20 melhores documentários Netflix 2022
20 melhores documentários Netflix 2022
20 melhores documentários Netflix 2022

20 melhores documentários Netflix 2022


Os documentários estão cada vez mais na moda! Com o aumento da atenção em relação às diversas questões ambientais e sociais da humanidade, esse gênero era antes visto como exclusivo de quem é “intelectual”. Hoje, esse estereótipo não reflete a realidade.


Prova disso é a própria Netflix, que traz alguns dos melhores filmes e séries do gênero. Ainda não explorou essa parte do catálogo, mas se interessou em conhecer algumas destas obras?

Então prepare já a pipoca, ajeite as almofadas do sofá e confira abaixo nossa lista completa com os melhores documentários Netflix 2022!

Quer uma ideia de post para Instagram sobre os filmes e séries que estiver assistindo? Então veja agora esse artigo ensinando como compartilhar o que estiver vendo na Netflix pelo Stories do Instagram!

1. Elas Contra O Serial Killer

A primeira sugestão da nossa lista dos melhores documentários Netflix em 2022 é o Elas contra o Serial Killer.

melhores documentários Netflix Elas contra o Serial Killer

Esse produção francesa acompanha uma chefe de polícia e a mãe de uma vítima de assassinato em uma busca incansável por um serial killer na Paris dos anos 1990.

Entre os anos de 1991 e 1997, ele estuprou e matou cerca de sete jovens, além de cometer outros crimes, envolvendo assaltos e esfaqueamentos.

Um caso real que chocou a França. O documentário traz depoimentos e cenas de reconstituições que prometem chocar o público.

2. O Mistério de Marilyn Monroe — Gravações Inéditas

Mergulhe no mistério e na beleza do documentário traça todo o caminho que foi percorrido pela estrela até o momento da sua morte.

Ouça entrevistas inéditas com seus amigos mais íntimos, com uma importante reflexão sobre a toxicidade da antiga Hollywood  e a indústria que explorava mulheres como Marylin.

Repleta de laudos médicos psiquiátricos, arquivos do FBI, o documentário nos leva até a trajetória do abuso de medicamentos, principalmente tranquilizantes e remédios para dormir, que culminaram na misteriosa morte da estrela.

melhores documentarios Netflix O Mistério de Marilyn Monroe

3. Os Segredos de Saqqara

Os Segredos de Saqqara é um documentário que acompanha um grupo de arqueólogos investigando alguns segredos do Egito Antigo.

melhores documentários Netflix Os Segredos de Saqqara

No documentário, que não é somente pra quem curte história, descobrimos como foi a exploração de uma tumba datada há mais de quatro mil anos que, surpreendentemente, estavam intactas.

O mais impressionando é que os materiais usados vão além das costumeiras pás, martelos e os pincéis para tirar a poeira. As descobertas e explicações nos levam inclusive a visualizar, através de um Raio-X, tudo aquilo que está enfaixado.

Você terá a oportunidade de acompanhar as incríveis descobertas e análises sendo feitas pela primeira vez ali, na frente das câmeras, por grandes especialistas no assunto.

4. Nosso Planeta

Ainda na lista dos melhores documentários Netflix 2022, Nosso Planeta é uma série de oito episódios que fala sobre a relação da humanidade com nosso próprio planeta. Cada episódio foca em um ambiente, como florestas, oceanos e áreas geladas.

A série se destaca pelos seus visuais impressionantes e por mostrar como nós mesmos estamos a destruir nosso planeta com ações que, na maioria das vezes, nem percebemos.

melhores documentarios netflix 2019 planeta

5. Taylor Swift: Miss Americana

A vida das celebridades te interessa?

Em Taylor Swift: Miss Americana, a cantora relata detalhes pessoais e de como é ter apenas 30 anos e ser a artista feminina mais premiada da história do AMAs e ter 10 Grammys.

Após passar por controvérsias na carreira e vida pessoal, ela resolveu assumir seu papel como intérprete, compositora e uma mulher influente.

6. 3 Toneladas: Assalto ao Banco Central

Essa série retrata a investigação sobre um dos assaltos que marcaram a história do nosso país.

melhores documentarios Netflix 3 Toneladas: Assalto ao Banco Central

O crime ficou conhecido pela engenhosidade dos responsáveis por roubar mais de 160 milhões de reais do Banco Central em Fortaleza, no Ceará. Os criminosos cavaram um túnel de 80 metros de comprimento até o cofre da instituição em agosto de 2005.

O documentário recria os momentos mais importantes da busca aos criminosos que durou cinco anos. Bem como imagens, depoimentos e arquivos inéditos de policiais e criminosos.

Além disso, as ações dos bandidos desencadearam uma série de outros problemas, como sequestros, assassinatos, agentes infiltrados e compras suspeitas em dinheiro vivo.

A série traz os detalhes mirabolantes de como os bandidos conseguiram entrar dentro do cofre de um banco tão seguro, revelando o plano minucioso que colocaram em prática.

7. Conversando com um Serial Killer — O Palhaço Assassino

Trazemos para a lista dos melhores documentários da Netflix esse série policial de uma temporada.

O documentário conta a história de John Wayne Gacy, mais conhecido como o palhaço assassino. Gacy assassinou 33 homens e os enterrou em um espaço pequeno em sua casa localizada no subúrbio de Chicago, durante os anos 1970.

Nas conversas recuperadas para a série, o assassino revisita os assassinatos que cometeu, seu julgamento e também o estado mental após a resolução de tudo.

8. Homecoming

Se você tem a Beyoncé como ídolo e ainda não assistiu Homecoming, então pode se preparar porque você já tem o que assistir hoje.

Diferente de muitos documentários, Homecoming não traz tantos detalhes sobre a vida da celebridade.

O foco aqui é o processo criativo e os bastidores do seu maior show, que aconteceu em 2018. Você ficará por dentro de todos os detalhes de como ela produz, coreografa e interpreta em seus shows, conhecendo os métodos de trabalho de uma das mais importantes celebridades do planeta.

homecoming mostra o processo criativo de beyonce

9. Minha História

Outra celebridade entra na nossa lista dos melhores documentários da Netflix em 2022.

Destacando o poder da união entre a comunidade durante os 8 anos de seu mandato e o de seu marido e o poder da conexão quando ouvimos histórias, o longa conta uma parte da jornada da advogada, escritora e ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama.

Esta é a segunda parceria de Barack e Michelle Obama com a Netflix, depois do documentário Indústria Americana — que venceu o Oscar em 2020.

10. Winter on Fire

Tão atual e indicado a um Oscar de Melhor Documentário, Winter On Fire mostra como protestos estudantis na Ucrânia em 2013 culminaram em uma resposta extremamente violenta e sua principal consequência: 93 dias de conflitos em defesa dos direitos civis no país.

E se você ainda não entendeu como o conflito entre Rússia e Ucrânia se intensificou nos últimos anos, o documentário é uma boa produção para conferir.

11. As Casas Mais Extraordinárias do Mundo

Gosta de arquitetura e design e procura por inspiração? Então não pode perder as temporadas de As Casas Mais Extraordinárias do Mundo.

Uma lição em pensamento fora da caixa, cada episódio nos leva a algum lugar do mundo e uma casa fora do convencional.

Na primeira temporada, os apresentadores nos levam a projetos em ambientes como floresta, montanha e litoral. Na segunda, visitamos casas em países como Estados Unidos, Espanha e Índia, entre outras.

12. The Royal House of Windsor

O fascínio pela Família Real Britânica já rendeu muitas séries, filmes e documentários, como The Crown, uma ficção fiel à realidade e a série mais cara do mundo.

Agora temos The Royal House of Windsor que, com seis capítulos, tem início na 1ª Guerra Mundial, quando o clã se renovou em meio ao intenso sentimento antialemão.

Já em 1936 Edward VIII protagonizou a maior crise da realeza britânica ao abdicar do trono para se casar com uma divorciada, a socialite norte-americana Wallis Simpson.

A série documental ouviu especialistas, familiares e teve acesso a alguns dos documentos mais bem guardados do mundo.

13. Misha e os Lobos

Essa é a incrível história da grande saga de uma sobrevivente do holocausto que viveu entre lobos para sobreviver. 

Ela não apenas escapou dos horrores que os nazistas cometeram contra os judeus, como também foi “adotada” e criada por lobos enquanto tentava encontrar seus pais verdadeiros.

Entretanto, um desentendimento com seu editor trouxe à tona uma possível conspiração.

O que era uma linda história de sobrevivência se transformou na verdade em uma história sobre ganância. E, para piorar, uma mentira para tirar proveito de um dos capítulos mais terríveis da nossa história.

14. Explicando

Se sente confuso ou até mesmo um pouco velho quando se depara com termos como K-Pop ou astrologia, entre diversos outros? O Explicando te mostra em 20 minutos!

Disposto a esclarecer e debater temas contemporâneos, a série de documentários é uma das mais abrangentes, falando de assuntos que vão desde música, sexualidade e nutrição, entre outras.

Ideal para o horário do almoço – principalmente se trabalha em casa -, já que diverte ao mesmo tempo que ensina, com mais leveza que algumas das obras citadas aqui. Facilmente um dos melhores documentários da Netflix.

melhores documentarios netflix 2019 explicando

15. Excuse me, I love you

Para os fãs dos bastidores musicais, no documentário da cantora Ariana Grande: Excuse Me, I Love You, você subirá ao palco em Londres, para sua turnê Sweetener World.

A artista compartilha também os bastidores de sua vida nos ensaios e na estrada.

Segundo a cantora, em postagem nas redes sociais, o filme é uma carta de amor aos fãs, como forma de celebrar a relação que cultivou com eles durante toda a carreira.

16. Fyre Festival: Fiasco no Caribe

Uma das maiores festas do mundo. Luxo, gente bonita e celebridades. Esse seria o Fyre Festival, um dos festivais de música mais badalados e caros do mundo. Impulsionado pelas mídias sociais, o festival era uma grande farsa.

Os primeiros pagantes chegaram no local e…nada mais do que uns trailers estavam disponíveis. Nada de palco, nada de DJ, nada de bebidas caras e ostentação.

Como isso aconteceu?

É isso que Fyre Festival: Fiasco no Caribe explica!

17. Abstract: the Art of Design

Este documentário que, diferente da maioria não traz denúncias relacionadas ao meio ambiente ou percorre a vida de ícones ou celebridades,  fala sobre arte contemporânea e design.

Ao longo dos episódios, ela nos mostra os diferentes ramos dessa arte, entrevistando especialistas e mostrando seus processos criativos.

Ideal para entender melhor sobre o ofício para quem é leigo ou apresentar novas perspectivas sobre como os profissionais podem usar suas ferramentas.

18. O futuro

Recém estreando na plataforma, esse documentário nos convida a olhar para o futuro para ver como todos os aspectos de nossas vidas diárias serão impactados pela tecnologia.

Com o auxílio de uma equipe de especialistas, a série inovadora tenta desvendar as tendências tecnológicas e possibilidades revolucionárias que existirão nas próximas gerações.

19. Queda Livre: A Tragédia do Caso Boeing

Em 2019, duas aeronaves novas caíram com apenas cinco meses de uso, matando 346 pessoas. Nos dois acidentes, os aviões apresentaram falha logo após a decolagem.

Agora os investigadores revelam como a Boeing pode ser sido responsável pelas tragédias ao priorizar o lucro em detrimento da segurança das pessoas.

20. Neymar: O caos perfeito

O país do futebol não poderia deixar fora da lista o documentário sobre um dos atletas mais bem pagos do mundo esportivo, e brasileiro.

Amado mundialmente, mas também um grande alvo de críticas da mídia e dos torcedores. Neymar compartilha os altos e baixos de sua vida pessoal e de sua brilhante carreira no futebol.

Quais são os melhores documentários Netflix 2022?

Agora que já aumentou sua lista consideravelmente com nossas sugestões, chegou a sua vez de compartilhar com seus amigos para assistirem juntos e definir qual desses é o melhor documentário do serviço de streaming?


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo