Como excluir conta do Instagram definitivamente?
Como excluir conta do Instagram definitivamente?
Como excluir conta do Instagram definitivamente?

Como excluir conta do Instagram definitivamente?


Uma das maiores redes sociais da atualidade, o Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários pelo mundo. Por meio dele, é possível compartilhar fotos e vídeos com o intuito de ganhar seguidores no Instagram. No caso de você querer excluir a sua conta do Instagram definitivamente, nós criamos esse guia para te auxiliar.


Siga lendo abaixo e descubra um pouco mais sobre a plataforma, como ela funciona e os dois meios existentes para deletar a conta!

O que é o Instagram?

É muito provável que você já tenha uma conta no Instagram se você está procurando maneiras de excluir uma definitivamente. Contudo, pessoas precavidas podem muito bem querer saber se deletar a conta é algo fácil antes de sequer se cadastrar na plataforma. De qualquer forma, na primeira seção nós iremos abordar o que é o Instagram.

O Instagram é uma das maiores plataformas de redes sociais em existência, com o foco em compartilhamento de fotos e de vídeos, de origem americana e pertencente ao Facebook.

Criado por Kevin Systrom e Mike Krieger, o Instagram teve um lançamento inicial exclusivo para iOS em outubro de 2010. Usuários de Android receberam aplicativo em abril de 2012, e a versão para navegadores de internet foi saiu apenas em novembro do mesmo ano.

O que dá para fazer no Instagram?

O aplicativo pode ser usado para fazer o upload de arquivos de mídia, sejam fotos ou vídeos. Eles poderão, então, ser editados com filtros e organizados com as tão conhecidas hashtags, além de adição de sua localização. Contudo, excluir a conta do Instagram definitivamente não é possível no aplicativo.

O que é o Instagram? excluir conta do Instagram definitivamente

O compartilhamento de postagens na rede é realizado de uma de duas maneiras: publicamente, para que todos os usuários tenham acesso, ou restrita para seguidores no Instagram pré-aprovados.

Inicialmente, era possível apenas o upload de arquivos em formato quadrado, de 1:1, com 640 pixels de resolução, a mesma do iPhone da época. Apenas em 2015 essa restrição foi removida, com a resolução aumentada para 1080p.

Com o passar do tempo, a plataforma teve muitas funcionalidades incríveis adicionadas. As três principais e mais conhecidas são:

  • Capacidade de mensageiro, fazendo com que os usuários possam se comunicar entre si, de maneira privada, sem ter nenhuma necessidade de usar outros apps;
  • Poder incluir várias imagens ou vídeos em um único post, fazendo com que seja muito mais fácil mostrar várias imagens do mesmo tópico, por exemplo;
  • A ferramenta chamada Stories, lançada com o objetivo de competir com o Snapchat. Ela permite que os usuários postem vídeos e fotos numa feed sequencial. Cada post feito no Stories ficará ativo para visualização por outros usuários por apenas 24 horas. Em janeiro de 2019 o Stories já tinha mais de 500 milhões de usuários diários.

Quais as maneiras de excluir a conta do Instagram?

Agora você já sabe tudo o que precisava sobre o Instagram, pelo menos das suas principais funcionalidades. Nós vamos, então, te explicar com um passo a passo detalhado o processo de deletar uma conta.

Existem duas maneiras para que você possa se afastar de uma das maiores redes sociais: o Instagram. Vamos dar recomendações de quando usar cada uma e como fazer isso.

A primeira delas é desativar a sua conta com Instagram, mas não a excluir. Esse processo é bastante fácil de ser realizado por qualquer um e é particularmente recomendado se você deseja apenas dar um tempo no Instagram e se afastar, mas quer ter a possibilidade de voltar a usar o seu perfil quando desejar.

Isso significa que essa função pode ser revertida sem que isso apresente nenhum lado negativo para você. Ao desativar a conta, algumas poucas coisas seguirão visíveis, como as mensagens que você enviou. Contudo, o perfil irá sumir de maneira com que ninguém mais o poderá encontrar.

A segunda das maneiras é excluir a sua conta do Instagram, o que é um processo que pode ser mais chato de se fazer. Isso se dá principalmente porque o próprio Instagram o dificulta para tentar manter pelo menos o seu perfil registrado.

É o mais recomendado para quando você deseja nunca mais voltar à rede social por qualquer motivo. Todo o conteúdo que você fez upload para a plataforma no passo será perdido, incluindo a lista de todos os seus seguidores no Instagram. Ou seja, recomendamos fazer o backup dos seus dados antes de prosseguir.

Como excluir sua conta do Instagram definitivamente (e temporariamente)?

Temos uma má notícia para você (que já foi mencionada acima): na tentativa de tornar esse processo o mais difícil possível para os usuários o Instagram não permite a exclusão de uma conta por meio do aplicativo, seja em Android ou em iPhone. Entretanto, dá para fazer nos smartphones desde que esteja disposto a usar um dos navegadores de internet.

Para excluir uma conta do Instagram, saiba que é possível fazer isso tanto definitivamente quanto temporariamente. Iremos falar sobre ambos os métodos aqui.

Excluir temporariamente a conta do Instagram

Primeiro, vamos abordar o método que não é permanente, sendo possível voltar a usar o seu perfil se quiser.

Confira abaixo como desativar sua conta em cinco passos:

  • Primeiro, vá até o site oficial da plataforma por meio do link para começar o processo. Em seguida, você deverá realizar o login na conta que quer desativar temporariamente;
  • Agora que fez o login em sua conta, você irá ver a suas timeline, onde deverá clicar no ícone de perfil que está localizado no canto superior direito da tela e então em “Perfil” no menu que aparecer.

Perfil

  • Ao lado da imagem do seu perfil, você irá encontrar um botão que diz “Editar perfil”. Clique nele;

Editar perfil excluir conta do Instagram definitivamente

  • Siga rolando até o final da página e clique no botão azul que diz “Desativar minha conta temporariamente” para excluir a conta do Instagram não definitivamente, mas temporariamente, podendo reativá-la quando quiser;

desativar 1 excluir conta do Instagram definitivamente

  • Complete o processo ao selecionar o motivo que te levou a deletar a sua conta e digite a senha, clicando no botão azul que diz “Desativar conta temporariamente”.

desativar

Como excluir permanentemente a sua conta do Instagam?

É claro que o Instagram não quer que você delete a sua conta. Até por isso, o processo que deveria ser simples acaba por ser bem menos intuitivo.

  • Comece o processo de deletar a conta do Instagram seguindo esse link até a página de exclusão. Esse site não pode ser encontrado em lugar nenhum na página do Instagram, então precisa acessar por aqui;
  • A partir da lista abaixo, escolha o motivo que te levou a excluir a conta do Instagram em vez de a desativar:
    • Problemas para começar;
    • Ocupa muito do meu tempo/desvia muito a minha atenção;
    • Questões de privacidade;
    • Anúncios em excesso;
    • Não consigo achar pessoas para seguir;
    • Uma segunda conta foi criada;
    • Quero remover algo;
    • Outro motivo.
  • O Instagram vai te oferecer várias sugestões para você implementar e resolver os problemas sem excluir a conta. Se isso ainda for o que quer fazer, digite a senha do Instagram campo indicado;
  • Para concluir e deletar definitivamente, clique no botão vermelho que diz “Excluir minha conta permanentemente“. Lembre-se: não tem como desfazer isso!

Exclusão permanente excluir conta do Instagram definitivamente

O que achou do nosso guia de como excluir a conta do Instagram definitivamente?

Confira, ainda, as melhores frases para bio do Instagram, as alternativas ao Linktree para colocar link na biografia e descubra como organizar o feed do Instagram!


Por Equipe Apptuts



Voltar ao topo