Como trabalhar em artigos do Google Drive offline?
Nenhum Comentário
Como trabalhar em artigos do Google Drive offline?
Como trabalhar em artigos do Google Drive offline?

Como trabalhar em artigos do Google Drive offline?

Nenhum Comentário

Cada vez mais tem se tornado mais comum usar de plataformas de armazenamento na nuvem. Muitas delas, como o Google Drive, permite que você acesse aos seus arquivos offline, quando estiver sem acesso à internet.

Siga lendo para descobrir o que é o Google Drive, como ele funciona e como usar ele sem conectividade!

O que é o Google Drive?

O Google Drive é uma das melhores soluções para quem precisa de armazenamento em nuvem. Desenvolvido pelo Google foi lançado em 2012 e permite que os seus usuários armazenem os arquivos que quiserem nos servidores da empresa, sincronizem eles entre todos os seus dispositivos e compartilhem com quem quiserem.

Ele tem um site que pode ser usado em qualquer um dos melhores navegadores de internet e, além disso, o Google Drive conta com várias ferramentas que podem ser usadas offline, que podem ser instaladas no Windows, no macOS, no Chrome ou em smartphones, sejam eles Android ou iPhone.

Atualmente, o Google Drive se encontra incluso em um pacote Office da empresa, o G Suite, que vem junto com Google Docs, Google Planilhas, Google Apresentações, Gmail e muito mais.

Todas essas ferramentas juntas permitem que grupos de pessoas editem colaborativamente arquivos, de maneira a fazer trabalhos em grupo, o que é particularmente bom no caso de empresas ou até projetos escolares ou universitários.

O espaço de armazenamento que você tem no Google Drive é compartilhado com todas as outras ferramentas da empresa, como o Google Fotos, o Google Agenda e até mesmo o Google Keep.

Funciona de maneira completa com o Microsoft Office, trazendo uma miríade de benefícios para quem assinar o pacote. Ele conta com mais de 800 milhões de usuários ativos pelo mundo, além de mais de dois trilhões de arquivos armazenados.


O que é o Google Drive? Google Drive offline

Como trabalhar em artigos do Google Drive offline?

É possível acessar e editar arquivos do Google Drive sem acesso a internet, seja em seu computador, no navegador Google Chrome, ou em seu smartphone com Android ou iPhone.

Os arquivos que podem ser acessados são os do Google Docs, do Google Planilhas e do Google Apresentações, além de você poder baixar qualquer arquivo individual para acessar quando quiser.

Isso é realmente útil em casos onde você vai viajar para algum lugar sem internet (ou sem internet confiável), ou simplesmente como uma precaução para garantir que vai poder seguir trabalhando naquele projeto mesmo se sua internet cair.

Como fazer isso no navegador?

Primeiramente, iremos te ensinar a usar o Google Drive offline em seu navegador Chrome. Para tal, é preciso primeiro ter uma conexão ativa com a internet, estar usando o Chrome e não estar em navegação anônima.

Em seguida, siga o link para instalar a extensão do Documentos Google off-line, que é o que vai permitir que você use offline. Certifique-se de que tem espaço livre suficiente em seu computador para salvar os arquivos.

Agora, verifique que está logada em sua conta Google no navegador e siga até a página de configurações do Google Drive por meio do link. Por fim, basta marcar a caixa que diz “Criar, abrir e editar seus arquivos recentes do Documentos, Planilhas e Apresentações Google neste dispositivo off-line” para ativar o modo offline!

Por fim, será necessário que você clique com o botão direito do mouse no arquivo que quer ter acesso quando não tiver internet e depois clicar no item “Disponível off-line” para ativar.

Como fazer isso no navegador? Google Drive offline

Como fazer isso no smartphone?

Essa seção é válida tanto para smartphones com Android quanto para iPhones. É necessário, assim, como nos computadores, estar com uma conexão ativa à internet para poder configurar o modo offline do Google Drive.

Se não tem o aplicativo instalado em seu dispositivo ainda, baixe ele por meio da Play Store ou da App Store. Com ele instalado, realize o login em sua conta do Google para poder prosseguir.

O processo é realmente bastante simples: primeiramente, abra o aplicativo do Google Drive. Agora, ao lado do arquivo que quer acessar offline, toque no menu “Mais” representado por três pontinhos. Por fim, clique na opção “Disponível off-line” para baixar o arquivo!

Como fazer isso no smartphone? Google Drive offline

O que achou do nosso artigo sobre como trabalhar em artigos no Google Drive offline?

Deixe nos comentários qual a sua opinião acerca dessa plataforma de armazenamento, dizendo se já conhecia essa funcionalidade. Não se esqueça de conferir, também, todas as aplicações do Google Drive e como usar do Google Drive para empresas!





Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo