Os 10 Melhores teclados virtuais para Android

  • Por Luciano Larrossa
  • 08/12/2014 às 20:58 atualizado em (10/01/2019 às 18:41)
  • 6min de leitura

Um dos recursos interessantes do Android e que muitas vezes não é utilizado é a possibilidade de trocar o teclado nativo do Android por outros teclados virtuais. Existem centenas de opções de teclados na Play Store, portanto você pode alternar de teclado quantas vezes quiser até escolher aquele que melhor gosta.

Mas antes de baixar um, é importante pensar nas características que você mais valoriza. Algumas pessoas gostam de interfaces mais simples, outras dão mais valor às cores enquanto outras gostam de teclados mais tradicionais para o seu Android. Para facilitar a sua vida, separamos aquelas que são as 10 melhores opções do mercado. Basta ler a review de cada uma delas e escolher a que melhor se adequa aos seus objetivos!

Leia também: Google lança atualização para teclado do Android

1. Smart Keyboard

teclados virtuais Samrt Keyboard

O grande diferencial deste teclado é que ele permite que você modifique o tamanho das teclas. Isso é uma excelente ajuda para pessoas como eu, por exemplo, que muitas vezes sentem dificuldades com o tamanho pequeno das teclas. Obviamente, quanto maior forem as suas teclas menos opções de letras e números terá disponíveis numa janela só. O seu design é muito semelhante ao do teclado do iPhone. Por isso, se você gosta do teclado da Apple, tenho a certeza que irá adorar o Smart Keyboard!

2. Adaptxt

O Adaptxt é considerado por muitos usuários como um dos teclados virtuais do futuro devido ao seu excelente design espaçoso. Um pormenor interessante é que ele ajuda você a saber que alguns eventos estão próximos. Se você pesquisasse por Jogos Olímpicos, por exemplo, o app iria abrir um pequeno aviso com o link para a Wikipedia. Outra opção bastante útil é a de compartilhar facilmente aquilo que você está escrevendo para o Twitter ou Facebook com apenas um clique.

3. Swiftkey

O Swiftkey é conhecido por prever facilmente aquilo que você vai escrever, tendo sempre como base as suas mensagens, email ou tweets. Na verdade, ele é realmente eficiente nesta função e por vezes parece adivinhar aquilo que você vai escrever. Isso faz com que você tenha que escrever muito pouco e as suas comunicações passam a ser baseadas em algumas iniciais de palavras. No entanto, algumas pessoas não gostam que o app tenha autorização para fazer pesquisas entre os seus emails e acabam por não optarem pelo Swiftkey. Outro ponto negativo é que o teclado não pode ser personalizado.

4. Touchpal

teclados virtuais Touchpal

Se você é fã do Harry Potter ou de qualquer outro tipo de jogo que envolva magia, vai adorar este teclado. O Touchpal faz um gênero de efeito mágico cada vez que você escreve uma palavra. Um pormenor interessante é que ele rapidamente deteta o idioma que você está escrevendo e adequa a sua escrita inteligente a ele. Por último, é necessário destacar que os sinais de pontuação são inseridos ao deslizar os dedos para cima ou para baixo, o que facilita muito a sua digitação.

5. SlideIT

Mais com de 7 milhões de downloads e presente em 45 idiomas, o SlideIT apresenta uma maneira revolucionária de escrever. Ele permite que você escreva palavras através do deslize nas letras. Depois, as palavras surgem de forma “mágica” no ecrã. Os comentários deixados na página da Google Play demonstram muito bem como os usuários desta ferramenta estão satisfeitos.

6. GoKeyboard

GO Keyboard é um dos teclados virtuais Emoji Free bem projetado para acelerar a digitação e ao mesmo tempo reduzir erros de digitação com eficiência. Ele suporta mais de 60 línguas com vários métodos de entrada adaptados. Com a escolha de mais de 140 temas de emoji, mais de 800 emoji grátis, e layouts de teclado, ele faz da digitação uma experiência ainda mais divertida e personalizada.

7. Thumb Keyboard

teclados virtuais android

A principal preocupação do Thumb Keyboard é conseguir uma boa ergonomia para o usuário e para isso dá a possibilidade de você utilizar o teclado de várias formas. Além do layout padrão, ele conta com outras opções que podem ser utilizadas consoante o tamanho do seu smartphone ou tablet. Além disso também pode modificar a cor do seus teclados virtuais Android ou modificar a barra de ferramentas. Tem um custo de 2,99 dólares mas vale a pena o investimento.

8. MessagEase Keyboard

Após instalar este app, é bom que esqueça tudo aquilo que sabe sobre teclados. O MessagEase Keyboard permite que você escreva até 82 palavras por minuto, tem uma “universidade” que ensina você a escrever melhor com o teclado e ainda foi criado com base em vários estudos científicos. É normal que note alguma dificuldade em adaptar-se inicialmente ao teclado, mas com o passar do tempo verá que esta é uma opção bem mais rápida que as restantes desta lista.

9. Dextr

Você alguma questionou porque razão as letras do alfabeto não estão pela ordem? Pois é, se elas tivessem pela ordem normal isso melhoria muito a sua experiência de escrita, certo? Foi com o intuito de resolver esse problema que surgiu o app Dextr. Com ele, você vai ter as letras do seu teclado organizadas por ordem alfabética. Além disso, as teclas são do tamanho e do formato dos dedos, layouts especiais para canhotos (muito bom!) e ainda funciona em mais de 10 idiomas.

10. Gboard

O Gboard é o aplicativo de teclado dedicado da própria Google, oferecendo todos os recursos que você precisa para acessar o mecanismo de busca enquanto conversa com seus contatos nos mais diversos apps mensageiros.

Ele também oferece GIFs, pesquisa de emojis e digitação por voz e até mesmo multilíngue, ideal para conversar com pessoas que não falam português. O Gboard é inteiramente gratuito e pode ser baixado na Google Play através do link no título!

Gostou da nossa lista de teclados virtuais?

E você, qual teclado Android usa? Já experimentou algum desta lista? Não deixe de contar pra gente nos comentários qual é o seu favorito, ou se esquecemos de abordar algum que você já utiliza.

Abraço,

Luciano Larrossa