24 Dicas de Instagram para impulsionar sua carreira de fotógrafo
Nenhum Comentário
24 Dicas de Instagram para impulsionar sua carreira de fotógrafo
24 Dicas de Instagram para impulsionar sua carreira de fotógrafo

24 Dicas de Instagram para impulsionar sua carreira de fotógrafo

Nenhum Comentário

Se está começando sua carreira de fotógrafo ou já está estabelecido, mas gostaria de usar redes sociais para impulsionar seu negócio, o Instagram é uma das ferramentas mais úteis para alcançar seus objetivos. Embora a plataforma não sirva para substituir seu portfólio, ela pode ser uma excelente porta de entrada para trabalhos significativos, além de permitir que reúna uma comunidade entusiasmada em torno de seu trabalho. Por isso, reunimos as melhores dicas de Instagram para auxiliá-lo a impulsionar sua carreira de fotógrafo!

1. Coloque mais de um link na bio do Instagram

dicas-de-instagram-apptuts

Apesar do Insta limitar bastante sua capacidade de colocar links externos, existe uma maneira de contornar essa situação. O AppTuts.bio é uma plataforma que possibilita criar um mini site que encaminhará seus seguidores para diversos links de sua página.

Por exemplo, se um seguidor está para casar e gostou do seu trabalho em casamentos, ele poderá clicar no link em sua bio e, em seguida, escolher acessar a sua página de vendas para conferir os preços que pratica para tirar fotos do casório.

Apesar de muito simples, a ferramenta pode ser muito útil para te ajudar a converter seguidores em clientes. Quer começar a testá-la gratuitamente? Então acesse agora o link para usar o AppTuts.bio!

2. Procure ferramentas para aumentar número de seguidores

Existem diversas maneiras de angariar seguidores para seu perfil no Instagram. Uma delas é utilizar um software especializado nisso, que utiliza ferramentas automáticas para aumentar suas chances de conseguir mais seguidores reais para o seu perfil – ao invés de fakes e bots.

O Scalehot é um aplicativo que usa inteligência artificial pode ajudar nesse quesito, por permitir configurar quais hashtags deseja que ele busque e interaja. Após um período de uso, o Scalehot mostra relatórios gráficos sobre o crescimento do número de seguidores de sua conta, assim como a performance de suas últimas publicações.

Nota: Também é possível testar o Scalehot GRATUITAMENTE por 7 dias. Confira mais acessando o link.


dicas-instagram-scalehot

Conheça também outras ferramentas para ganhar seguidores no Instagram:

  • Engaji: conheça o app por meio do link e usando o cupom larrossa para aproveitar 10% de desconto!
  • Perforgram: o app oferece 15 dias de garantia para o crescimento do seu perfil. Clique no linkpara conhecê-lo!
  • iPost: oferece teste grátis por tempo limitado. Acesse o link para começar o seu!

3. Use aplicativos para agendar postagens

Apesar de o Instagram não contar com agendamento de publicações no aplicativo, existem diversos softwares externos que podem cumprir esse papel. Utilizá-los evita que tenha de entrar na rede social apenas para publicar uma foto recente.

O Bume é um aplicativo de gerenciamento para redes sociais que pode deixar suas publicações programadas para serem postadas durante a semana, por exemplo, permitindo que foque em seu trabalho. Ele ainda é compatível com outras mídias como LinkedIn, Twitter e Google Meu Negócio.

Nota: O Bume conta com teste GRATUITO de seu software por 5 dias. Clique no link para se cadastrar!

4. Envie directs automáticas para novos seguidores

Não deixe de entrar em contato com seus novos seguidores. Quando as estratégias anteriores começarem a dar resultados, o ideal é que tente manter alguma forma de contato com estes novos perfis que passam a acompanhar seu conteúdo.

O Seguir.me – além de compartilhar algumas funções semelhantes aos aplicativos mencionados acima -, também permite o envio de mensagens automáticas de boas-vindas no Instagram, permitindo inclusive que registre modelos diferentes, que se alternarão a cada novo seguidor. Vale notar que também pode agendar suas postagens no Instagram através da ferramenta.

Nota: Conheça mais sobre o Seguir.me acessando o teste GRATUITO por tempo limitado e experimentando todas suas ferramentas. Acesse o link para fazer o cadastro!

5. Utilize softwares para automatizar interações

Um dos pontos mais interessantes sobre o Instagram é que seu perfil cresce à medida que interage com outros perfis e usuários de uma maneira mais ágil do que outras mídias como o Facebook. Porém, essa atividade ainda exige considerável tempo para ser trabalhada. Por isso, ferramentas como o Grow Social podem ser de grande ajuda.

Buscando os temas de sua área através de hashtag, o programa curte e segue perfis com os termos selecionados através de seu perfil. É válido lembrar que não é recomendável fazer uso exagerado dessa função, já que pode ser denunciado por spam.

Nota: Saiba mais sobre o Grow Social clicando no link e aproveitando o período de 3 dias para testes GRÁTIS!

6. Venda suas fotos com o Bagy!

O Instagram tem cada vez mais se tornado uma ferramenta para vender online. O Bagy é um serviço criado justamente para transformar o Instagram na vitrine do seu negócio.

Por isso, você pode utilizá-lo para vender suas fotografias, postando-as no Instagram e marcando as imagens através do Instagram Shopping, colocando como destino sua loja virtual criada pelo Bagy. Para conhecer mais sobre a plataforma, veja o vídeo abaixo e clique no link!

7. Use o Instagram Stories

Apesar do feed ser o melhor lugar para publicar fotos em alta resolução, não esqueça de usar o Stories para interagir com seus seguidores. Por meio dele, você pode criar conteúdo mais autêntico.

Por exemplo, pode usar o Stories para dar dicas para tirar fotos de si mesmo ou mostrar bastidores do seu trabalho. Outra funcionalidade interessante do Instagram Stories é a lista de visualizações.

Sempre que cria um post no Stories, você pode ver quem conferiu seu conteúdo. O mesmo acontece quando vê os posts de alguém. Ou seja, você tem a chance de receber um novo seguidor toda vez que confere o Stories de alguém que ainda não te deu o valioso follow.

O Scalehot também automatiza esse processo, usando seu perfil para ver centenas ou até milhares de Stories automaticamente. Basta indicar 10 perfis para a equipe da plataforma, que buscará outros usuários de perfil parecido ao indicado.

A cada 30 dias, você recebe o resultado dessas visualizações e pode ver o quanto seu perfil cresceu com a ferramenta. Por isso, clique no link agora e veja como o Scalehot funciona!

8. Interaja com seus seguidores

Certifique-se de interagir de verdade com seus seguidores. Para isso, você pode responder a comentários, fazer enquetes e até mesmo realizar sorteios no Instagram, estas são diferentes formas de engajar seu público e fazer com que não se esqueçam de seu perfil.

Exclusivamente para os sorteios, você precisará de uma ferramenta para fazê-los, mas não se preocupe! A AppTuts oferece nossa própria ferramenta de sorteios para Instagram, facilitando sua vida e permitindo que interaja com seus seguidores de forma prática.

9. Use o Instagram como um diário

Lembramos novamente que o Instagram não deve substituir seu portfólio em hipótese alguma. Ou seja, na rede social é encorajado que tenha uma atitude um pouco mais pessoal do que faz em sites especializados ou apresenta a agências. Pense no Instagram como uma espécie de diário no qual registra seus trabalhos mais recentes ou até detalhes do seu dia a dia como profissional de fotografia.

10. Capriche na biografia

Não é porque recomendamos que use o Instagram como uma espécie de diário que deve tratar a plataforma sem seriedade alguma. A plataforma é ideal para fotografia já que seu foco está nas imagens, e não no texto. Por isso é importante ter dicas de Instagram específicas para fotógrafos.

Ainda assim, lembre-se de preencher sua bio do Instagram de maneira profissional, salientando seu trabalho e fornecendo seus contatos. Veja esse guia completo para criar uma biografia no Instagram de excelência!

dicas-de-instagram-bio

11. Evite hashtags muito populares

Essa é uma das dicas de Instagram que podem parecer contraproducente para muitos, mas existe um motivo pelo qual evitar usar hashtags muito populares em seus posts.

Como esses termos são os mais visados e possuem maior presença, sua publicação fica por pouquíssimos segundos nas buscas e, normalmente, acabam por atrair seguidores falsos, que irão fazer spam nos comentários de suas publicações ou enviar links maliciosos por mensagem direta. Use ferramentas para encontrar hashtags dentro do seu nicho para facilitar seu trabalho!

12. Não coloque as hashtags no meio do texto

Evite a todo custo escrever suas publicações dessa maneira: “cenário #lindo para uma #fotografia nesse #feriado”. Inserir hashtags no meio dos posts dificulta a leitura e, considerando o tempo de atenção médio dado a publicações em redes sociais, o ideal é que coloque as hashtags apenas ao final da publicação.

13. Evite colocar muitas hashtags por post

O limite de hashtags por publicações em um post no Instagram é de 30 termos, mas isso não significa que deve usar todos. O ideal é que mantenha o máximo de 10 termos por publicação, nunca passando de 15. Fazemos essa indicação pois exagerar no número de hashtags pode deixar sua publicação zoneada, passando uma má impressão ao seguidor.

14. Crie listas de hashtags

Pode parecer pequeno, mas pensar em quais hashtags inserir pode tomar uma boa quantidade de tempo. Por isso, nossa recomendação é que mantenha listas fixas de hashtags a serem usadas em uma determinada ocasião. Dependendo da publicação, será necessário adicionar, editar ou subtrair apenas uma ou algumas, agilizando o processo.

dicas-de-instagram-hashtag

15. Seja consistente com a regularidade de publicações

Uma vez no Instagram, o ideal é permanecer publicando de maneira consistente. Apesar de ser a décima das dicas de Instagram dessa lista, essa pode ser considerada a mais valiosa. Quanto mais tempo ficar sem publicar, menor será o alcance de seu post quando retornar devido ao algoritmo do Instagram. Por isso, o ideal é que mantenha posts regulares, de maneira que suas incríveis fotos continuem a aparecer no topo dos feeds de seus seguidores.

16. Seja consistente com o tipo de post…

Não apenas seja regular em relação a regularidade dos posts que faz para o Instagram, mas também com o tipo de publicação. Se for um fotógrafo de moda, por exemplo, foque a grande maioria de suas publicações com fotos de desfiles e coleções da área. Desviar muito desse caminho fará com que perca seguidores, já que está deixando de cumprir com o tipo de publicação esperado pelos seus seguidores.

17. …mas não seja demasiado rígido

Mas vale lembrar que não é necessário publicar exclusivamente sobre moda. Apesar da maioria de seus posts precisar ser focado nisso, também pode reservar algumas publicações para coisas relacionadas, como fotografias de outras áreas ou, ao invés de uma foto, uma notícia sobre sua área. O importante é manter o foco, mas também não desviar muito do assunto principal de sua conta no Instagram.

assuntos

18. Responda a seus seguidores

As ferramentas de interação automática que citamos no início dessa lista não fazem milagres. Por isso, lembre-se de reservar um tempo para responder a comentários e mensagens diretas enviadas a seus seguidores.

O Instagram pode não ser seu portfólio, mas é uma vitrine pelas quais empresas observam seu trabalho e podem utilizar a plataforma para entrar em contato. Por isso, assegure-se de responder seus seguidores sempre que puder.

19. Use sua visibilidade e se torne um influenciador

Os influenciadores digitais não são exclusivos do Youtube. Por isso, uma de nossas dicas de Instagram é que pense também em usar a visibilidade que conquistar com seu Instagram como uma fonte de renda.

Vale lembrar novamente a importância de oferecer contatos atualizados em sua biografia. Como falamos anteriormente, sua visibilidade pode atrair futuros clientes e é possível que usem o Instagram para buscar mais informações sobre seu trabalho. Veja mais sobre como ser um influenciador no Instagram pelo link.

influenciador

20. Lembre-se de colocar uma descrição em suas fotos

Ser um fotógrafo não o isenta de passar um tempo redigindo textos. A área de descrição de suas publicações não serve apenas para inserir as hashtags e ser encontrado pelos mecanismos de busca, mas também como um auxiliar para contar a história por trás de cada foto. Por isso, lembre-se de sempre adicionar uma descrição com detalhes importantes, como contexto, nome e o local onde tirou a foto.

21. Melhor resolução para publicar fotos quadradas

Essa e as outras duas dicas de Instagram mostrarão as resoluções ideais para publicar suas fotos no Instagram. A primeira, fotos quadradas, eram as únicas permitidas no início da rede social. Apesar de não possuir um aspecto tão profissional quanto às outras, a prévia não é cortada nem redimensionada pelo aplicativo. A resolução ideal para fotos quadradas no Instagram é de 1080 x 1080px.

22. Melhor resolução para publicar fotos verticais

As fotos verticais são as que podem possuir maior qualidade na rede social, embora seja impossível prever como o Instagram irá cortar a foto no momento de publicar a prévia, o que pode fazer com que a imagem não passe o efeito desejado. A resolução mais indicada para evitar esse problema é de 1080 x 1350px.

23. Melhor resolução para publicar fotos horizontais

Por fim, as fotos horizontais são as mais comuns de serem vistas na web ou em publicações impressas, dando maior impressão de profissionalismo do que as anteriores. Assim como nas fotos verticais, seu revés é a imprevisibilidade de saber como ficará o corte da prévia feito pelo Instagram.

A melhor resolução para publicar fotos horizontais no Instagram é de 1080 x 566px. Veja também esse guia completo com tamanhos ideais para mídias sociais!

24. Encoraje seus seguidores a comentar

O melhor do Instagram é que ele é uma vitrine interativa. Ou seja, seu trabalho está sendo mostrado e pode receber o feedback de maneira quase instantânea. Uma das mais efetivas estratégias para ganhar seguidores no Instagram é encorajar as interações. Por isso, nosso último conselho em nossa lista com dicas de Instagram é que encoraje seus seguidores a deixar um comentário sobre sua foto ao final de um post.

cta

Leia também:

Quais dicas de Instagram considera essencial para fotógrafos?

Esperamos que consiga alavancar o número de seguidores e consiga mais negócios com estas dicas de Instagram. Já utiliza a rede social? É experiente em seu uso? Então não deixe de usar nossa seção de comentários para dar novas dicas a quem está começando na área!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo