Waze GPS – Navegação no Android, iPhone e iPad

Waze GPS – Navegação no Android, iPhone e iPad

01234
222 Comentários

Aparelhos de GPS entraram no mercado nacional há alguns anos e desde então, percebemos quão fácil é se localizar, encontrar um endereço, traçar uma rota para chegar a um destino e ainda obter a previsão de tempo gasto para percorrer o trajeto. Mas o Waze GPS permite facilitar isso transformando seu smartphone em um aparelho GPS, parecido ao que faz o Maps+.

Uma das grandes vantagens de possuir um iPhone ou iPad, é a facilidade de encontrar bons aplicativos de GPS a preços razoáveis ou grátis, evitando investir em outro dispositivo. Com um bom aplicativo, você não ficará mais perdido, pedindo orientações na rua, pois o GPS está o tempo todo ao seu lado: no seu bolso. O Waze é um excelente aplicativo, que cumpre sua função com maestria no iPhone e no iPad. Vamos descobrir por que.

O que é o Waze GPS

Waze GPS

O Waze é um aplicativo de GPS gratuito que pode ser baixado na App Store. Além das funções esperadas, o Waze é excelente pois traz informações sobre o transito em tempo real. É possível saber se o transito na sua rota ou próximo a ela está lento, engarrafado, se houve algum acidente ou ainda se existem policiais ou radares no seu caminho.

Trace uma rota para qualquer destino e o aplicativo lhe orienta através de informações na tela e orientações por voz, avisando quando e onde virar. Se por acaso perder a entrada de uma rua, o sistema recalcula a rota e lhe da um novo caminho.

A base de dados do Waze é bastante grande e na região testada as informações foram muito precisas. Mas caso o Waze não encontre o endereço que esteja procurando, ele permite pesquisar no Google, Bing e Foursquare ou ainda nos dados dos seus contatos.

Trânsito em tempo real

Waze GPS dicas

GPS social é uma ótima definição do que é o Waze. Isto quer dizer que enquanto o aplicativo estiver aberto, ele captura informações de velocidade e posição e envia através da internet para outros usuários do Waze. Assim todos ficam sabendo qual a condição do trânsito, evitando horários de pico ou acidentes na estrada. Além disso, caso um engarrafamento surja, é possível que alguém avise o motivo. Talvez um acidente ou apenas tráfego, e assim pode-se fazer uma outra rota ou aguardar o transito fluir.  Em qualquer caso, não te preocupes pois o Waze te mantem informado.

É fácil avisar o sistema e os outros usuários da região sobre um engarrafamento, radar, presença de policiais, acidente na via, erro no mapa ou alguma situação de perigo. Pressione sobre o ícone desejado e o Waze captura essa informação, alertando todos os usuários no mesmo momento.


Ele é inteligente e percebe que se a sua velocidade diminui no meio da estrada, pode ser um engarrafamento e lhe pergunta: “é um engarrafamento?”. Se a velocidade logo aumenta, ele desconsidera essa informação e não repassa adiante.

A presença de radares na via também não passa despercebida, pois sempre surge um alerta ao se aproximar de um radar. Junto com esse aviso, surge uma pequena tela, solicitando que confirme se esse radar existe mesmo ou se foi informado incorretamente.

GPS inteligente

Ao traçar uma rota, podemos desejar percorre-la por outras ruas, e o Waze aprende qual sua rota preferida. Assim, quanto mais usar o Waze, mais ele vai aprender o sentido das ruas da sua cidade, corrigir a localização de radares, melhorando a navegação para todo mundo.

Erros existem, mas corrigi-los é muito fácil. Surgiu uma nova rua no seu bairro, mas ela não se encontra no sistema? Avise o Waze sobre essa novidade pressionando sobre o desenho de uma escavadeira e depois atravesse essa rua. Assim ele percebe o novo acesso e “pavimenta” o novo acesso, exibindo-a para todos.

Navegar por outras cidades para ver como está o transito também é fácil, navegue pela tela do mapa diminuindo ou aumentando o zoom. Deslize o dedo pela tela e veja através de símbolos a condição de transito de qualquer região.

Se usar o aplicativo de dia, a tela exibe cores mais vivas, mas se for utilizado de noite, as cores ficam mais sóbrias e agradáveis para uma condição de pouca luz. Também é possível utiliza-lo com o iPhone ou iPad na posição vertical, “em pé” ou “deitado”, na posição horizontal.

A rede social

Waze GPS configurações

Para poder aproveitar todas estas facilidades do Waze GPS, ao abrir o aplicativo é solicitado um rápido cadastro para criar o seu Wazer e criar um apelido. Cada usuário é chamado de Wazer e quanto mais Wazers na região, mais precisas são as informações. Além disso, existe uma competição e este cadastro permite participar de um ranking. Quem mais utiliza o Waze percorrendo maiores distâncias ganha pontos. Informou uma nova rua? Ganhe mais pontos. Existem várias formas de pontuar, podendo competir com seus amigos do Facebook. Quanto mais pontos ganhar, melhor sua posição no ranking. Ganhe pontos e personalize seu Wazer, mudando seu avatar. O Wazer com mais pontuação ganha um avatar personalizado.

É divertido, fácil e ainda motiva as pessoas a utilizarem o Waze melhorando as informações sobre rota e pontos da cidade.

Conclusão

O Waze GPS é uma excelente opção de aplicativo GPS com orientação curva-a-curva para iPhone e iPad. É um aplicativo gratuito, completo e em português. Bastante rápido em nossos testes, sendo preciso nas informações prestadas e muito fácil de usar. Os menus internos permitem acessar diversas configurações mas de forma simples. Sua característica social, torna-o bastante divertido e provoca os usuários a usá-lo, melhorando o aplicativo.

O uso de iPad Wifi, sem chip de celular, restringe o uso do aplicativo pois para utilizar o Waze é necessário internet. Mas mesmo assim pode ser uma boa ferramenta para ver a condição do transito antes de sair de casa. O iPad 3g e o iPhone podem utilizar o Waze GPS normalmente, desde que possuam plano de dados para acesso a internet.

Mas nem tudo é perfeito. O consumo de bateria é algo a ser considerado. Como a tela fica ligada enquanto o aplicativo está aberto, o consumo de bateria aumenta. Mas fica ainda maior devido ao acesso constante à internet, buscando informações sobre o trânsito. Uma alternativa ao Waze GPS é o Around Me, outro app de navegação para iPhone. Clique no link para baixar o Waze GPS.

Dica: Os modelos de iPhone 3G, 3GS, 4 e 4S já possuem suportes para colocar no parabrisa do carro. Em breve suportes para o iPhone 5 também estarão disponíveis no mercado. É fácil encontrar esses suportes na internet. Compre também um carregador veicular, assim não é preciso se preocupar com a bateria.


Seções:
Waze GPS – Navegação no Android, iPhone e iPad
01234 Total de 12725 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço


Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

222 Comentários

  1. Renato 27 de agosto de 2016 1:10

    Não consigo ouvir pelo fone de oucido. Tem alguma sol
    ução? ?

  2. Carlos Filho 29 de agosto de 2016 18:21

    Olá, boa tarde.
    Estou tendo um problema em relação ao waze, no qual ligo ele coloco a rota e ele aparece isso em vermelho “Sem sinal GPS. Mostrando localização aproximada.” E quando estou no meio da rota, ele simplesmente para de carregar e perde a o trajeto, alguém pode me ajudar pois uso muito esse app. Obrigado e boa tarde.

  3. Fabio Moreno 29 de setembro de 2016 20:38

    Ola , o meu waze infelizmente so funciona quando eu tenho sinal de wifi. Ou seja, quando eu estou na rua, eu nao consigo localizar nenhum local, alem de ele nao recalcular a rota quando eu erro o percurso.
    Portanto, como eu faço para que meu waze ache um local na conexao 3g?

  4. Fabio Moreno 29 de setembro de 2016 20:40

    O meu waze so acha a localizacao quando ele esta conectado via wifi. Ou seja, eu tenho que ir em algum lugar com wifi, colocar o que eu quero e sair por ai pela rota que ele traçou quando o meu celular estava no wifi.

  5. leandro 6 de outubro de 2016 19:24

    Meu waze não aparece mais a seta, apenas o símbolo do radar. Como faço para voltar ao normal??
    Quando vou navegar ele fica “maluco” sem dar as cordenadas corretamente

  6. Carlos Teixeira 18 de outubro de 2016 17:30

    Oi Boa Tarde, Aqui é Carlos.
    Gostaria de saber se existe alguma maneira da seta indicativa do Wase ficar mais rápida, principalmente quando em uma determinada região existem muitas curvas com pequenos trajetos tipo, 40, 50, 60 metros e a Seta fica muita lenta para ficar na direção correta, ocorrendo erros nos trajetos, qual a solução. Obrigado

  7. Chioda 29 de novembro de 2016 17:53

    Ola Rodrigo, tenho um Zenfone 2 e nos ultimos dias meu Waze faz a chamada inicial “Estamos ponto, vamos” e depois não fala mais nada. Uso o Portuguez BR – Alessandra.

  8. César Cunha 31 de dezembro de 2016 14:48

    Boa tarde,
    Tinha até ontem uma voz Portuguesa (BR) no meu waze com nome de ruas. Hoje fiz a actualização e deixei de ter voz Portuguesa com nome de ruas. O que posso fazer! Vivo em Portugal e preciso de uma voz que indique o nome das ruas. Obrigado

Voltar ao topo