Autenticação de 2 Fatores: o que é e por que você deve usar
Autenticação de 2 Fatores: o que é e por que você deve usar
Autenticação de 2 Fatores: o que é e por que você deve usar

Autenticação de 2 Fatores: o que é e por que você deve usar


Se você está lendo esse artigo, certamente tem interesse em aumentar a sua segurança virtual e já ouviu falar sobre a famosa Autenticação de 2 fatores. Mas pode ser meio difícil encontrar informações boas e confiáveis sobre o que ela é!


Portanto, nós decidimos criar esse guia bastante completo onde te explicamos tudo sobre ela, como funciona, o que é, e porque deveria usar ela. Então basta seguir lendo o nosso guia abaixo!

Por que usar a Autenticação de 2 Fatores?

Pode parecer meio estranho te dizermos o porquê deve usar essa ferramente se você nem realmente sabe o que ela é. Contudo, é realmente importante que compreenda.

A Autenticação de 2 Fatores (2FA, sua sigla em inglês) nada mais é do que mais uma camada de proteção a todas as suas contas online. Considerando que o número de golpes por aí não para de subir, aumentar a sua segurança é muito bem-vindo.

Não só os golpes aumentam, os métodos de segurança usados antigamente tem se tornado cada vez mais falhos, com muitos vazamentos de dados por aí, fazendo com que a Autenticação de 2 Fatores seja ainda mais útil.

As senhas, o método de segurança mais usado, não são verdadeiramente seguras. Afinal são nós, humanos, que decidimos quais elas são, e elas acabam por serem previsíveis de mais de uma maneira diferente.

Além disso, é muito comum para a gente usar a mesma senha para todas as plataformas que usamos. O resultado é bastante óbvio: a sua segurança cai, e muito.

por que usar Autenticação de 2 Fatores


Afinal, se alguém souber a sua senha para uma plataforma, ela vai saber a senha para todas. Mas acima disso, quando há um vazamento de senhas (e já houve muitos), hackers pode usar programas para tentar usar todas elas em bancos, sites de compras e mídias sociais para acessar sua conta.

Claro, usar um gerenciador de senhas mitiga, e muito, esse problema, fazendo com que seja muito mais difícil de adivinhar a senha, já que com eles é possível gerar senhas aleatórias. Ainda assim, usar Autenticação de 2 Fatores vai sempre aumentar e muito a sua segurança!

E o que ela é?

Certo! Agora chegou a hora de te explicarmos o que esse método de segurança é. De maneira bastante simplificada, a Autenticação de 2 Fatores é um processo no qual o usuário precisa de algo além da senha para poder fazer login ou confirmar quem são.

É implementada com o objetivo de prover uma melhor proteção as credenciais do usuário e também os dados que estão atrás da conta. Vai ser sempre mais segura e confiável do que métodos de Autenticação de 1 Fator, como a senha.

Esse método secundário é diferente do primário. Ou seja, você vai digitar a senha e então um token de segurança, sua digital, um scan de seu rosto, ou coisas similares.

Tem o objetivo de adicionar uma camada extra de segurança fazendo com que seja muito mais difícil para hackers acessarem a sua conta ou os seus dispositivos. Afinal, mesmo que a sua senha seja vazada, ela não vai ser suficiente para ganhar acesso!

o que ela é Autenticação de 2 Fatores

Quais são os fatores de autenticação?

Como mencionado, existem várias maneiras por meio das quais é possível para você confirmar quem é e ganhar acesso à sua conta. Existem fatores de conhecimento, de posse, e de inerência como os principais, mas tem outros. Abaixo, vamos listar todos os fatores para a Autenticação de 2 Fatores:

  • Um fator de conhecimento nada mais é do que algo que o usuário sabe, como a sua senha, um PIN, as famosas perguntas de segurança, e todos outros tipos de coisas similares;
  • Um fator de posse, por sua vez, é algo que o usuário possui. Por exemplo, um cartão de identificação, um smartphone, um dispositivo móvel específico, um número de telefone, ou um app.;
  • Um fator de inerência, ou biométrico, é algo que o usuário é. Eles são coisas inerentes ao usuário, incluindo atributos físicos. Por exemplo, utilizar um leitor de digitais ou um scanner de rosto ou de olho. Contudo, vai além, sendo possível usar reconhecimento de voz, reconhecimento de digitação, e modo de fala;
  • Tem, ainda, um fator de localização, que vai restringir o acesso a um determinado local ao rastear o GPS, o endereço de IP, ou permitir o acesso a partir de dispositivos específicos em locais específicos;
  • Por fim, o fator de tempo vai restringir o acesso a uma janela de tempo bastante específica na qual dá para fazer login, e restringe acesso fora dessa janela.

fator biometrico Autenticação de 2 Fatores

Como ela funciona?

Para habilitar a Autenticação de 2 Fatores, vai ser necessário que o app, a loja, ou o lugar tenha habilitado isso para os seus usuários. Contudo, o processo é muito similar para todos os serviços que usam ela.

  • Para começar, você vai digitar o seu nome de usuário e senha para iniciar o login;
  • Agora, o site ou app vai te pedir para digitar o segundo fator de autenticação. Ele vai ser recebido no método escolhido, seja um app, SMS, ou o que for;
  • Após digitar e enviar, o site vai finalmente te permitir o acesso!

Sim, o processo é um tanto mais chato, mas devido à segurança adicional que você vai ter, vale muito a pena.

Gostou do nosso artigo sobre Autenticação de 2 Fatores?

Deixe um comentário nos dizendo se já a conhecia e se nós conseguimos sanar as suas dúvidas sobre ela ou não.


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo