6 dicas para usar o Google Tarefas
6 dicas para usar o Google Tarefas
6 dicas para usar o Google Tarefas

6 dicas para usar o Google Tarefas


Hoje, existem muitas opções de aplicativos que nos ajudam a organizar e gerenciar tarefas. Basta pesquisar por “tarefas” na loja de aplicativos do seu celular ou no Google e você vai encontrar um grande número soluções.


Entre os mais conhecidos, podemos destacar três, que são: Trello, Todoist e Asana. O que nem todo mundo sabe, é que o Google também possui uma solução para esse tipo de necessidade, que é o Google Tarefas (Google Task, no inglês).

Um aplicativo da Google que pode ser uma excelente opção para a criação e gerenciamento de tarefas no seu dia a dia. Ele traz algumas funcionalidades bem interessantes, como programar lembretes de atividades. Ele está disponível para iOS e Android.

Se você estiver buscando uma alternativa para gerenciamento de tarefas, vale a pena essa solução nativa do Google, que vem recebendo constantes atualizações e melhoras ao longo do tempo.

Confira nesse artigo 6 dicas que preparamos para você aplicar no aplicativo.

 

1. Organize suas tarefas

No aplicativo, criar tarefas é algo bem fácil, mas organizá-las é tão importante quanto. Então, para ajudar você nisso, existe um maneira de colocar todas as suas tarefas de uma maneira ordenada e se você realmente precisa criar muitas tarefas, uma hora vai precisar usar esse recurso.

O Google Tarefas oferece duas opções diferentes para fazer isso.


  1. No aplicativo, toque nos três pontos no canto inferior direito.
  2. Toque em Classificar por.
  3. Selecione um dos seguintes:
    • Minha ordem
    • Data

Se você selecionar Minha ordem, que é a opção padrão, basta arrastar e soltar (para cima ou para baixo) os itens de tarefas em suas listas para ordená-los da maneira que desejar.

google tarefas

2. Crie listas

À medida que você começa a usar o Google Tarefas, pode surgir a necessidade de fazer uso de listas, que é um ótimo recurso para ajudar você na organização de tarefas.

Por exemplo, você pode criar listas para contas, lazer, compras ou outros tipos de lembrete. Se esse for o seu caso, essa vai ser uma ótima opção para você.

  1. No aplicativo, na parte superior da página, toque em  + Nova lista .
  2. Digite o nome da lista.
  3. Toque no  botão Concluído.

 

listas google tarefas

Uma outra forma de criar listas é por meio do botão de menu, no canto inferior esquerdo. Basta tocar nele, selecionar  “Criar nova lista” nas opções, inserir o nome da sua lista e pronto!

 

3. Gerencie o Google Tarefas do seu computador

Ao contrário de opções como Todoist e TickTick, não é possível usar o Google Tarefas como um aplicativo independente no computador, o que pode ser um ponto negativo para alguns.

A boa notícia é que existem algumas opções que são extensões disponíveis na Chrome Web Store, que transformam o Google Tarefas em um aplicativo independente.

  • Full Screen for Google Tasks – Extensão que funciona como aplicativo e pode ser usada de forma sincronizada com o Google Tarefas, para usuários no computador. A extensão é compatível com Windows, Mac, Linux e Chromebook.
  • TasksboardExtensão, que funciona como aplicativo e que possui área de trabalho independente, mas sincronizada com o Google Tarefas.
    Com ele é possível exportar e compartilhar suas listas criadas do Google Tarefas com um clique. A extensão do TasksBoard Chrome permite gerenciar, editar e compartilhar suas tarefas e também adicionar uma tarefa às suas Tarefas do Google a partir de qualquer página do Google Chrome.

 

4. Transforme emails em tarefas

Um recurso que pode ser bem útil para quem usa Gmail, é a capacidade de transformar um e-mail em tarefa no “Tarefas” (painel que fica ao lado direito do Gmail).

É uma ótima maneira de ajudar você a lembrar de alguma tarefa, caso esqueça. A melhor parte desse recurso é que é possível transformar e-mails em tarefas diretamente do Gmail de maneira bem prática, seja pelo aplicativo ou pela versão de navegador.

Para transformar um e-mail em tarefa no Google Tarefas pelo aplicativo do Gmail, siga o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo do Gmail.
  2. Encontre o e-mail que deseja transformar em uma tarefa.
  3. Na barra superior, clique no botão “Adicionar às tarefas” .

Se você prefere fazer o mesmo procedimento pela versão de navegador, siga o passo a passo:

  1. Acesse o gmail.com no seu navegador.
  2. Selecione o e-mail que deseja transformar em uma tarefa.
  3. No alto da janela da Caixa de Entrada clique no botão Mais.

Após isso, você poderá acessar a tarefa no “Tarefas”, no painel ao lado direito, caso você precise editar informações como o nome, adicionar e definir uma data de vencimento para a tarefa.

Se precisar, também pode movê-la para outra lista no Google Tarefas. Para isso, clique no ícone de três pontos à direita da tarefa e selecione uma lista.

5. Crie subtarefa

Para quem trabalha com projetos, usar a criação de tarefas é muito importante. Mas, em diversdas situações, é preciso adicionar algumas subtarefas a tarefa principal. No Google Tarefas esse recurso existe, e pode ser uma excelente opção para gerenciamento de projetos.

Este foi um recurso que demorou a chegar, mas agora está disponível. Para criar um subtarefa, siga o passo a passo:

  1. No aplicativo, crie uma tarefa.
  2. Selecione a tarefa na lista.
  3. Toque em Adicionar subtarefas .
  4. Digite o nome da subtarefa que deseja criar.

subtarefas

6. Importe lembretes para o Google Tarefas

Lembretes são recursos bem úteis no nosso dia a dia, e por mais que sejam simples, muitas pessoas gostam de usá-los para pequenas atividades.

Nessa dica, vamos mostrar um recurso que pode ser muito útil, principalmente para quem usa o Google Assistente.

  1. No aplicativo Google Tarefas, toque na sua imagem de perfil no canto superior direito.
  2. Toque em Configurações de tarefas .
  3. Selecione Copiar lembretes para o Tarefas .
  4. Em Copiar para a lista, toque no botão para abri o menu suspenso.
  5. Selecione a lista para a qual deseja copiar os lembretes.

Você também pode marcar a caixa ao lado de Excluir lembretes depois de copiá-los, se desejar limpar os lembretes após a importação.

Confira também: 10 funcionalidades interessantes do Google Agenda

Gostou das nossas dicas do Google Tarefas?

Conseguiu aproveitar o nosso guia de dicas do Google Tarefas? Comente conosco se você já conhecia o aplicativo e o que você achou das nossas dicas.

 

 


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo