16 dicas úteis para a bateria do Moto G5 durar mais
16 dicas úteis para a bateria do Moto G5 durar mais
16 dicas úteis para a bateria do Moto G5 durar mais

16 dicas úteis para a bateria do Moto G5 durar mais


O novo Moto G5 é um dos melhores smartphones Android da atualidade, sendo um bom concorrente dos dispositivos da LG e Samsung, por exemplo. Com um celular desses em mãos, é mais do que natural querer usá-lo e testá-lo de diversas formas, baixando seus melhores aplicativos, mas que certamente pode acabar com sua bateria em pouco tempo. Felizmente, sempre há medidas eficazes para se aumentar a autonomia da bateria de um smartphone, como você pode conferir em detalhes na nossa lista logo abaixo!


Leia também: Os 30 melhores papéis de parede para o Android Nougat

1. Saiba como a bateria é usada

moto g5 bateria

É extremamente importante saber como a bateria de um smartphone é usada para encontrar medidas úteis para fazê-la durar mais do que normal. No Android, isso é algo muito fácil de fazer. Nas configurações de seu Moto G5, você verá a opção “Bateria”, onde é possível ver a porcentagem de como sua bateria está sendo usada.

O mais provável é que seu display seja a causa principal, mas o resto mostrará se há algum aplicativo abusando da bateria mais do que o normal. Isso definitivamente te ajudará a gerenciar melhor o uso de seus apps e saber como administrar as coisas futuramente.

2. Desligue as atualizações automáticas

Caso já tenha usado um smartphone Android antes, deve ter percebido que o sistema costuma atualizar seus aplicativos automaticamente. Esta função é muito útil, mas também tende a gastar bastante bateria por usar diversos recursos de uma vez.

Você pode desativar e reativar esta função sempre que quiser para economizar a carga do Moto G5, sendo que pode conferir como fazer isso com a ajuda deste tutorial.

3. Use a economia da bateria

Outro recurso muito útil e que pode te ajudar com a carga do Moto G5 é a “Economia da Bateria” do Android. Você já deve ter percebido que o seu smartphone costuma avisar sobre esta função quando a bateria está prestes a acabar.

Você pode ativá-la nesses momentos ou simplesmente fazer isso nas configurações do seu smartphone a qualquer momento. Ele faz alguns ajustes simples, mas é bem útil para quem quer uma forma rápida de economizar sua carga.

4. Diminua o brilho da tela

moto g5 brilho da tela

Você já deve saber que ficar com o brilho da tela em um nível mais alto é uma das maneiras mais rápidas de gastar a bateria do seu smartphone.

Nossa dica é bem simples: deixe a brilho em um nível adequado dependendo de onde você estiver. Se for possível deixar o brilho baixo, sempre escolha essa opção.

5. Evite vídeos por streaming

Sabemos que vídeos por streaming fazem muito sucesso atualmente, mas pode ser um verdadeiro problema para a bateria do seu smartphone. Considerando que esses serviços usam a tela, a internet e áudio do aparelho por bastante tempo e sem parar, isso não é nenhuma surpresa.

Não é necessário deixar de assistir seus vídeos, só recomendamos que faça isso em situações que realmente puder carregar o Moto G5.

6. Evite músicas por streaming

O que dissemos sobre os vídeos também vale para as músicas por streaming, que gastam um pouco menos de bateria que os vídeos, mas ainda consomem muito a carga sem você perceber.

De preferência, use o app moderadamente em vez de escutar músicas por muito tempo seguido. Também mantenha um carregador por perto quando possível.

7. Evite aplicativos pesados

moto g5 apps pesados

Aplicativos e jogos pesados geralmente têm um conteúdo de qualidade para oferecer, mas também sempre gastam muita bateria por causa disso. Isso costuma acontecer especialmente com jogos mobile, que exigem muito do processador dos aparelhos.

É claro que não há problema em usá-los quando tiver um carregador por perto, mas se estiver em uma situação em que não consiga recarregar o smartphone por algum tempo, é melhor evitar.

8. Não carregue por pouco tempo

Já que falamos em recarregar seu Moto G5, vale mencionar um erro muito comum e que a maioria das pessoas cometem: O carregamento em curtos períodos de tempo para garantir um pouco mais de carga por alguns minutos.

O problema é além de não ser eficiente, isso também pode trazer problemas para a bateria no futuro. É claro que fazer isso de vez em quando em situações realmente necessário não traz problemas, mas evite fazer de forma constante.

9. Aproveite o Doze

O Doze nada mais é do que um recurso das versões mais recentes do Android e que ajuda o sistema a economizar bastante bateria. Esta função reconhece quando o Moto G5 não está sendo usado e reduz o uso de recursos pela metade, o que garante algumas horas extras de carga.

Para aproveitar o Doze ao máximo, é só deixar o smartphone com a tela virada para baixo em uma superfície. Isso fará o Android perceber que você não o está utilizando e que pode ativar a função automaticamente.

10. Não use vários apps de uma vez

moto g5 apps

É comum abrir e usar vários apps ao mesmo tempo, deixando muitos deles em segundo plano. O problema é que muita gente tem o costume de deixá-los abertos indefinitivamente, o que vai drenando sua bateria aos poucos.

Para remediar isso, clique no botão em formato de retângulo ao lado do botão da home do seu Android. Ele mostra todos os aplicativos que estão abertos e permite que você feche o que quiser.

11. Desative o Wi-Fi

Temos plena noção de que a internet é muito útil e praticamente essencial no dia a dia, especialmente para conferir mensagens e novidades importantes. O problema é o wi-fi e os aplicativos que o utilizam constantemente, acabam usando muita bateria ao longo do dia.

Nossa dica é desligar o recurso em momentos que você estiver ocupado e deixar para conferir notificações de redes sociais apenas em certos momentos.

12. Ative o 3G só quando necessário

Infelizmente, o 3G pode gastar ainda mais bateria que o Wi-Fi e você só deve ativá-lo quando realmente for precisar usar a internet para alguma atividade. Quando terminar a tarefa, simplesmente desative o recurso e volte a ligá-lo só quando necessário.

Pode ser algo meio chato de se acostumar, mas é uma boa solução para quem está com dificuldades em fazer a bateria durar ao longo do dia.

13. Desative o GPS

Outro recurso que drena a carga do seu smartphone em poucas horas é o GPS. Por padrão, o Google deixa a essa função ativada, então recomendamos que sempre a desligue-a quando não usar.

Para fazer isso, vá em suas configurações e procurar a opção “Localização”. Lá você verá o “Relatório de localização do Google”, no qual você deve clicar e desativar suas opções de localização do GPS. Assim, você poderá selecionar o uso do serviço apenas quando quiser utilizá-lo de verdade.

14. Desligue o Bluetooth

moto g5 bateria

O Bluetooth também costuma ser um vilão silencioso para as baterias de smartphones, mesmo que não seja tão usado. Só de ficar ativo, o recurso gasta sua carga sem motivo, algo obviamente desnecessário.

Felizmente, a opção de ligar e desligar o Bluetooth é bem fácil de encontrar, já que aparece quando você desliza a tela do Android de cima para baixo.

15. Economize nos widgets

Os widgets podem ser bem úteis e bem bonitos, mas também acabam com sua bateria sem que você perceba. Como eles necessitam de recursos extras o tempo todo, já dá para imaginar o estrago que este recurso faz na carga do seu smartphone, não é?!

Não estamos dizendo para se livrar de todos os seus widgets, apenas recomendamos que use aqueles que realmente acha útil e necessário.

16. Não use papéis de parede animados

Os papéis de parede animados são muito legais e dão um efeito diferente pra tela inicial do Android, mas eles também consomem muita bateria. Assim como os widgets, esse tipo de papel de parede vai precisar usar recursos extras do seu smartphone a todo momento e isso drenará sua carga em pouco tempo.

Gostou das dicas para o seu Moto G5?

Deu para aproveitar essas dicas valiosas para melhorar a autonomia da bateria do seu Moto G5 com mais facilidade? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das nossas sugestões!


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo