Facebook Flash: Tutorial completo para usar o rival do Snapchat

  • Por Luciano Larrossa
  • 17/11/2016 às 20:24 atualizado em (28/05/2020 às 16:03)
  • 3min de leitura

O Facebook está vindo com força total para tentar desbancar a hegemonia do Snapchat. Além do lançamento do Instagram Stories, que replica parte das funcionalidades do rival, agora a gigante das redes sociais chega com seu próprio clone, trazendo tudo que o Snapchat tem a oferecer. Quem já estiver acostumado com o snap, não terá problema algum para usar o Facebook Flash. Já quem tem curiosidade mas nunca chegou a usá-lo e pretende conferir a alternativa que o Facebook está lançando, confira abaixo o tutorial completo do Facebook Flash!

Observação: No momento, o Facebook Flash está disponível apenas no Brasil e nos dispositivos Android. Ainda não foi anunciado o lançamento global ou uma versão para iPhone e iPad.

Faça o download do Facebook Flash

facebook-flash-baixar

Faça o download do Facebook Flash na Google Play Store.

Publique no Facebook Flash

Criar novos posts é bem fácil, bastando que use a câmera do seu celular para tirar selfies ou fotos. Vale lembrar que segurar o botão faz com que grave um vídeo, que é encerrado assim que solta o botão central. Para adicionar os filtros, basta que escolha um na barra horizontal logo acima do botão da câmera. Com a foto (ou vídeo) tirada, o app mostra as opções de stickers a colocar, localizados no topo da tela. Ao lado deles, outro ícone permite que inclua um texto curto e o terceiro permite que “pinte” e faça desenhos na tela, com um menu lateral para selecionar a cor.

facebook-flash-foto

Os três ícones na parte inferior permitem configurar o tempo de exposição da foto após receber o clique, baixar a foto para seu celular e o último confirma o envio da publicação.

Adicione amigos no Facebook Flash

Quase todos os menus do aplicativo permite que adicione seus contatos do Facebook como amigos. A principal maneira é tocar no ícone na parte superior central da tela, que mostrará sua lista de amigos e permitirá que os convide para ver suas publicações.

facebook-flash-amigos

Envie mensagens e publique histórias no Facebook Flash

Na tela principal, é possível enviar mensagens, de maneira semelhante ao Snapchat. Ao clicar no ícone de “balão de conversa” no app, sua lista de amigos será mostradas, permitindo que escolha uma pessoa e envie um flash apenas para ela, usando o método descrito no item “Publique no Facebook“.

facebook-flash-historias

No outro lado do canto inferior, você pode acessar as Histórias publicadas por seus amigos e ver como ficou as que você mesmo publicou. Assim como no Snapchat, as Histórias do Facebook Flash também ficam disponíveis por 24 horas, sendo apagadas após esse prazo.

Veja também:

Já começou a testar o Facebook Flash?

Ao que parece, o principal alvo do clone do Snapchat é o público brasileiro, um dos que mais utiliza ambas as redes sociais. Acreditamos que o sucesso e consequente lançamento do aplicativo se dará através da análise dos resultados em nosso país. E você? Já era usuário do Snapchat e começou a testar o Flash? Ou está tentando pela primeira vez? Comente conosco e não esqueça de comentar o que achou do app!