Aplicativo para justificar voto: tudo o que precisa saber!
Aplicativo para justificar voto: tudo o que precisa saber!
Aplicativo para justificar voto: tudo o que precisa saber!

Aplicativo para justificar voto: tudo o que precisa saber!


Ano que vem irão acontecer as eleições gerais de 2022, onde serão eleitos o presidente da república, governadores dos estados, membros do Congresso, incluindo senadores e deputados federais, e ainda deputados estaduais e distritais.


Se por alguma razão for impossível para você votar, é possível justificar o seu voto por meio de um aplicativo. Nesse artigo, nós vamos te explicar como o app funciona e como fazer para justificar o voto para evitar possíveis multas.

Como baixar o app?

O aplicativo está disponível para todos os smartphones, sejam eles Android ou iOS. Ou seja, qualquer um pode usar! Por meio dele, você pode se manter regularizado, justificando o voto pelo app da Justiça Eleitoral.

Para baixar, basta que siga o link até a Play Store, até a App Store, ou até o site oficial do TSE, onde pode encontrar links para download de um dos apps para se manter informado nas eleições de 2022.

Vale mencionarmos que esse aplicativo é para muito mais do que apenas justificar o voto. Nele, você encontra o número do seu título eleitoral, seção e zona eleitoral, compra a votação para apresentar ao seu chefe, e até permite que se voluntarie como mesário.

como baixar o aplicativo para justificar voto

Como usar o e-Título, aplicativo para justificar o voto?

Com ele já instalado, basta que você faça login ao digitar informações como nome completo, número do CPF ou título de eleitor, e outras. Então, criará uma senha e poderá começar o processo.

É bom dizermos que a justificativa virtual (pelo app ou pelo site) deve ser feita, de preferência, no dia da eleição. A única razão aceita é se você estiver  fora do seu domicílio eleitoral. Ele faz essa verificação por meio do GPS do seu smartphone.


Para fazer a justificativa depois do dia da eleição, vai ser necessário algo que comprove que você não pôde votar. Ou seja, algum atestado médico comprovando doença, uma justificativa de sua empresa, ou coisas similares. Além disso, o prazo é de 60 dias para justificar.

Com tudo isso em mente, vamos te mostrar os passos necessários para usar o aplicativo para justificar o seu voto:

  • 1. Primeiro, realize o login no aplicativo e selecione a seção que diz “Mais opções” na parte inferior da tela;
  • 2. Agora, toque em “Justificativa de ausência” para prosseguir;
  • 3. Em seguida, você deverá selecionara “Eleição que deseja justificar”, preencher o campo de justificativa, e adicionar o seu email;
  • 4. Para completar, adicione o documento que comprova a sua justificativa!

como usar o aplicativo para justificar voto

Para usar o aplicativo para justificar o voto no dia da eleição, é necessário que seja entre 7h e 17h. Caso prefira, pode também ir até a seção eleitoral mais próxima e preencher um formulário em pessoa.

E, caso não tenha ficado claro: se você faltar nos dois turnos de uma eleição, vai precisar fazer esses passos duas vezes!

Uma última coisa que vale mencionarmos é que, caso o prazo para justificar o voto expire, será necessário pagar uma multa para poder ficar em situação regular, o que é importante para várias coisas.

E aí, o que achou do guia do aplicativo para justificar voto?

Gostou do nosso artigo? Ele foi útil para que você possa justificar o seu voto na próxima eleição, caso seja necessário? Deixe um comentário com a sua opinião, e não se esqueça de conferir, também, como identificar fake news nas eleições!

Imagens por DepositPhotos.


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo