Estreia da Netflix Games
Estreia da Netflix Games
Estreia da Netflix Games

Estreia da Netflix Games


Na tentativa de expandir seus horizontes e encontrar uma nova oportunidade de negócios, a líder do mercado de streaming, Netflix, lançará seu próprio serviço de jogos.


A intenção da empresa é repetir o mesmo sucesso que sua plataforma streaming. No momento, não há data correta para o grande lançamento, mas está previsto para o final de 2022.

Essa expansão para jogos não significa que a empresa americana vai reduzir o foco das suas produções de filmes e séries. Tudo continuará como é, normalmente. Essa vertente vem somar produtos à marca.

Confira todas as novidades nesse artigo.

Leia também: Netflix vs HBO Max: Qual o melhor serviço de streaming?

netflix

 

Foco nos jogos mobile

Em julho deste ano, a Netflix tinha confirmado que, inicialmente, se concentraria nos telefones celulares como plataforma-alvo para seus jogos.


A empresa também confirmou que os jogos viriam como uma categoria de bônus sob a assinatura existente da Netflix (sem custos adicionais).

Em uma carta aos investidores, a Netflix escreveu: “Estamos empolgados como sempre com nossa oferta de filmes e séries de TV e esperamos uma longa jornada de aumento de investimento e crescimento em todas as nossas categorias de conteúdo existentes, mas já que estamos  quase uma década nos esforçando com a programação original, achamos que é o momento certo para aprender mais sobre como nossos membros valorizam os jogos”.

Por que a Netflix está se interessando pelos jogos?

Analisando os números recentes da gigante do streaming, recentemente, o crescimento de sua base de usuários parou, o que pediu uma decisão de entrar no mercado de jogos , surgindo assim como uma nova estratégia para Netflix para atrair novos assinantes.

A ideia foi criada como algo promissor e que pode revolucionar o mercado do streaming para sempre. Além do fato de entrar no páreo e se diferenciar de seus rivais, como Amazon Prime Video, Disney + e HBO.

Em 2019, a Netflix enfatizou a importância crescente dos jogos em uma carta aos investidores. A empresa revelou que, embora liderasse seus concorrentes em termos de tempo de tela, estava perdendo para o Fortnite, jogo popular multiplayer online.

“Competimos (e perdemos) para o Fortnite mais do que para o HBO”, afirmavam enfaticamente na carta.

Ao entrar diretamente na indústria de jogos, a Netflix pode competir melhor com os jogos que são populares no mercado, como GTA Online, PUBG e League of Legends.

O serviço será gratuito?

Foi relatado que a Netflix não cobrará dos clientes separadamente por seus jogos, portanto, a combinação de conteúdo de vídeo e conteúdo de jogo terá o mesmo preço de assinatura.

Porém, é importante observar que essa pode ser uma estratégia que tenha sido comum entre os novos serviços de assinatura. Inicialmente, começam de forma gratuita e, assim que sua base de usuários cresce o suficiente, introduzem uma cobrança.

Portanto, não seria impossível supor que a Netflix também poderia fazer o mesmo e, eventualmente, começar a cobrar separadamente pelo serviço de jogos.

Que tipo de jogos estão disponíveis na Netflix?

Apesar de não ter uma seção dedicada aos jogos, a plataforma não é estranha ao gênero. Isso ocorre porque a empresa já havia colaborado anteriormente com um desenvolvedor de jogos para adaptar sua famosa série, Stranger Things.

Além disso, a Netflix já explorou a área cinzenta que se encontra entre os filmes e jogos. A plataforma lançou programas que se enquadram na categoria de “filmes interativos”, como Black Mirror: Bandersnatch.

Para quem não sabe, os filmes interativos são são uma espécie de fusão filme-jogo, aonde, o desenvolvimento do filme acontece com base nas escolhas do jogador. Portanto, há uma grande chance da Netflix se concentrar em jogos de filmes interativos baseados em suas produções.

Além disso, o serviço também pode oferecer jogos semelhantes ao jogo Stranger Things. Observando como a Netflix já publicou jogos feitos por desenvolvedores independentes antes, não seria surpresa ver alguns jogos independentes na plataforma.

Como acessar a plataforma

Os jogos, alguns dos quais são baseados nas produções da empresa de streaming, são agrupados com seu serviço de assinatura existente. Você pode acessar facilmente esses jogos por meio do aplicativo Netflix em seu smartphone ou tablet.

Esses títulos não são apenas gratuitos para todos os usuários do Netflix, mas também não possuem anúncios ou compras dentro do aplicativo. Além disso, nem todos eles exigem uma conexão ativa com a Internet para jogar.

A partir de agora, os jogos disponíveis na plataforma são Stranger Things 3: The Game, Stranger Things: 1984, Card Blast, Shooting Hoops e Teeter Up. Se você tiver uma assinatura ativa da Netflix, poderá experimentar o jogo imediatamente. Veja como jogar Netflix em seu smartphone ou tablet Android ou iOS.

Para acessar a Netflix Games, siga o passo a passo:

  1. Abra o Netflix e faça login em sua conta.
  2. No smartphone, navegue até a parte inferior da tela e toque no ícone simbolizado por um controle de videogame.
  3. Se estiver usando um tablet, você também pode acessá-lo no menu suspenso Categorias.
  4. Dentre os jogos disponíveis, selecione seu jogo preferido e toque em “Baixar jogo”.
  5. Permita que a Netflix baixe o jogo da Play Store ou App Store.
  6. Assim que o jogo estiver instalado, escolha seu perfil Netflix (que não deve ser um perfil infantil) e digite seu PIN, caso tenha.

Já está disponível no Brasil?

Inicialmente, a plataforma foi liberada apenas para países da Europa, mas já está disponível para o Brasil e países de todo o mundo.

Os jogos estão disponíveis exclusivamente na Netflix e um detalhe importante é que os jogos usarão automaticamente o idioma padrão selecionado em sua conta, e quando um determinado idioma não for compatível, os jogos mudarão para o inglês.

Como você deve ter imaginado, esses jogos não funcionam exatamente dentro do aplicativo Netflix e, em vez disso, o último atua como um portal para esses títulos.

No futuro, a gigante do streaming planeja entregar uma gama diversificada de jogos para cada tipo de jogador. Nas palavras do chefe do desenvolvimento da Netflix Games, Mike Verdu, a Netflix quer “projetar jogos para qualquer nível de jogo e todo tipo de jogador, seja você um novato ou um jogador experiente”.

Gostou de saber sobre a Netflix Games?

Se você conseguiu aproveitar o nosso artigo sobre a Netflix Games,  então deixe um comentário dizendo o que achou, e se ficou alguma dúvida.

 


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo