Chromecast: O que muda com sua chegada?

  • Por Luciano Larrossa
  • 25/07/2013 às 16:23 atualizado em (24/10/2018 às 16:35)
  • 3min de leitura

Com o anúncio da Google do Chromecast – um dispositivo que transforma televisores com entrada HDMI em Smart TVs –, diversos sites estão relacionando o novo produto à Apple TV, que, essencialmente, possui as mesmas aplicações; conectar a tevê a uma rede Wi-Fi e permitir o espelhamento de tela e o controle através de smartphones, tablets e computadores.

A relação é válida, porém há alguns pontos que precisam ser considerados. Além da diferença de tamanho e preço – a Apple TV custa U$ 99, contra U$ 35 do Chromecast –, deve-se levar em conta a política mais “livre” da Google, em relação à conectividade com outros sistemas operacionais móveis.

Apple TV vs Chromecast: quais as diferenças?

Enquanto a Apple TV disponibiliza a função de Airplay (pareamento do dispositivo apenas com iPads, iPhones e Macbooks com Bluetooh 4.0), o Chromecast promete conectividade com aparelhos com Android, navegador Google Chrome e iOS, e quem sabe com Windows Phone, futuramente, apesar de o sistema móvel da Microsoft não ter sido citado pelos executivos da Google.

Outro ponto importante é a liberação do sistema para desenvolvedores, assim como ocorre com smartphones e tablets, que atualmente ainda não é possível com a Apple TV, com um sistema operacional próprio. O Chromecast utilizará o Chrome OS, sistema presente em alguns notebooks e no Chromebook, o ultrabook da Google.

chromecast

Espera-se que com a chegada de um concorrente à altura da Apple TV ocorram mudanças no modo como as empresas se relacionam com os desenvolvedores, para a criação de aplicativos para tevês inteligentes. Possivelmente veremos novas interações entre usuários e suas Smart TVs, como instalar e rodar jogos feitos especialmente para tevês e aplicativos com conteúdos exclusivos.

Chromecast: dicas para usar o aparelho

Agora em sua segunda versão, o Chromecast é uma das melhores opções, especialmente para quem não conta com Smart TVs e precisa de uma maneira de assistir filmes e séries em serviços de streaming como a Netflix. Veja abaixo algumas dicas para tirar o máximo possível do aparelho:

1. Assista lives do Facebook na TV

Se estiver no celular mas com uma TV com o ChromeCast livre, você pode assistir às transmissões ao vivo do Facebook. Para isso, basta que seus aparelhos estejam todos conectados à mesma rede WiFi. Acesse a live que quer assistir e toque no ícone de transmissão que aparecerá na tela.

chromecast facebook

2. Veja apresentações de slides no ChromeCast

O ChromeCast é normalmente associado com entretenimento. Ver filmes e séries no Android são as opções mais comuns quando pensamos no motivo para comprar o aparelho. Mas também pode ver apresentações em slides na TV por causa dele.

Para isso, basta usar o Google Chrome, um dos melhores navegadores de internet, que possui integrações com o aparelho. Abra a apresentação no Apresentações Google. No canto superior direito da tela, clique na seta ao lado de Apresentar e escolha apresentar em outra tela, escolhendo o ChromeCast em seguida.

chromecast apresentar

3. Jogue no ChromeCast

Outra opção de entretenimento do aparelho, você pode jogar seus melhores jogos para Android na TV. Porém, é recomendável que opte por adquirir alguns controles para Android, dando a experiência de estar jogando videogame. Para tornar a experiência ainda mais divertida, você pode jogar games de dança como Just Dance Now diretamente na TV, usando o sensor de movimento do celular para se divertir.

Quais são suas atividades favoritas com o ChromeCast? Comente conosco!

Esse artigo foi atualizado em 11/10/2018.