Problemas do WiFi no Android: 10 Dicas para Resolver
174 Comentários
Problemas do WiFi no Android: 10 Dicas para Resolver
Problemas do WiFi no Android: 10 Dicas para Resolver

Problemas do WiFi no Android: 10 Dicas para Resolver

174 Comentários

Uma das situações mais comuns envolvendo aparelhos Android atualmente é se deparar com problemas do WiFi, seja com a conexão caindo, estando lenta ou até na dificuldade de conseguir autenticá-la. Felizmente, há muitas maneiras de solucionar estas situações hoje em dia, como você mesmo pode conferir em nossa lista com 10 dicas bem úteis para resolver sua dificuldade se o celular não conecta no WiFi!

Leia também: Como saber se alguém está usando seu WiFi

1. Ative o Modo Avião

wi fi não conecta no androidQuando os problemas do WiFi começam a aparecer no Android, um dos primeiros passos que deve ser seguido é a ativação do Modo Avião no dispositivo. Essa ação simples geralmente resolve a situação em muitos casos e não toma muito tempo do usuário. Inclusive, é possível resolver problemas no Google Maps dessa forma.

Você só precisa arrastas a tela do Android de cima para baixo e clicar no Modo Avião para habilitá-lo, o que fará o WiFi (e o Bluetooth e 3G) ser desativado automaticamente. Depois de alguns segundos, clique novamente para desativá-lo e ter o WiFi de volta. No geral, a sua conexão deve voltar ao normal depois deste rápido procedimento.

2. Reinicie o dispositivo

Se o Modo Avião não te ajudar, então é melhor tentar reiniciar o seu dispositivo Android mesmo. Em versões antigas do sistema operacional, a opção “Reiniciar” aparece ao deixar o botão power pressionado por alguns segundos.

Se você possuir uma versão mais recente do Android, é possível que só veja a opção “Desligar”, que serve da mesma maneira se você ligar o aparelho manualmente depois de alguns segundos. De qualquer forma, isso também pode ajudar na maioria dos casos que você se deparar com alguns problemas do WiFi.

3. Reinicie o roteador

Wi-Fi no AndroidSe nenhuma das opções anteriores adiantar, pode ser que o problema não esteja sendo causado pelo seu sistema ou aparelho, mas da internet usada. Você pode testar a conexão ao utilizá-la em outros dispositivos, mas é possível até que o problema esteja acontecendo especificamente entre a conexão do roteador com seu smartphone.

Uma boa maneira de resolver isso é reiniciando o roteador. Para fazer isso, basta tirar o aparelho da tomada por um minuto e conectá-lo novamente em seguida. Com isso feito, teste a conexão WiFi do seu smartphone Android mais uma vez e veja se o procedimento resolveu o problema.


4. Conexão que sempre cai

Se a conexão do seu WiFi está sempre caindo ou se desconectando sozinha, pode ter uma razão muito mais simples do que você imagina. O motivo pode simplesmente ser que uma opção do Android em relação ao WiFi não está ativada.

Problemas com Wi-fi no android

Para checar isso, vá para as configurações de WiFi do seu smartphone e clique em “Manter WiFi durante inatividade”. Em muitos casos, a opção “Somente quando conectado” estará ativa por padrão, o que fará seu aparelho perder a conexão sempre que entrar em modo de descanso. Para resolver isso, é só selecionar a opção “Sempre”. Aproveite inclusive outras dicas para configurar seu aparelho Android, assim como estes conteúdos:

5. Problemas com IP

Muitos usuários do Android também acabam tendo problemas durante a conexão, ficando presos na mensagem de “autenticando IP”. Em muitos casos, é exatamente neste processo que a falha ocorre e a  conexão é perdida.

Além de seguir os três primeiros passos mencionados nesta lista, há mais uma coisa que você pode tentar para resolver o problema. Baixe e instale o aplicativo Wifi Fixer em seu smartphone para começar. Ele ajuda o seu aparelho a restaurar arquivos de sistema essenciais do WiFi, além de resolver o problema ocorrido no processo de autenticação de IP.

6. Ajuste a posição de seu roteador

Um aspecto importante sobre conexões WiFi é que paredes ou outros obstáculos realmente são capazes de obstruir o sinal. Com isso, tanto a velocidade quanto a estabilidade de sua conexão serão comprometidos.

Para resolver esta situação, certifique-se que seu roteador WiFi está bem posicionado e não escondido atrás de algum armário, ou mesmo fechado dentro de algum compartimento. Além disso, certifique-se que, seja onde colocá-lo, não exista uma enorme distância para os outros cômodos na casa. Caso contrário, talvez valha a pena investir na próxima dica.

7. Utilize um repetido de sinal

Se você não consegue alterar a posição do roteador WiFi em sua casa, talvez devido ao cabeamento ou por qualquer outro motivo, não se preocupa. Para evitar problemas do WiFi, você ainda pode optar por adquirir um repetidor de sinal.

O repetido, como o próprio nome sugere, serve para absorver e “re-propagar” o sinal de WiFi com maior intensidade. Dessa forma, mesmo que o roteador original esteja longe, você só precisará se preocupar em posicionar bem o repetido em um ponto centralizado de onde está utilizando a rede.

8. Velocidade da conexão

problemas do Wi-Fi no androidCaso você consiga se conectar ao WiFi, mas esteja tendo sérios problemas de velocidade na sua conexão, como por exemplo os stories do Instagram não carregam, também é possível encontrar algumas soluções simples para o problema. Se estiver usando uma rede de WiFi pública, o problema provavelmente é causado pela quantidade de usuários utilizando a mesma conexão e não há muito que você possa fazer.

Se estiver em casa enquanto o problema acontece, é bem possível que isso seja causado pelo seu próprio provedor da internet. Você pode testar a conexão da internet recebida pelo seu smartphone com o app Speedtest, que pode te ajudar a encontrar a verdadeira raiz do problema. Para baixá-lo, é só clicar neste link.

Dica: Se você é dono de um Galaxy S7 e continua com problemas de WiFi no seu smartphone, veja também esse guia específico para resolver problemas de WiFi no Galaxy S7!

9. Recorra à assistência técnica

Se nada der certo e você continuar tendo de lidar com problemas do WiFi, pode ser que seus equipamentos estejam com problema. Neste caso, a melhor opção é contactar um técnico de sua própria provedora e solicitar que venham conferir ou trocar o equipamento (caso tenha sido entregue junto ao roteador da provedora).

Eles poderão ajudá-lo a diagnosticar o problema – caso realmente seja um defeito no roteador – ou pelo menos indicarão como você pode resolver a situação utilizando um repetidor – como mencionamos anteriormente.

10. Instabilidade de redes públicas

Hoje, descobrir senhas WiFi já é realmente simples. Entretanto, é possível que você esteja tendo problemas do WiFi devido À este fator e isso pode não ser um defeito em seu smartphone Android. Redes públicas nem sempre são realmente estáveis – sem mencionar que podem até mesmo não ser seguras. Portanto, experimente testá-lo com redes WiFi confiáveis, como em seu ambiente de trabalho ou em sua própria casa.

Além disso, não se esqueça de utilizar algumas medidas de segurança, como criptografar seu smartphone ou baixar aplicativos para protegê-lo contra ataques de hackers ao acessar redes públicas. Inclusive, verifique também se a rede pública não está solicitando algum tipo de credenciamento ou login após a conexão. Frequentemente, redes de aeroportos podem que você faça o login e, até que isso seja efetuado, o sinal de WiFi mostrará que o aparelho está conectado mas seu acesso será completamente bloqueado à qualquer página ou aplicativo.

Conseguiu conectar o WiFi no Android?

Algumas vezes, seu problema de conexão é causado externamente por apps maliciosos. Se esse aparentar seu seu caso, veja como remover vírus do Android e confira se o problema será resolvido.

Conseguiu encontrar uma boa solução para seus problemas do WiFi no Android? Não esqueça de deixar um comentário nos dizendo o que achou das dicas e se ficou com alguma dúvida e, agora que seu WiFi está de volta, veja nossa lista com os melhores apps para Android!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

174 Comentários

  1. Bruna 10 de outubro de 2018 11:51

    Meu celular é o Galaxy s6. Eu ligo o wifi ele desligando sozinho.

  2. Moisés 13 de outubro de 2018 2:20

    Bom dia,obrigado,resolvi o problema da conexão wi fi caindo reiniciando o tel;

  3. Moisés 13 de outubro de 2018 2:22

    Bom dia,obrigado,resolvi o problema da conexão wifi caindo reiniciando o tel;

  4. Thais 16 de outubro de 2018 22:49

    Olha eu fiz tudo isso mas olha oq acontece
    O Wifi mostrar q estar ligado e quantos pontinhos estar e tals só q quando vc vai no YouTube por exemplo os vídeos não carregam sendo q em outros smartphone estar tudo normal pq isso acontece a internet estar paga e tudo mais só q não vai no play store nada abaixa…. oq estar acontecendo com o meu aparelho?

  5. amanda 29 de outubro de 2018 11:24

    a rede disponivel aparece
    aparece salva
    clico em conectar aparece conectando endereço de ip
    conecta e cai
    o aparelho é um motog4plus
    já troquei o roteador o que fazer?

  6. Nena Ferreira 30 de outubro de 2018 0:05

    Ajudou muito obrigada.

  7. Jhonatan 8 de dezembro de 2018 23:35

    Eu tenho um tablet DL e não consegue localizar o endereço de ip do wifi toda hora da autentificando más não funciona

  8. Luci 1 de janeiro de 2019 17:52

    Obrigada. O problema foi resolvido com a ajuda dessas dicas.

  9. Rosilene luiza de Feminino Braga 11 de janeiro de 2019 14:53

    Boa tarde meu celular e da LG k4 o poblema e q ele nao quer reconectar co. O wifi a numeração so aparece 000

  10. Leonid Cameron 13 de janeiro de 2019 18:49

    No meu caso resolveu apenas reiniciando o roteador. Obrigado.

  11. Joisson Victor 3 de fevereiro de 2019 0:14

    Olá,
    O Meu Celular Modelo: LG K10 Novo (2017) De Android 7.0
    Estava Com Um Problema De Não Reconhecimento Da Rede Wi-Fi De Minha Residência.
    Eu Consegui Consertar Diminuindo O Canal No IP Do Meu Modem/Roteador.
    Espero Ter Ajudado Alguém.
    Abraço.

    • Midian 26 de março de 2019 14:41

      Com vc conseguiu ajeitar seu telefone para que ele reconheça a rede wi-fi o meu tá com o mesmo problema..

  12. Valdeci 8 de fevereiro de 2019 11:12

    As informações foram bem úteis.
    Obrigado

  13. Cézar Freitas 2 de março de 2019 12:18

    A primeira dica funcionou perfeitamente. Depois de ativar o modo avião e verificar que o wi-fi voltou a funcionar, desativei e ele estava ok.
    Havia feito atualização do Android no Tablet e o wi-fi deixou de funcionar (apenas nele, demais aparelhos ok, ou seja, não era a conexão, roteador ou IP). Tentei mudar asenha, esquecer e recadastrar rede, desligar o aparelho e nada. A dica de vcs (que achei pelo Google) salvou o feriadão.

  14. ingrid 27 de março de 2019 16:11

    como e que eu vou baixar a porra de um aplicativo no celular se eu nao tenho internet no celular?????? ta de brincadeira

  15. Carolina Knupp 3 de abril de 2019 16:11

    O meu é o LG K10 Novo. Tentei todas as opções acima e não resolveu. Consigo conectar no computador normalmente, pelo mesmo wifi, ou seja, o problema está no celular mesmo. ME AJUDEMMM!

  16. Laerte 15 de abril de 2019 9:53

    Excelente dica,resolveu na primeira kkkkkkk valeuuuuuuuu

  17. Kelly Viana Santos 17 de abril de 2019 18:46

    Me ajudou muito, obrigada

  18. Thais Luz 25 de abril de 2019 11:38

    Tenho a senha de 3 wifi da escola, e, embora pegue no celular dos meus amigos, não quer pegar no meu. Não acho que o problema seja meu celular por que quando estou em casa, funciona normalmente, ou em qualquer outro lugar. O que posso fazer?

  19. daniel 27 de maio de 2019 16:34

    obrigado pela dica parceiro, quebrei a cabeça um tempão e vc resolveu bem fácil.

    grande abraço

Voltar ao topo