10 apps para se manter informado das eleições de 2022
10 apps para se manter informado das eleições de 2022
10 apps para se manter informado das eleições de 2022

10 apps para se manter informado das eleições de 2022


As eleições ainda estão distantes e o clima está cada vez mais intenso. Brigas entre partidos, discussões entre candidatos e jornalistas em debates e entrevistas, além dos eleitores avulsos sem saber que rumo tomarão. Mas existem apps para se manter informado das eleições de 2022 que vale a pena conhecer.


Este é um momento muito importante e decisivo para o nosso país e nós devemos estar ligados no assunto. Saber em quem votar, onde votar, como votar e até auxiliar pessoas que irão votar é essencial neste cenário atual, ainda mais em uma época recheada de fake news nas eleições.

Por isso, o Tribunal Superior Eleitoral lançou alguns apps para se manter informado das eleições de 2022. São ferramentas que poderão ser usadas por eleitores e até mesmo por aqueles que atuarão como mesários.

Listaremos aqui os principais apps para usar nas eleições deste ano. Mas antes de tudo, aqui vai uma dica para você que usa o Instagram!

Dica: Se quiser começar hoje mesmo a aumentar o seu número de seguidores no Instagram, recomendamos que teste também o Gerenciagram durante 5 dias gratuitamente clicando aqui. Plataforma que pode te ajudar a ganhar até 5 mil seguidores reais em um mês.

1. Meu Deputado

O aplicativo Meu Deputado é polêmico e bastante útil na hora de monitorar os deputados presentes no Congresso. Afinal, você, como contribuinte, tem todo direito de saber como os deputados estão gastando os auxílios que recebem, já que é você quem ajuda a pagar tantas despesas.

Ao baixar o aplicativo, você tem acesso a uma lista contendo todos os deputados eleitos até o momento com informações valiosas. Despesas de cada um, presenças no congresso e como votou em aprovações de leis são alguns exemplos.

É muito importante saber como cada deputado usufrui o que ganha através dos nossos votos. Este aplicativo está disponível para Android e iOS e pode ser uma ferramenta excelente para identificar o que são fake news sobre a atuação desses deputados no exercício da função ou o que é real.


Meu Deputado apps para se manter informado das eleições de 2022

2. e-Título

O e-Título é um aplicativo desenvolvido pelo TSE para facilitar o acesso ao título de eleitor dos cidadãos. Nele você terá a cópia digital do seu título, informações sobre sua situação eleitoral, mostra qual o seu local de votação, e funciona como um aplicativo para justificar voto.

Após baixar o aplicativo, é necessário que você preencha todos os dados corretamente. O e-Título substitui o documento físico na hora de votar.

Caso você tenha feito o recadastramento biométrico, as informações no app virão acompanhadas da sua foto. Porém, se você não realizou o cadastro, a apresentação de um documento oficial com foto será obrigatória.

Vale ressaltar que este aplicativo só funcionará para as pessoas que estão em dia com o TSE. O e-Título está disponível para Android e iPhone.

3. Resultados

Através do Resultados, você acompanhará, em tempo real, o resultado das eleições 2022. Dessa maneira, poderá acompanhá-los em tempo real e compartilhar através de aplicativos para WhatsApp.

A consulta será nominal e constará a quantidade de votos que cada candidato teve, mostrando quem foi eleito ou se haverá segundo turno. Você também conseguirá favoritar seus candidatos para acompanhar a situação deles separadamente. Um dos melhores apps para se manter informado das eleições de 2022, o aplicativo pode ser baixado para Android e iOS.

4. Boletim na Mão

O Boletim Na Mão é um aplicativo que lerá o QR Code contido no final do boletim impresso pelas urnas nas seções eleitorais.

A ferramenta te dará uma cópia digital dos boletins de urna, contendo informações como eleitores aptos, comparecimento, eleitores que faltaram e muitos outros dados. Este aplicativo pode ser baixado para Android e iPhone.

5. Mesário

Esse aplicativo servirá para as pessoas que atuarão como mesárias nas eleições de 2022. O Mesário é um canal de apoio ao trabalho e aos serviços prestados para o TSE no dia de votações, sendo, por isso, um dos apps para se manter informado das eleições de 2022 de uso exclusivo.

Nele, você, mesário, encontrará dicas e informações importantes que poderão te auxiliar melhor durante o evento. Além disso, você tem acesso ao manual, guia e canal do mesário.

Você também receberá avisos ou alertas do TSE da sua região, caso aconteça alguma coisa importante que precise ser repassada. O app Mesário está disponível para Android e iOS.

Mesário apps para se manter informado das eleições de 2022

6. Poder do Voto

Em seguida, temos o Poder do Voto, um aplicativo para Android e iOS que te dá acesso a fichas completas sobre políticos com informações sobre como ele votou em leis que estão em votação no Congresso no momento.

Pode também interagir com os representantes para dizer se você concorda ou discorda com as sias decisões e pode até mesmo se comunicar diretamente com ele!

O aplicativo é um app de terceiros, sem nenhuma afiliação com a Câmara ou o Senado, sendo apartidário e sem fins lucrativos. Confira na Play Store ou na App Store!

7. Appoie

Esse aplicativo é um que está disponível exclusivamente para dispositivos com iOS. De maneira muito similar à plataforma anterior, com esta você via poder ficar de olho no que os políticos estão fazendo (e no que os que já saíram, fizeram).

Além disso, tem uma ferramenta muito legal de match por meio da qual vai ser possível encontrar os candidatos que tem mais a ver com você para te ajudar a escolher em quem votar. Siga o link para ver mais!

8. Vote na Web

O Vote na Web é um site apartidário, que tem o objetivo de apresentar os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional e aumentar o engajamento da sociedade nessas questões. Por isso, também é um dos melhores apps para se manter informado das eleições de 2022.

Ao abrir o site, você encontra listas de projetos apresentados pelos parlamentares no Congresso. O grande trunfo vem da possibilidade de interação do público.

Em cada projeto de lei, você consegue votar contra ou favor e opinar sobre o assunto. Além disso, você também pode votar nas propostas que ainda passarão pelo Senado ou pela Câmara. A grande missão do site é fortalecer a democracia.

Você ainda consegue ver todos os deputados que estão na Câmara e tudo o que foi feito por cada um deles. Projetos cadastrados, aprovados e reprovados e como foram os votos deles em cada sessão são mostrados no app. A ferramenta foi desenvolvida por uma equipe de estudantes de Direito, Jornalistas, Publicitários, Programadores e Designers, que fazem parte do Webcitizen.

Para fazer parte e votar nos projetos de leis, basta se cadastrar no site e ficar atento aos arquivos que lá são postados. Você também pode usar o aplicativo para acompanhar a atuação dos deputados e saiba a opinião dos seus seguidores aprendendo como fazer enquete no Instagram!

9. Ranking dos Políticos

O Ranking dos Políticos serve, nada mais nada menos, do que para ser uma classificação por pontuação dos políticos que estão no momento no Congresso Nacional.

Sem nenhuma filiação a movimentos, grupos ou partidos, a plataforma diz ter três bandeiras apenas: Anti-Corrupção, Anti-Privilégios e Voto Consciente. Com isso, a pontuação é dada para cada um. Vá até a Play Store!

10. Pardal

Por fim, temos mais um app criado pela Justiça Eleitoral. O Pardal tem o objetivo de deixar os eleitores fiscalizarem as eleições por meio de denúncias de práticas indevidas e ilegais.

Ou seja, você vai poder filmar ou tirar fotos de quaisquer irregularidades e fazer uma denúncia para a Justiça Eleitoral. Descubra mais para Android ou para iOS.

Pardal apps para se manter informado das eleições de 2022

Gostou da nossa lista de apps para se manter informado das eleições de 2022?

Deu pra aproveitar as nossas dicas de aplicativos para usar em um dos momentos mais decisivos do nosso país?

Não se esqueça de deixar o seu comentário nos falando qual o seu preferido!


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo