Como mandar Direct no Instagram

  • Por Luciano Larrossa
  • 08/10/2018 às 12:05 atualizado em (08/10/2018 às 12:05)
  • 6min de leitura

Se você está com dúvidas sobre como mandar Direct no Instagram, ou talvez quer descobrir quais funcionalidades adicionais a plataforma de mensagens da rede social proporciona, este artigo é tudo que você precisa. Muitos usuários tem dúvida sobre como conversar com seus seguidores através do Instagram e acabam perdendo muita interação e até negócios por causa disso.

Além de ensiná-lo a conversar com seus contatos, mostraremos algumas coisas que podem ser feitas diretamente do aplicativo. E caso queira algumas dicas adicionais para suas conversas do Instagram, veja nosso guia completo do Instagram Direct!

Leia também: Instagram Shopping – Guia completo para vender no Instagram

Acessando o Direct pelo aplicativo

Primeiramente, basta encontrar o ícone do Direct dentro do app do Instagram. Abra o mesmo e então selecione a visualização de sua linha do tempo clicando no ícone de casa, conforme demonstrado pelo quadrado na parte inferior da imagem abaixo. Então, toque no ícone do Direct, apontado pela seta vermelha.

Como mandar Direct no Instagram acessando direct 1

Também tem como mandar Direct no Instagram a partir do perfil de alguém que você esteja seguindo. Para isso, abra o perfil do usuário em questão e então clique em Mensagem, conforme apontado na imagem abaixo.

Este procedimento automaticamente abrirá uma janela de conversas com a pessoa!

Como mandar Direct no Instagram acessando direct 2

Selecionando contatos e criando grupos

Agora que já está na janela do Instagram, vamos explorar algumas das opções básicas oferecidas. A primeira delas é que a própria rede social oferece uma lista de contatos para que você possa iniciar uma chamada. Estes aparecem abaixo da linha Sugeridos.

Além disso, também é possível criar grupos de contatos. Para fazê-lo, siga os passos abaixo.

Passo 1: Na lista de contatos do Direct, clique no símbolo de mais + apontado pela seta.

Como mandar Direct no Instagram criando grupos 1

Passo 2: Na nova janela, marque os contatos que deseja incluir no grupo. Após marcá-los, basta escrever uma mensagem ou enviar uma foto diretamente para que o grupo seja criado. Todos participantes poderão acessá-lo e conversar ou compartilhar arquivos.

O máximo de participantes em um grupo do Instagram Direct é de até 32 pessoas. Grupos são uma excelente forma de como mandar Direct no Instagram.

Como mandar Direct no Instagram criando grupos 2

Você sabia que é possível não aparecer online no Instagram? Veja nosso guia!

Funcionalidades do chat

Vamos explorar as diferentes opções de interação oferecidas pela plataforma. Observe a imagem abaixo e acompanhe a numeração e função de cada uma delas.

Como mandar Direct no Instagram funções do chat 1

1. GIFs:  A opção de GIFs permite que você procure e envie imagens animadas para seus contatos ou grupos. Basta tocar no ícone e pesquisar por alguma palavra-chave para inciar uma busca de GIFs disponíveis no Direct. Além disso, você pode tocar no botão Aleatório para enviar um GIF qualquer com a palavra-chave escolhida.

Como mandar Direct no Instagram funções do chat 2

2. Efeitos: O segundo ícone, assim como o ícone número 6 abre a câmera de seu smartphone. A diferença é que abrindo-a através deste botão já habilita o menu horizontal de filtros e adesivos, conforme demonstrado na imagem.

Como mandar Direct no Instagram funções do chat 3

3. Imagens: O terceiro botão abre a galeria de seu smartphone, para que possa enviar imagens já prontas para seus contatos. É possível selecionar mais de uma imagem para envio simultâneo, basta tocar em cada foto que deseja compartilhar e um número aparecerá no canto.

Como mandar Direct no Instagram funções do chat 4

4. Like: Este botão existe especificamente para você enviar um coração para o contato. Utilize-o como resposta rápida quando quiser demonstrar que gostou de alguma mensagem ou conteúdo recebido em alguma de suas conversas ou grupos no Direct.

5. Chamada: O Instagram permite chamadas de voz e vídeo através do Direct. Ao tocar no ícone de câmera, uma ligação automaticamente será iniciada, incluindo vídeo.

6. Foto: O ícone de câmera habilita e abre automaticamente a câmera de seu smartphone, porém sem ir direto para o painel de efeitos, como o ícone número 2.

Opções de interação

A partir de uma imagem tirada na hora é possível acessar diferentes opções de interação. Veja abaixo como é simples e quais são as opções disponíveis.

Passo 1: Ao tirar uma nova foto, antes de enviar a mensagem toque no ícone de adesivo conforme demonstrado na imagem abaixo.

Aqui também é possível escolher quanto tempo você deseja que a imagem ou vídeo permaneça no chat. Na parte inferior selecione entre Visualização únicaPermitir repetição ou Manter no bate-papo.
Como mandar Direct no Instagram interação 1

Passo 2: Aqui, diversas opções de interação estão disponíveis para os usuários. É possível marcar a localização em postagens, mencionar usuários, compartilhar com outras pessoas até mesmo fora da conversa. Além de utilizar hashtags, criar enquetes com as opções sim e não, fazer perguntas e muito mais.

Tratamos todos estes aspectos detalhadamente em nosso guia completo do Instagram Direct!

Como mandar Direct no Instagram interação 2

Por quê utilizar o Instagram Direct?

Claro, sabemos que diversas plataformas oferecem aplicativos de mensagens, como o próprio Facebook com o Messenger, ou o WhatsApp. Mas o fato é que, especialmente para contas de negócios no Instagram, saber como mandar Direct no Instagram e engajar com seu público é muito importante.

Isso porque conversas no Direct podem começar diretamente a partir de suas próprias postagens e Stories. Portanto não perca tempo e entenda as métricas disponíveis na rede social para que você acompanhe seu crescimento.

Encontre também no AppTuts:

Agora que você sabe como mandar Direct no Instagram, que tal aumentar seu impacto na rede social com o Bume?

O Bume é uma ferramente excelente e completa para gerenciamento e automação de seu perfil na rede social. Ele te ajuda a encontrar seu público-alvo, assim como oferece ferramentas de interação e até mesmo de agendamento de postagens a partir do seu cronograma. A melhor parte é que ele é inteiramente gratuito por até 5 dias, experimente-o agora mesmo!