uma das melhores e mais potentes plataformas de desenvolvimento de jogos. Ela permite o desenvolvimento em diferentes linguagens de programação e script, tanto para jogos em 3D quanto 2D. Além disso, a comunidade de desenvolvedores que utilizam a plataforma é uma excelente fonte de exemplos, guias e informações. Ela também pode ser utilizada para a reprodução de animações. Acesse o site oficial através do link!

15. Construct 2

O Construct 2 é uma das melhores ferramentas para desenvolvedores de jogos. Ele é baseado em HTML 5 e permite a criação de diversos tipos de jogos diferentes, principalmente em 2D. Seu maior diferencial é que não é necessário saber programar para começar a desenvolver. O Construct 2 oferece um sistema intuitivo de objetos que permite qualquer usuário a começar a fazer seus próprios jogos. Além disso, a própria empresa oferece guias, além de uma comunidade amigável e disposta a ajudar. Legal, não é mesmo? Acesse o site e aprenda mais!

ferramentas-para-desenvolvedores-construct2

Encontre também no AppTuts:

O que achou da nossa lista de ferramentas para desenvolvedores?

Você já conhecia todas elas? Conta pra gente nos comentários quais ferramentas fazem parte do seu dia-a-dia!


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo