Modo escuro nas Redes: Tudo o que precisa saber
Modo escuro nas Redes: Tudo o que precisa saber
Modo escuro nas Redes: Tudo o que precisa saber

Modo escuro nas Redes: Tudo o que precisa saber


Apesar de muitos apps e sites terem um design original mais claro e com fundo branco geralmente, muitos usuários preferem exatamente o contrário. Um fundo escuro acaba sendo melhor para os olhos (especialmente em ambientes já escuros) e o visual também acaba sendo mais agradável para o gosto de muita gente. Felizmente, essa versão mais escura tem aparecido cada vez mais em muitos aplicativos. Alguns possuem a opção nativamente enquanto outros precisam de uma configuração diferente no sistema operacional do seu dispositivo.


Modo escuro no Facebook Messenger

Atualmente, tanto o Facebook quanto o Messenger já contam com essa opção. Para quem costuma usar bastante o app de conversas da rede, acaba sendo uma alternativa muito útil.

Para ativá-lo, é só ir no seu perfil através do app e clicar no botão “Modo Noturno”.

Modo escuro no Facebook Messenger

Isso deixará o app com um fundo totalmente preto. Não é tão bem trabalhado como o de outros apps, mas serve bem o seu propósito,

Modo escuro no Telegram

No Telegram, outro app de conversas, também há um modo escuro. A diferença é que ele sempre esteve disponível e pode ser personalizado de algumas formas.

Dá para escolher entre alguns tons diferentes de azul, alguns mais escuros do que outros se preferir assim. O melhor é que você pode programar esse modo para que ele se ative e desative automaticamente dependendo do horário.

Modo escuro no Telegram


Já no Telegram X, uma versão experimental do app, é possível criar seus próprios temas. Desta forma, fica muito mais simples de criar o modo noturno perfeito para o seu tipo de uso.

Modo escuro no Instagram

Considerando que quase todo o layout do Instagram conta com um fundo branco, dá para imaginar o motivo de muitos usuários desejarem um modo noturno. No caso, ele até chegou, mas não da maneira que muitos esperavam.

Você consegue ativar o modo noturno no Instagram se fizer isso através do seu sistema operacional. Ou seja, é necessário usar o novo recurso de modo noturno no Android e iOS para que ele seja ativado na rede social.

Entretanto, tem uma maneira de o ativar sem precisar alterar no sistema. Para isso, basta ir nas Configurações do Instagram e então na aba de Tema para escolher o Escuro!

Indo até o Modo escuro no Instagram

Definindo o Modo escuro no Instagram

Modo escuro no WhatsApp

Em Abril de 2020, foi lançado oficialmente o modo escuro do WhatsApp. Enquanto ele não havia sido lançado, já tinha tido um vazamento, então o lançamento certamente não foi surpreendente.

Esse modo pode ser encontrado nas Configurações do app. Lá, basta ir até as Conversas e então em Tema, onde vai poder selecionar Escuro ou Claro. Infelizmente, só é possível usar essas duas opções.

Modo escuro no WhatsApp

Modo escuro no Android

Dentre as diversas novidades do Android Pie, também veio a opção do modo escuro para todo o sistema para muitos de seus usuários. Isso não só deixa os menus do Android neste modo escuro, como aplica o tema em certos apps.

Isso vale para o Instagram, como mencionamos anteriormente. Para ativar o modo escuro no Android, há duas maneiras bem simples. A primeira consiste em puxar a aba de notificações para baixo e clicar no ícone de “Modo escuro”.

Modo escuro no Android pelas configurações rápidas

O segundo método requer que você vá nas configurações do aparelho e clique na opção “Visor”. Em seguida, é só ativar ou desativar o “Modo Escuro” dependendo do que quiser na hora.

Modo escuro no Android pelas configurações

Para quem não ainda não tem a opção desse modo no Android, há uma alternativa com um app disponível na Play Store. Você pode baixá-lo através do link.

Com o app instalado, basta abri-lo e clicar na opção “Day Mode” para usar a versão clara e padrão do Android ou “Night Mode” para usar o novo modo escuro.

Isso dá exatamente o mesmo efeito que o modo escuro normal do Android.

Modo escuro no iOS

Com a chegada do iOS 13, os smartphones da Apple também receberam um modo escuro, assim como o Android.

Para ativá-lo, você pode ir até o Painel de Controle e clicar no botão de luminosidade por alguns segundos, o que vai fazer a opção “Modo Escuro” aparecer.

Modo escuro no iOS

Basta clicar nesse ícone para ativar ou desativar o modo de acordo com a sua preferência. Isso muda a aparência dos menus do iOS e de certos apps, como o Instagram.

Gostou de saber mais do modo escuro em diversos apps?

Deu para aproveitar nosso guia para conhecer mais sobre o modo escuro em diferentes apps e sistemas? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou e se também prefere usar o modo escuro.


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo