3 maneiras fáceis de recuperar arquivos deletados no Android
Por Equipe Apptuts
25 Comentários
3 maneiras fáceis de recuperar arquivos deletados no Android
3 maneiras fáceis de recuperar arquivos deletados no Android

3 maneiras fáceis de recuperar arquivos deletados no Android

Por Equipe Apptuts
25 Comentários

Deletar seus arquivos sem querer ou se arrepender de ter apagado algo por algum motivo é bem comum, mas felizmente há muitas maneiras de recuperar algo perdido, como já mostramos ser possível com um pen drive, por exemplo.

Só que com o número crescente de usuários de smartphones e tablets Android, torna-se ainda mais usual ver pessoas cometendo esses erros nestes dispositivos. O pior é que nesses casos, não há uma simples “Lixeira” como nos computadores, o que dificulta a vida de quem precisa recuperar seus arquivos de alguma forma.

Como sempre, há uma solução simples o suficiente para que qualquer um possa ter seus arquivos de volta. Caso você esteja precisando de ajuda com isso ou já quiser se prevenir para casos futuros, basta conferir nosso tutorial sobre como recuperar arquivos deletados no Android!

Recuperando arquivos com root

Se você já tiver feito o root em seu smartphone ou tablet, há um aplicativo que pode recuperar seus arquivos deletados, mas isso custará uma certa quantia infelizmente. A primeira coisa que você deve fazer é obviamente baixar o tal aplicativo, chamado Undeleter Recover Files, que pelo menos é de graça para se instalar no seu Android.

Abra o app em seu dispositivo, selecione que tipos de arquivos você deseja recuperar (como fotos, vídeos, SMS) e o local onde estes arquivos provavelmente estavam, como um cartão SD ou memória interna do aparelho. Quando confirmar o processo, o app mostrará todos os arquivos que encontrou, sendo que você pode selecionar o que quer que ele restaure a partir daí.

recuperar arquivos com root

Para continuar, será necessário adquirir a versão premium do aplicativo, que custa em torno de 4 dólares. Se concordar com isso, poderá salvar seus arquivos no seu aparelho, no Google Drive ou até no Dropbox.

Recuperando arquivos sem root

Caso não tenha feito o root em seu aparelho ou não queira pagar para recuperar seus arquivos, não há uma maneira de restaurar nada apenas com seu Android sem se preparar antes. O que você pode fazer é se prevenir ao instalar o aplicativo Dumpster (baixe-o neste link). Ele funciona exatamente como uma lixeira e armazenará todos os arquivos que forem deletados após sua instalação.


Aliás, você poderá configurá-lo para armazenar apenas os arquivos que te interessarem, como fotos, vídeos e documentos em geral. É claro que você pode excluir qualquer arquivo permanentemente ao ir até o app e escolher esta opção.

dumpster salvar arquivos deletados android

Para restaurar algo, também é super fácil, já que o Dumpster oferece esta opção com um pequeno e útil botão em qualquer arquivo que você clicar. Tudo bem que com ele não dá para recuperar algo que já foi deletado antes de sua instalação, mas vale muito a pena tomar esta precaução!

Recuperando arquivos com ajuda do PC

Se você não tiver root, não quiser pagar pra realizar o procedimento e precisar muito recuperar um arquivo de seu Android, ainda é possível recorrer ao seu computador para tentar algo. O melhor jeito é usando o Recuva, um programa muito bom que pode salvar seus arquivos antes que eles se percam para sempre.

Faça o download do software através deste link, instale-o em seu computador, conecte seu Android ao PC usando um cabo USB e abra o Recuva. Agora, basta selecionar que tipo de arquivos você está tentando recuperar: imagens, vídeos, documentos ou até tudo o que for possível achar através do software.

recuperar arquivos deletados no Android

Selecione onde você quer que o Recuva faça sua busca por arquivo. No caso, você pode selecionar a opção de cartão de mídia ou especificar o local que quer que ele procure. Confirme suas preferências e espere que o Recuva faça seu trabalho. Com o processo finalizado, você verá todos os arquivos que podem ser restaurados, sendo necessário apenas selecionar o que você quiser e clicar em “Recuperar”.

recuva recuperar arquivos

É aconselhável que você salve tudo no seu computador antes de colocar no seu dispositivo, para não correr riscos de perder nada.

E então, gostou das nossas dicas sobre como recuperar seus arquivos deletados no Android? Deixe seu comentário dizendo qual método te chamou mais atenção e o que usaria em seu smartphone ou tablet para restaurar seus documentos!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

25 Comentários

  1. Karen 28 de outubro de 2020 16:06

    Olá, boa tarde.

    Excluí um vídeo muito recentemente (ainda essa semana) sem querer, já tentei todos os aplicativos possíveis da Play Store e diversos para PC também, e até root – que eu não queria ter que dazer, mas né… – já tentei.
    Esse vídeo tem valor sentimental e estou muito triste em ter apagado :(

    Consegui achar apenas a THUMB do vídeo mexendo nas pastas MIUAI > Vídeo > thumb
    Mas não consigo recuperá-lo de forma alguma!
    Esse app Recuva é ótimo, já usei para recuperar arquivos de um pendrive há muitos anos, porém o celular ele não consegue fazer varredura.

    Por favor, vocês têm alguma alternativa?

Voltar ao topo