10 aplicativos para identificar músicas pelo som
10 aplicativos para identificar músicas pelo som
10 aplicativos para identificar músicas pelo som

10 aplicativos para identificar músicas pelo som


Uma coisa extremamente frustrante que muitos passam é estar em festas e ouvir alguma música que curte, mas que não sabe o nome. Ou então estar assistindo a algum filme e gostar de alguma música, mas não saber como a encontrar depois. Não à toa existem diversos aplicativos para identificar músicas pelo som.


Seja qual for a razão, esses aplicativos para identificar músicas pelo som podem ser úteis nessas situações. Portanto, criamos uma lista com os 10 melhores do tipo, para que escolha qual é o ideal para você.

1. Shazam

Começamos nossa lista com o Shazam, um dos mais famosos aplicativos para identificar músicas, que está no mercado há bastante tempo. O Shazam é basicamente o app de reconhecimento de áudio mais famoso do mundo dos smartphones e consegue identificar praticamente qualquer música que lhe é exposta.

Ele funciona de maneira bastante simples; basta abrir o app e clicar no botão em sua tela para identificar a música.

Além disso, ele fornece informações adicionais sobre os compositores e ainda te dá opções de comprar ou simplesmente ouvir a tal canção em diferentes sites.

Possui parceria com diversos serviços de streaming, como Spotify, Deezer e Rdio, onde pode ouvir as músicas identificadas por completo e acompanhar as suas letras.

Baixe o app tanto na Play Store quanto na App Store.

Shazam

2. SoundHound

Já o SoundHound também está conquistando seu lugar entre os grandes aplicativos musicais. O mais bacana é que ele possui uma pequena, mas interessante, vantagem sobre o Shazam: você pode inclusive cantarolar alguma música que esteja presa em sua cabeça que o app provavelmente vai reconhecer.

Também é possível compartilhar suas experiências com seus amigos em suas redes sociais favoritas. Parece que o Shazam realmente ganhou um bom concorrente.

Além disso, ele dá informações sobre os artistas e sobre as músicas, oferece letras simultâneas para que acompanhe o que está ouvindo e conta com integração a apps como Spotify, Deezer e Apple Music. Está disponível tanto para Android quanto para iOS.

3. Genius — Song Lyrics & More

Esse é um dos aplicativos para identificar músicas que tem como função principal ser uma enciclopédia de letras de música. Nele, você pode encontrar quase qualquer letra que queira, buscando a partir de trechos dela ou por título da música.

É possível, também, identificar o que está tocando ao seu redor através do app, que vai mostrar a letra e informações relevantes. Para fazê-lo, basta apertar num botão dentro do aplicativo.

Vá ao site oficial ou baixe para Android ou para iOS.

4. Musixmatch

Se o SoundHound é bom em reconhecer cantarolando uma melodia, o MusiXmatch está aí para quem só tem um trecho de uma letra na cabeça. Basta digitar o pedaço da letra da música que você lembrar no aplicativo e ele fará o possível para reconhecê-la.

Sua base de dados é enorme, então as chances de descobrir qual aquela canção que você fica cantando toda hora, são muitas boas! Além disso, é possível compartilhar suas novas descobertas com seus amigos e cantar direito as músicas que quiser enquanto as ouve, já que o app também dá a opção de ver letras completas em qualquer hora.

Esse app é um agregador de letras de música, com um incrível acervo internacional e que permite que identifique o que está tocando no ambiente em que o usuário está, de maneira simples, permitindo que você adicione essas músicas a playlists do Spotify, por exemplo. Conta com integração a um grande número de aplicativos para ouvir música online.

Se quiser utilizar em navegadores, vá ao site oficial. Alternativamente, você pode baixá-los acessando os links para a Play Store ou para a App Store.

Musixmatch aplicativos para identificar músicas

5. Reconhecimento Musical (BeatFind)

O BeatFind é uma das melhores opções de aplicativos para identificar músicas pelo som, permitindo que você tenha acesso a todas as informações importantes e relevantes do que está tocando na tela de seu smartphone.

Para escutar a música, o app tem integração a diversos serviços de streaming, como Spotify, Deezer e YouTube. Além disso, ele tem uma funcionalidade na qual o flash do celular pisca no ritmo da música. Conta, também, com um histórico de tudo que já identificou em seu smartphone. Baixe-o para Android pelo link.

6. MusicID

Mais um dos aplicativos para identificar músicas é o MusicID. Ele funciona de maneira bastante similar aos outros,  procurando o que está tocando após o usuário apertar um botão na tela. Quando identifica, mostra informações relevantes à música e ao artista.

Além disso, você pode ver a letra da música, vídeos do YouTube e muito mais, tudo através desse app. Tem, também, um histórico de tudo que foi pesquisado por ele.

Disponível apenas para iOS.

7. Letras.mus.br

Uma plataforma brasileira que realiza essa função de descobrir quais músicas estão tocando é o Letras.mus.br. Originalmente, era um website colaborativo de letras de música, mas que expandiu por conta de sua comunidade e hoje em dia tem apps para smartphones e diversas outras funcionalidades.

Nele, você encontra mais 2.7 milhões de letras e traduções de músicas, tendo acesso a elas também quando identifica o que está tocando ao seu redor. Tem integração com o Spotify, para que você possa ouvir as músicas que identificou posteriormente pelo serviço de streaming.

Disponível para Android, iOS e Microsoft, além de plug-ins para Google Chrome, Windows Media Player e Winamp. Baixe nas lojas ou vá ao site oficial.

letras.mus.br aplicativos para identificar músicas

8. Midomi

O Midomi é um site extremamente organizado com um mecanismo de pesquisa que escuta o seu som e depois sugere para você o nome da música. A sua base de dados de música é enorme e por isso será muito fácil você encontrar a música que está procurando. Outro ponto positivo é que você pode até cantar para o seu microfone que o site vai procurar uma música para você. Obviamente, quanto menos trechos da letra você souber e quanto menos acertados eles forem, menores as suas chances de ser bem sucedido.

9. Siri

A assistente de voz dos smartphones da Apple, também tem a funcionalidade de identificar o que está tocando ao seu redor, tanto pelo smartphone quanto por seus smart speakers.

Você  pode utilizar comandos como “Que música está tocando”, “Nomeie a música” e “Que música é essa” para identificar a canção, podendo também te dar acesso às letras. Se quiser, pode clicar no resultado que a música irá abrir no Apple Music.

10. Google Assistente

Por fim, chegamos ao último dos aplicativos para identificar músicas em nossa lista. O assistente de voz da Google também está disponível para o iPhone. Ele funciona de maneira muito similar à Siri, como mostramos nessa comparação entre Google Assistant vs Siri.

Além de todas as funcionalidades básicas de assistência, ele te permite identificar qual a música que está tocando. O app te mostra a letra e algumas informações referentes à canção e ao artista que a interpreta. Caso seu smartphone seja Android, ele já vem com esse assistente instalado nativamente; agora, se utiliza iPhone ou iPad, baixe pelo link.

Google Assistant aplicativos para identificar músicas

E aí, o que achou dos aplicativos para identificar músicas?

Já conhecia algum? Encontrou um melhor do que já utilizava ou descobriu informações novas? Compartilhe com seus amigos.

Não se esqueça de conferir nossas comparações dos melhores serviços de streaming, Spotify vs Apple Music, Spotify vs Deezer e Spotify vs YouTube Music.


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo