11 apps que nunca deve instalar no celular
11 apps que nunca deve instalar no celular
11 apps que nunca deve instalar no celular

11 apps que nunca deve instalar no celular


Muita gente tende a instalar todo tipo de aplicativo em seu smartphone sem saber se o app é problemático ou não. Mas, se você está aqui, quer saber mais sobre apps que nunca deve instalar no seu smartphone, seja ele Android ou iOS.


E, se esse é o caso, nós temos outras dicas de segurança que você pode ter interesse em seguir para conseguir aumentar a sua privacidade e garantir que seus dados não vão ser vazados!

Então, sem mais delongas, vamos ao artigo. Siga lendo!

Categorias gerais de apps que nunca deve instalar no celular

Nós vamos dividir esse artigo em duas seções principais: essa, sobre categorias de apps, e após falaremos sobre aplicativos específicos que podem ser realmente nocivos para o seu smartphone. Confira!

1. Aplicativos de lanterna

Se você buscar na Play Store ou na App Store pelo termo “lanterna”, é certo que você vai encontrar muitos aplicativos com milhares, se não milhões, de downloads e notas extremamente positivas com milhares de avaliações.

Isso pode passar a impressão de que não tem problema usar eles, mas isso não tem base na realidade. Esses apps que nunca deve instalar em seu smartphone vem com muitas propagandas e geralmente pedem permissões absurdas para usar!

Acima disso, eles são inteiramente desnecessários, a menos que use um smartphone de quase uma década de idade que esteja no Android 4.4, já que na versão 5.0 Lollipop a lanterna foi introduzida nativamente no Android.

A melhor parte é que é realmente simples de se usar a lanterna, seja no Android ou no iOS: no Android, basta arrastar a partir do topo da tela uma (ou duas vezes, dependendo de como estiver configurado) e clicar no ícone de lanterna.


Já no iPhone, é necessário somente arrastar a partir da parte inferior da tela e tocar no ícone da lanterna!

Aplicativos de lanterna apps que nunca deve instalar

2. Aplicativos de teclado

Outra coisa que é muito instalada, mas que pode ser bastante perigosa, são os aplicativos de teclado. De maneira geral, eles são apps que nunca deve instalar em seu celular.

Sim, os apps de terceiros podem oferecer funcionalidades melhores, prever com mais eficácia o que quer digitar, dar sugestões mais apropriadas, e até mesmo oferecer temas mais bonitos e chiques.

Contudo, instalando eles você vai correr o risco de ter os seus dados expostos devido a falhas das empresas, já que é pelo teclado que você digita… tudo, não é mesmo?

Inclusive, até mesmo o SwiftKey da Microsoft acabou por expor dados dos seus usuários! Infelizmente, como o teclado padrão frequentemente deixa muito a desejar, acaba por ser quase necessário para alguns instalar outros teclados.

3. Jogos gratuitos

Nós da AppTuts fazemos muitos artigos sobre jogos gratuitos para você jogar e se divertir no seu smartphone com Android ou iOS. E, por mais que tenhamos incluído eles entre os apps que nunca deve instalar, isso acaba por ser difícil de praticar.

Os jogos gratuitos raramente realmente são gratuitos, geralmente estando repletos de propagandas, compras dentro do app que te forçam a pagar para prosseguir. Eles até mesmo exigem permissões extremamente delicadas e privadas, como contatos e a câmera, mesmo não sendo necessárias.

Ou seja, é um risco instalar eles! Claro que esse risco pode ser muito minimizado ao tomar certos cuidados e precauções antes de instalar um jogo gratuito.

Por exemplo, busque informações sobre a empresa que está por trás desse jogo, veja nas avaliações se tem muita propaganda e preste atenção às permissões que pede e dê acesso ao mínimo possível. Ainda assim, não dá para escapar das propagandas!

Jogos gratuitos apps que nunca deve instalar

4. Aplicativos de antivírus

Parece estranho ver antivírus como uma categoria de apps que não deve instalar no celular, não é mesmo? Mas é a mais pura verdade! Os apps de antivírus servem, acima de tudo, para coletar os seus dados e os enviar para as empresas donas deles.

Claro, existem apps de antivírus que não fazem (muito) disso, mas até mesmo esses não deveriam ser instalados. Isso porque os melhores apps de antivírus vão fazer nada mais do que ocupar espaço na memória do seu dispositivo!

Afinal, o ecossistema da Apple é fechado e seguro o suficiente para que nenhum vírus em potencial possa ter algum acesso ao sistema, não podendo realmente fazer nada.

Na verdade, isso também é verdade para Android, desde que o seu smartphone não tenha root e você não baixe apps por fora da Google Play Store!

5. Aplicativos de lojas

A maior parte das lojas grandes parece querer que você instale o aplicativo delas em seu smartphone hoje em dia. Por mais que eles possam te dar ofertas personalizadas e alguns outros benefícios, devido aos seus riscos de segurança eles fazem parte dos aplicativos que não deve instalar.

A realidade é que a única maneira dessas lojas conseguirem te dar ofertas personalizadas é ao rastrear as suas informações. Ou seja, comprometendo a sua privacidade. E sempre que alguém coleta os seus dados, tem a chance desses dados vazarem.

Além disso, você associar o seu cartão de crédito ao app é algo realmente arriscado, já que sempre tem a possibilidade de algum app ser hackeado. E, caso você tenha os cartões de crédito salvos em várias plataformas, maior a chance dos seus dados serem vazados!

6. Apps para liberar a RAM e o armazenamento 

A última das principais categorias de apps que nunca deve instalar no seu smartphone é a dos que prometem deixar o seu smartphone mais rápido ao desocupar a RAM e liberar mais armazenamento.

Isso precisa ser explicado em duas partes, já que são duas coisas distintas: os aplicativos para desocupar a RAM são um tipo de app que precisa ficar sempre aberto no seu celular para fechar os apps que você não está mais ativamente usando, usando sua RAM e seu processador e deixando o celular mais lendo.

“Mas fechar esses apps que não estou mais usando não é bom?”

Sim, é bastante útil. Mas você não precisa de um aplicativo para isso! Você pode simplesmente clicar no botão quadrado à direita da tela e fechar cada app ao arrastar para o lado! Isso não vai manter apps desnecessários que não deve instalar sempre abertos e funcionando, e vai te dar o mesmo resultado.

Apps para liberar a RAM e o armazenamento

Além disso, tem também os aplicativos de limpar o seu armazenamento. À primeira vista, eles podem parecer extremamente úteis, mas não passam de uma fachada.

Quando usa eles, vai receber a mensagem de que algumas centenas de MB ou até mesmo alguns GB foram liberados. E provavelmente foram, mas a maior parte disso é a memória cache, responsável por armazenar informações que fazem os aplicativos funcionar mais rápido.

Ao deletar a memória cache, os apps simplesmente vão a reconstruir e em um dia esse armazenamento vai estar ocupado de novo. Ou seja, não vale a pena. Essa memória só deveria ser limpa se você estiver tendo algum problema com algum app específico.

Apps específicos que nunca deve instalar no celular

Certo! Agora você já sabe das principais categorias para prestar atenção e evitar instalar, então vamos falar de alguns dos piores aplicativos que poderia instalar no seu smartphone.

7. ES File Explorer

Conhece o Baidu? Aquele “antivírus” conhecido por se comportar como um vírus? Na verdade, Baidu é apenas a empresa que desenvolve esse antivírus, assim como muitos outros aplicativos e programas. Dentre as coisas que ela produz está o ES File Explorer!

Estranhamente, ele era um dos melhores gerenciadores de arquivos para smartphone alguns anos atrás, mas a versão gratuita começou a ser entupida de propagandas maliciosas e te incentivava constantemente a baixar apps extras.

Chegou a um ponto em que teve que ser removido permanentemente da Play Store por cometer fraude de cliques (clicar em propagandas no plano de fundo sem que você soubesse).

Hoje em dia, ainda dá para encontrar APKs dele facilmente ao buscar no Google, mas realmente é um dos apps que nunca deve instalar. No lugar dele, recomendamos o Files do Google!

8. UC Browser

O UC Browser continua na Play Store, mesmo sendo tão nocivo. Inclusive, ele é o navegador de internet para Android mais popular na China e na Índia, prometendo um “modo rápido” que vai poupar os seus dados móveis devido à compressão.

E sim, ele faz isso. Mas, em contrapartida, ele vai coletar absolutamente todos os seus dados de busca e os transmitir sem nenhum tipo de criptografia para o Google e para o Yahoo, sendo extremamente vulnerável e um dos apps que nunca deve instalar.

Para piorar a situação, os seus dados de geolocalização (ou seja, todas as informações acerca de onde você está) são transmitidos, também sem criptografia, para um serviço de mapeamento do Alibaba!

Se você quer usar um navegador seguro e rápido em seu smartphone, basta conferir a nossa lista dos melhores navegadores de internet!

9. DU Battery Saver & Fast Charge 

Quem não quer que a bateria de seu smartphone dure muito mais e carregue muito mais rápido? Infelizmente, usar esse aplicativo não é a maneira certa para fazer isso. Quando ainda estava na Play Store, tinha milhões de avaliações de 5 estrelas!

Antes de mais nada, é preciso esclarecer uma coisa: não importa o aplicativo que você instalar, o seu smartphone NÃO vai carregar mais rápido. A velocidade de carga depende apenas da tecnologia que seu smartphone tem, da qualidade de seu cabo, e de se o seu carregador oferece carregamento rápido.

Okay, tirando isso do caminho, o DU Battery Saver é absolutamente repleto de propagandas, mostrando inclusive muitas propagandas na tela de bloqueio e na barra de notificações.

Ele foi removido da Play Store em 2019 junto com o ES File Explorer também por fraude de cliques. Mas, ainda dá para o baixar por APK ao buscar no Google.

DU Battery Saver & Fast Charge apps que nunca deve instalar

10. Dolphin Web Browser

Outro navegador extremamente conhecido, o Dolphin Web Browser uma vez já foi um navegador realmente bom. Inclusive, ele tem mais de 50 milhões de downloads na Play Store, não tem propagandas, e oferece suporte à Flash e a vídeos em HTML5.

Infelizmente, mesmo com tudo isso fazendo com que ele pareça ser bom, ele não é. Assim como o UC Browser, ele rastreia absolutamente tudo o que faz enquanto o usa.

Pior ainda, ele guarda os dados do que você faz no modo anônimo no seu smartphone! E, mesmo usando um serviço de VPN para navegar, o navegador vai revelar o seu endereço de IP (o que te identifica na internet).

11. Clean Master

O Clean Master por muito tempo foi um dos aplicativos mais baixados e com as melhores na Google Play, com centenas de milhões de usuários e mais de 20 milhões de avaliações com nota 5. Mas, claro, foi removido da Play Store. Ainda assim, o APK pode ser encontrado com facilidade na internet.

Se você conhece um pouco sobre smartphones, sabe que a empresa Cheetah Mobile é bastante ruim, produzindo muitos apps que nunca deve instalar. Isso se dá porque tudo que ela produz é cheio de propagandas de todos os tipos.

Além disso, ele basicamente promete liberar a sua RAM, melhorar a sua bateria… enfim, tudo coisas que ou um aplicativo não consegue fazer, ou ninguém precisa de um app para conseguir!

Gostou da lista de apps que nunca deve instalar?

Deixe um comentário com a sua opinião sobre os aplicativos e categorias que incluímos aqui, dizendo se acha que esquecemos de algo.


Por Equipe Apptuts
Um Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. John Wick 9 de julho de 2021 2:08

    Thank you for sharing this. It was helpful. Keep sharing such things.
    Also checkout Nulls Clash.

Voltar ao topo