Como consertar apps que param de funcionar no Android
Como consertar apps que param de funcionar no Android
Como consertar apps que param de funcionar no Android

Como consertar apps que param de funcionar no Android


Quem possui um smartphone Android já deve ter se deparado diversas vezes com um aplicativo ou jogo que simplesmente para de funcionar ou trava sem explicação. Geralmente o erro é acompanhado da mensagem “O aplicativo parou de funcionar”, o que nos leva a crer que o problema não é necessariamente causado pelo seu dispositivo e sim pelo próprio app. Felizmente, há algumas maneiras de consertar apps nesta situação, como você pode conferir com nossas dicas logo abaixo!


Leia também: Os 15 principais problemas do Android Nougat e como resolvê-los

1. Limpe o cache

problemas mais comuns do android

A primeira coisa que você deve fazer com um app que vem dando problemas consistentemente, é apagar o seu cache. Esta é memória temporária do app e pode causar alguns problemas ao longo do tempo.

Fazer essa limpeza é bem importante e você pode realizá-la manualmente a qualquer momento. Você pode conferir o processo com mais detalhes através do nosso tutorial sobre este assunto neste link.

2. Reinicie o aparelho

Se o passo anterior não resolver o seu problema, você pode tentar uma dica bem simples: reinicie o seu smartphone logo após o aplicativo para de funcionar.

Pode ser que algum conflito entre o sistema o app esteja causando toda essa situação e a simples ação de desligar e ligar o aparelho pode ajudar a resolver tudo.

3. Atualize o app

Uma sugestão que você sempre deve seguir quando perceber que um app parou de funcionar é tentar atualizá-lo. Em muitas situações, uma versão do app pode estar com problemas que o fazem realmente para de funcionar ou fechar sozinho toda hora.


Uma ocorrência comum também é quando você atualiza a versão do seu sistema operacional e alguns apps começam a apresentar problemas. Isso acontece pela compatibilidade, que pode não estar dando muito certo.

Nessas horas, o melhor ainda é esperar uma atualização do app para essa nova versão do sistema operacional, seja o Android ou iOS.

4. Desinstale e instale novamente

problema Android

Outra dica importante quando nada mais funciona é simplesmente desinstalar o aplicativo e o instalar novamente. Isso pode resolver algum problema interno, especialmente se algum arquivo do app foi corrompido de alguma maneira.

É claro que isso também pode ser causado por um app desatualizado, então fica de olho em todos os updates que forem lançados para ele na Google Play Store.

5. Verifique se o app parou de receber suporte

Por fim, há uma grande chance do aplicativo que você usa ter parado de receber suporte dos desenvolvedores. Caso o app não esteja rendendo lucro ou não interesse mais aos desenvolvedores, eles podem só parar de lançar updates.

Isso se torna um grande problema pelo motivo que citamos anteriormente do seu sistema receber novas versões. Sem atualizações para que o app seja compatível com novas versões do Android ou iOS, ele só vai parar de funcionar corretamente.

Infelizmente, em casos deste tipo, é bem provável que não haja nada o que fazer. Nossa dica é tentar encontrar um aplicativo que possa substituir aquele que está dando problema.

Gostou das dicas?

Deu para aprender como lidar com aplicativos problemáticos no seu Android? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou e se deu tudo certo.


Por Equipe Apptuts
5 Comentários
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

5 Comentários

  1. Isabel mariani 14 de dezembro de 2018 18:54

    Funcionou por pouco tempo. Tenho um tab 3 q esta acontecendo direto. E nem formatando pois entra em loop infinito. Ja foi instalada a roon e nem assim, fica alguns dias e depois acontece tudo d novo. O pior é qdo aparece conf.parou. aí não da mais tem q atualizar o software. Mas até isso dura muito pouco tempo

  2. Cintia 27 de dezembro de 2018 10:59

    Param também por está com a memória muito cheia.

  3. Francis Adrian 14 de setembro de 2019 22:01

    Fiz todas essas dicas, mas não funcionou. O Vimeo parou de funcionar no smartphone e o Globo play parou de funcionar na box tv❗ 😐

  4. Jonathan Rafael Teixeira Souza 2 de outubro de 2020 1:12

    Meu amigo essa postagem esta com problema pois os 5 motivos para o seu smartphone não ter o Android Nougat as vezes n funciona da uma olhada na programação

  5. sdafs 2 de outubro de 2020 1:30
Voltar ao topo