Como mudar os nomes de aplicativos no Android

  • Por Luciano Larrossa
  • 30/10/2015 às 11:46 atualizado em (28/05/2020 às 15:21)
  • 3min de leitura


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Como todo usuário do Android já deve saber muito bem, sempre que instalamos um novo app em nossos smartphones ou tablet, um pequeno ícone dele é adicionado em uma de suas telas iniciais. Esse atalho tem exatamente o mesmo nome do aplicativo e o Android não permite que você o mude.

É claro que é possível fazer pastas e nomeá-las da forma que preferir, mas muita gente ainda preferiria ter esta outra opção de personalização, afinal, é por esta característica que o Android é tão conhecido assim. Felizmente, há aplicativos para tudo no Android, inclusive para mudar os nomes de atalhos de apps na tela inicial.

Caso queira saber como é possível renomear seus aplicativos no Android, basta conferir nosso tutorial detalhado logo abaixo!

Renomeando aplicativos no Android

A primeira coisa que precisamos fazer é baixar o aplicativo QuickShortcutMaker (clique aqui para baixá-lo) e instalá-lo em seu dispositivo Android. Felizmente, ele funciona com qualquer versão do Android, então até os modelos mais antigos não devem ter problema em seguir este procedimento.

Com tudo pronto, abra o aplicativo e uma lista de todos os seus apps será carregada em ordem alfabética. Dê uma olhada e escolha um aplicativo que você gostaria de usar para criar um atalho com um novo nome.

renomear aplicativos no Android

Feito isso, você verá algumas informações e opções do que pode ser feito com este aplicativo em questão. Entre as funções mais úteis, você pode alterar o título ou o ícone com uma imagem ou pacotes de ícones de outras launchers.

mudar nome de aplicativos

Clique em “Toque para alterar o rótulo” e uma pequena janela se abrirá para que você possa fazer a mudança do nome para o quiser.

alterar aplicativos no Android

Dê “Ok” e por fim selecione a opção “Criar” para que um novo atalho daquele aplicativo seja criado em uma de suas telas iniciais do Android.

Editar apps no Android

O novo ícone será adicionado da mesma que forma do que quando você instala um aplicativo, sendo possível reposicioná-lo para onde achar melhor. Com o QuickShortcutMaker, você pode fazer esse mesmo processo quantas vezes quiser e com basicamente qualquer aplicativo.

A única coisa importante que temos que ressaltar é que isso não renomeia o aplicativo em si, já que isso não é possível e nem recomendado. O recurso apenas te dá a possibilidade de criar um atalho personalizado, mas na lista de apps instalados, tudo aparecerá normal e com o nome original.

Leia também: 14 melhores apps para esconder videos e fotos no Android

Esta pode não ser a maneira mais efetiva que exista caso você esteja procurando algo para esconder ou disfarçar alguns apps, mas é perfeito para quem quer deixar seus ícones mais bonitos e com nomes mais organizados.

Se quiser saber mais sobre o assunto, confira este vídeo do nosso canal do Youtube:

Mas e então, gostou das nossas dicas de como renomear seus aplicativos no Android? Só não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo se o tutorial funcionou direitinho com você ou se teve algum problema ou dúvida quanto o processo descrito acima!


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});