Android N é revelado de surpresa pela Google

  • Por Luciano Larrossa
  • 10/03/2016 às 13:56 atualizado em (10/03/2016 às 13:56)
  • 2min de leitura

Marcado para ser apresentado apenas em maio desse ano, a Google não aguentou guardar o segredo por tanto tempo e revelou o próximo estágio de seu Android N. Não apenas isso, mas ela já está abrindo o novo sistema para desenvolvedores e usuários especializados testarem e sugerirem funções ou correções.

O objetivo da empresa é ter o Android N pronto para enviar aos manufatureiros no verão norte-americano, que compreende o período de junho à setembro. Com isso, o plano de lançamento final fica para o terceiro trimestre desse ano.

Veja também: Como bloquear mensagens SMS no Android

A Google fala que ainda incluirá novas funções até a versão final do dispositivo. Por enquanto, as mudanças principais que poderão ser conferidas pelos programadores é a habilidade de responder notificações na própria tela de preview, ou seja, sem a necessidade de abrir o aplicativo correspondente à notificação. Além disso, será possível responder todas as notificações que venham do mesmo aplicativo de uma vez só.

O Android N também virá com a possibilidade de dividir a tela em duas janelas, uma função bastante requisitada por usuários de tablets, em sua maioria. Dispositivos com Android TV também poderão contar com um aplicativo de um lado e a janela da TV sendo transmitida de outro.

Android N

A previsão também é a de diminuir o consumo de bateria quando a tela estiver apagada, mais ainda que o Android Marshmallow, versão atual do sistema. O sistema estará disponível para aqueles que desejarem se inscrever para essa fase de testes, mas vale lembrar que, como ainda é um sistema em desenvolvimento, é bastante provável que encontre diversos bugs e até mesmo travamentos.

O Android N poderá ser testado nos aparelhos Nexus 6, Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus Player, Nexus 9 e Pixel C. O link para fazer a inscrição ainda não está no ar, então não deixe de acompanhar o AppTuts para saber quando poderá testar o novo Android N!

Fonte: TechCrunch