Como instalar a versão beta do Android O no smartphone

  • Por Luciano Larrossa
  • 18/05/2017 às 18:35 atualizado em (28/05/2020 às 16:13)
  • 5min de leitura

O recente evento I/O do Google revelou algumas novidades importantes sobre o Android O, a nova versão do sistema operacional que deve ser lançado oficialmente este ano. Outra boa notícia que veio com este evento foi a disponibilização do beta público do sistema, o que permite que certos usuários possam testá-lo meses antes do lançamento. É claro que isso implica ter que lidar e reportar todos os bugs que forem encontrados tanto nos sistemas como nos seus apps, algo extremamente comum em versões não finalizadas de uma atualização do Android. Se estiver curioso para saber como instalar o beta do Android O em seu smartphone, é só conferir nossas dicas logo abaixo!

Leia também: As 14 maiores novidades do Android O

Instalando o Android O

Antes de qualquer coisa, é muito importante avisar que nem todos os smartphones podem realizar a instalação do Android O, já que apenas alguns aparelhos foram selecionados para os testes da versão beta.

Por enquanto, apenas os aparelhos da linha Nexus e Pixel (ambas do próprio Google) estão aptos à instalação do novo sistema. Para começar, você deverá acessar o site especial do programa Android Beta, bastando clicar neste link.

android beta

Você terá que fazer login com a sua conta do Google para que o site possa saber qual o seu smartphone Android. Na parte de baixo do site, o aparelho estará devidamente identificado e haverá uma mensagem dizendo se ele está selecionado para o programa ou não. Se estiver, clique no botão “Inscrever dispositivo”.

beta inscrever

Isso abrirá uma pequena janela explicando mais sobre a versão beta do Android O e os problemas que você pode encontrar durante o seu uso. Caso esteja de acordo, clique na caixa ao lado e no botão “Participar da versão beta”.

android o beta

O site enviará a atualização ao seu smartphone e mostrará algumas instruções de como realizar o processo. Clique em “OK” para continuar.

android dicas

De qualquer forma, o Android O chegará em poucos minutos ao seu aparelho e você verá uma notificação para baixá-lo e instalá-lo.

android o instalar

Bem simples, não é? Só recomendamos que pense bem antes de fazer isso, já que para reverter o processo é necessário apagar todos os dados do seu celular.

Novidades do Android Oreo

  • Notificações melhoradas: Agora as notificações serão classificadas em diferentes categorias para serem exibidas de forma mais organizada. Será possível que você até escolha silenciar tipos específicos de notificações, como notícias de certos assuntos que não te interessam, por exemplo.
  • Bateria aprimorada: Ainda mais atenção foi colocada no recurso Doze, que faz com o que smartphone saiba quando você está dormindo para que o uso de seus recursos sejam diminuídos. Para garantir que esta função funcione de maneira ainda mais eficiente, o Android O vem com bem mais restrições sobre o que os apps podem fazer em segundo plano quando o aparelho não está sendo usado há muito tempo.
  • Atalhos na tela de bloqueio: O Android sempre possuiu atalhos diversos na tela de bloqueio, o que facilitava o uso de certos recursos ou apps. Geralmente, esses atalhos eram fixos e não podiam ser alterados com muita liberdade. Felizmente, o Google mudou isso e agora você poderá escolher os atalhos que forem mais eficientes para o seu uso. Tudo poderá ser alterado e personalizados diretamente nas configurações do aparelho.
  • Exibição de ambiente: O recurso de exibição de ambiente serve para que o Android te mostre notificações de maneira rápida e minimalista quando você simplesmente pega o celular na mão. O problema é que isso sempre gastou muita bateria em smartphones que não possuíam telas AMOLED. Para contornar a situação, o Google decidiu aprimorar a forma que a exibição de ambiente funciona no Android O. A partir de agora, você verá apenas ícones menores das notificações que receber e poderá ver o conteúdo integral ao tocar na tela.
  • Apps de fontes externas: O Android sempre permitiu que seus usuários baixassem apps e os instalassem manualmente. O problema é que para fazer isso, era necessário ativar a opção de instalação de apps de fontes externas, algo que também permitia que qualquer app pudesse ser instalado, mesmo sem sua permissão. No Android O isso finalmente mudou e agora todos os apps que tentarem ser instalados no seu smartphone, precisarão da sua autorização. Isso deve aumentar ainda mais a segurança do seu Android e impedir que malwares ou apps maliciosos se instalem silenciosamente.
  • Restrições de segundo plano:  Mesmo sem o recurso Doze estar ativado, o Android O ainda será bem restritivo quanto as atividades realizadas em segundo plano pelos aplicativos instalados em seu smartphone. É claro que você poderá mudar as configurações originais caso queira que um app específico possa ter mais liberdade em todos os momentos, mas tudo foi feito com a intenção de aumentar a duração média da bateria do aparelho.
  • Melhorias do teclado: Além de trazer algumas melhorias no funcionamento do teclado virtual do seu smartphone, o Android O virá com aprimoramentos para quem quiser usar teclados físicos com o aparelho. Com o crescente uso destes acessórios (especialmente em tablets), esta mudança é mais do que bem vinda.

Leia também:

Gostou das dicas?

Deu para aproveitar nossas dicas para aprender como instalar a versão beta do Android O no seu smartphone? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou e se deu tudo certo.