Como economizar seu plano de dados 3G no Android

  • Por Luciano Larrossa
  • 03/12/2017 às 20:12 atualizado em (04/12/2017 às 5:18)
  • 4min de leitura


Apesar de muitos estabelecimentos públicos oferecerem redes Wi-Fi gratuitas atualmente, ainda é necessário ter um plano de dados 3G para momentos de emergência ou para quem quer mais segurança para seu smartphone. O maior problema disso é que é bem fácil de perder a noção de quanto do seu 3G foi gasto em apenas um dia ou algumas horas. Felizmente, existem muitas ferramentas que permitem um controle melhor do uso do 3G no Android e que impedem que certos apps o desperdicem ao longo do dia. Para saber como economizar seu 3G de maneira fácil e prática, basta conferir nossas dicas logo abaixo!

Leia também: 15 dicas para a bateria do Moto Z durar bem mais

Economizar 3G no Android

Para este tutorial, nós vamos o Datally, um aplicativo lançado recentemente pelo Google e que consegue monitorar, controlar e reduzir o gasto dos seus dados de 3G no Android. Você pode baixá-lo gratuitamente através deste link.

Com o Datally instalado em seu smartphone, abra-o para começar a configuração inicial. Para isso, basta clicar em “Continuar”.

primeiro datally

Em seguida, você terá que dar as devidas permissões ao aplicativo, já que só assim ele poderá monitorar e reduzir o uso do 3G. Como se trata de um app do Google, é algo totalmente seguro.

datally

Com isso, você também terá que selecionar sua operadora de celular. O próprio app vai detectar sua rede, mas você ainda terá que confirmá-la para continuar.

operadora datally

Em seguida, você verá a tela inicial do aplicativo. Como esta é a primeira vez que você irá usá-lo, ainda é necessário configurar outras opções. Para fazer isso, clique em “Conf. Economia de Dados” ou “Configurar agora” para prosseguir.

configurar datally

Na próxima tela, clique em “Permitir” e depois em “Ok” para que o Datally possa monitorar o seu tráfego de rede.

solicitação

Com isso feito, você voltará à tela inicial e poderá escolher entre as opções “Gerenciar dados” e “Enc. Wi-Fi”.

economizar 3g

A primeira opção, pode ser usada diretamente para verificar e controlar o uso do seu 3G no smartphone. Você poderá ver o total usado do dia, semana e mês, com informações detalhadas sobre horários também.

gerenciar dados

Se descer um pouco a tela, você encontrará a opção “Apps sem uso de dados”, que te mostra quais aplicativos foram bloqueados pelo Datally e não podem usar o 3G sem que você permita. Os bloqueados terão este símbolo de cadeado fechado, enquanto os permitidos terão o cadeado aberto.

Você pode alterar isso apenas ao tocar nesses cadeados, algo bem simples e rápido. Você terá mais informações sobre quais apps gastam mais o seu 3G conforme for usando. Nossa sugestão é que aproveite da opção de bloquear e permitir o uso do 3G para certos apps, o que te dará controle total sobre o uso do seu plano de dados em todos os momentos.

gerenciar aplicativos

Já a opção “Enc. Wi-Fi” também é bem útil. Ela serve para quando você não quer usar o 3G e prefere procurar uma rede de Wi-Fi gratuita e perto da sua localização.

encontrar wifi

O app usa o GPS do seu smartphone e exibe todas as opções próximas de conexão com internet sem custos. Isso pode ser extremamente útil no caso do seu 3G estar perto de acabar.

A grande ajuda do Datally vem dos recursos de te mostrar o uso do 3G de forma detalhada e de bloquear o uso de apps que gastam seus dados excessivamente.

Gostou das dicas?

Aproveitou nossas principais dicas sobre o Datally para aprender como economizar seu plano de dados 3G no Android? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou.


Categorias