13 melhores aplicativos mobile para chat online

  • Por Luciano Larrossa
  • 07/10/2016 às 21:32 atualizado em (28/05/2020 às 16:21)
  • 7min de leitura

Seja seu objetivo falar com seus amigos ou fornecer um canal de atendimento para seu negócio, é essencial contar com alguns aplicativos para chat online. Dessa maneira, você fica acessível mesmo que não esteja no computador, podendo atender a emergências. Montamos uma lista com as melhores opções de chat online que pode baixar para seu dispositivo iOS ou Android, assim como alguns especializados na realização de chamadas em áudio ou vídeo. Confira!

Leia também: As 6 melhores ferramentas grátis para chat em ecommerce

1. Jivochat

Uma solução de chat online para negócios, o Jivochat é uma das ferramentas mais completas no que se propõe. Além dos aplicativos para Android e iOS, ele fornece relatórios quantitativos e qualitativos, possibilidade de integração com sistemas CRM e convite proativo para chat, uma das funcionalidades mais úteis da área. O plano profissional do Jivochat também permite que desenvolvedores usem um código para embutir um chat online no aplicativo de seu negócio, caso possua um.

chat-online-jivochat

Nota: O Jivochat oferece 14 dias GRATUITOS para teste de sua plataforma. Clique no link para fazer o cadastro.

2. LiveChat

Um dos mais populares serviços de chat online, o LiveChat também conta com aplicativos para iOS e Android. Neles, é possível continuar um atendimento mesmo que não esteja no computador, ideal para solucionar emergências ou manter o atendimento mesmo que não possa estar no escritório. Os dados são armazenados na nuvem, então é possível ter acesso a informações sobre seus visitantes independente do dispositivo que esteja usando para acessar e evitando a necessidade de instalar softwares.

chat-online-livechat

Nota: O LiveChat permite que use os aplicativos GRATUITAMENTE durante 30 dias para testes. Acesse o link para se cadastrar e começar o seu!

3. WhatsApp (iOS, Android)

O mensageiro mais popular no mundo não podia ficar de fora dessa lista. Apesar de não contar com tantas funções como outros aplicativos semelhantes, o WhatsApp é hoje o mais utilizado e recentemente incluiu a possibilidade de enviar mensagens em negrito, itálico ou sublinhado. Também permitiu encaminhamento de mensagens e enviar mensagens diretas dentro de um grupo. O app, apesar do foco no uso pessoal, também é usado como atendimento por diversas empresas.

4. Snapchat (iOS, Android)

Apesar de sua função principal não ser a de um chat online, a natureza “autodestrutiva” das mensagens continua a ser utilizada extensamente pelos usuários. Vale lembrar que a popularização do Snapchat se deu justamente por conta dessa função. Por conta disso, merece uma vaga nessa lista e é um dos poucos que permite o envio de mensagens que mesclam texto, imagem e vídeo de uma vez só.

chat-online-snapchat

5. Skype (iOS, Android)

Um dos comunicadores mais antigos dessa lista, o Skype começou como um software para computadores – onde ainda é amplamente utilizado por empresas -, mas também ganhou versões mobile como adaptação para o mercado. Suas funções permanecem as mesmas por anos, permitindo mensagens por texto junto a chamadas por áudio e vídeo.

6. MyLiveChat (iOS, Android)

Outra solução dedicada à atendimento por chat online, o MyLiveChat conta com planos gratuitos e pagos para sua empresa. A empresa também oferece ferramentas comuns a esse tipo de serviço, como monitoramento de visitantes – permitindo que saiba quais páginas ele está visitando – e oferecimento de transcrições das conversas para avaliação. E, claro, aplicativos mobile para quando não puder estar de frente ao computador!

7. Telegram (iOS, Android)

chat-online-telegram

Um dos substitutos favoritos quando o WhatsApp é bloqueado no país, o Telegram traz ainda mais funções que seu rival, apesar de menos popular. Inclusive chegamos a listar essas vantagens em um texto com 9 vantagens dele em relação ao WhatsApp, no qual uma delas é a possibilidade de usá-lo apenas no computador, sem a necessidade de ter um celular conectado do lado. Ele também permite o envio de arquivos maiores e boa parte das funções que o rival oferece hoje já existiam no Telegram, como a possibilidade de enviar mensagens diretas dentro dos grupos.

Leia também:

8. Slack (iOS, Android)

Um serviço de chat online voltado à comunicação interna em empresas e equipes de freelancers, o Slack é um dos melhores serviços em sua área. O app permite ligações em áudio – com conversas por áudio em grupo ainda em desenvolvimento -, estabelecimento de diversas equipes, troca de arquivos e possibilidade de deixar mensagens salvas como anotações, entre outros. É um dos aplicativos que permite maior organização entre os mensageiros para celular. Também conta com versões web e software para PC e Mac.

9. ZenDesk (iOS, Android)

Dedicada ao atendimento por chat online, a ZenDesk é também uma das empresas mais proeminentes, sendo reconhecida até por quem não é do ramo. Assim como a maioria das companhias do setor, também é possível assinar um plano e utilizar uma versão mobile da ferramenta. Também é possível responder a tickets enviados para o suporte diretamente do aplicativo.

10. Google Allo (iOS, Android)

chat-online-allo

O novo programa de chat online do Google traz uma variedade de novos e divertidos recursos, não sendo tão sério quanto sua contraparte Google Hangouts. Entre as funções, é possível enviar desenhos criados pelo próprio usuário pelo app, junto a integração com o assistente da Google, que o transporta diretamente para o motor de busca quando necessário. Também conta com a Resposta Inteligente, que aprende de acordo com as respostas que dá a seus contatos e passa a sugeri-las em situações semelhantes.

11. Zopim (iOS, Android)

Da mesma companhia responsável pelo Zendesk, o Zopim também é uma ferramenta de chat online por assinatura. As conversas do Zopim permanecem salvas tanto no computador quanto nos aplicativos. Ou seja, não é necessário se preocupar e salvar as transcrições externamente, já que elas aparecerão por completo independente do dispositivo que esteja usando.

12. Facebook Messenger (iOS, Android)

Outro dos principais mensageiros da web, o Facebook Messenger é o bate-papo do próprio Facebook, que fica separado do aplicativo principal em sua versão para dispositivos móveis. Diferente dos outros aplicativos como o WhatsApp e Telegram, o Facebook Messenger não exige saber o número de telefone do contato, bastando apenas que esteja adicionado em seu perfil no Facebook para começar uma conversa.

13. Paltalk (iOS, Android)

Um chat online dedicado exclusivamente para comunicação me vídeo, o Paltalk funciona também como uma espécie de rede social. Isso acontece pois as pessoas com as quais fala no Paltalk não são às de sua lista de contato, mas sim de grupos de chat com desconhecidos. É possível combinar com amigos para usar uma sala, mas , no geral, poderá usar o app para conhecer novas pessoas e conversar com elas sobre quaisquer assuntos.

chat-online-paltalk

Qual chat online usa no seu dia a dia?

Listamos aqui diversas ferramentas para chat online, que podem ser usada tanto de maneira profissional – como o caso do Slack e do Jivochat para atendimentos – quanto pessoal. Quais são os aplicativos que mais usa em sua rotina? Comente conosco o que achou de cada um deles em nossa seção de comentários!