Aplicativos de desenho: 20 melhores para celulares e tablets
Aplicativos de desenho: 20 melhores para celulares e tablets
Aplicativos de desenho: 20 melhores para celulares e tablets

Aplicativos de desenho: 20 melhores para celulares e tablets


Os desenhos digitais se tornaram cada vez mais populares com tantos dispositivos com tela de toque ao nosso alcance. Isso se intensificou ainda mais quando esses dispositivos foram ganhando canetas especiais para realizar esses desenhos com mais precisão. Felizmente, também há muitos aplicativos de desenho que você pode usar para fazer suas criações com uma grande variedade de pincéis, cores, texturas e muito mais.


Esses aplicativos podem ser encontrados para celulares e tablets Android e iOS facilmente. Mas para que você não tenha que procurar e experimentar alguns aleatórios, nós separamos os melhores aplicativos de desenhos. Confira todas as nossas sugestões abaixo!

1. Adobe Photoshop Sketch

É claro que não dava para fazer uma lista de aplicativos de desenho sem mencionar algumas opções da Adobe. A primeira delas é o Photoshop Sketch.

Esse app é todo dedicado para o desenho, com uma interface bem limpa e fácil de usar em smartphones e tablets. Ele conta com muitos pincéis diferentes e ferramentas que podem te ajudar a conseguir o resultado exato que quer e seus desenhos.

Ele é bem voltado para quem quer um app minimalista, mas que entregue ferramentas poderosas. O melhor é que você pode até criar ou importar seus próprios pincéis.

Se quiser saber mais, acesse o link.

2. Procreate

Para começar a nossa lista, temos um dos melhores apps de desenho para iPad. O Procreate é usado tanto por amadores como por profissionais que procuram por aplicativos de desenho de boa qualidade.

Ele conta com excelentes recursos, muitos pincéis diferentes e ganha cada vez mais novidades com atualizações gratuitas. Aliás, vale mencionar que o app é pago, mas é barato para o que oferece.


Caso queira saber mais, confira o link.

3. Clip Studio Paint

Já o Clip Studio Paint é um software de desenho muito conhecido e usado por profissionais no PC, mas recentemente também ganhou uma versão mobile. Apesar de ainda estar sendo aprimorado, ele já se mostra um dos melhores apps para desenhar no Android.

Isso porque ele ainda não recebeu uma versão para o IOS e não se sabe quando ela pode chegar. Já quem tem um dos tablets mais modernos da Samsung pode testar o app totalmente de graça por 6 meses.

Bem interessante, não é? Então confira mais ao acessar o link.

4. Adobe Illustrator Draw

A nossa próxima indicação dos apps da Adobe é o Illustrator Draw. Ele é voltado para quem já usa o Illustrator no PC e quer uma alternativa para usar em seu tablet.

Como esperado, esse app é bem mais indicado para designers gráficos e tem ótimos recursos para esses profissionais. Ele pode ser meio complicado se não tem experiência com a versão de PC, mas garantimos que é um app poderoso.

Confira mais ao acessar o link.

5. Adobe Fresco

A nossa próxima sugestão dos aplicativos de desenho da Adobe é o Fresco. Ele é um dos mais recentes da empresa e também é um dos que mais chamou a atenção.

O que mais faz o app se destacar são seus pincéis, que contam com uma tecnologia interessante que os deixam muito realistas. Isso vale ainda mais para os pincéis com tinta, como deve dar para imaginar.

Se quer a melhor experiência ao fazer pinturas digitais de gauche, aquarela ou tinta à óleo, por exemplo, esse é o melhor app. Confira mais sobre ele no link a seguir.

6. Autodesk Sketchbook

O Autodesk Sketchbook também é um dos aplicativos de desenho mais conhecidos que existem. Ele tem uma interface super minimalista, mas oferece excelentes recursos e pincéis de ótima qualidade.

Ele é bastante usado por quem quer uma app robusto e fácil de usar. Ele costumava ser pago, mas agora basta que você crie uma conta para poder usá-lo totalmente de graça.

Se quiser saber mais, você pode conferir o link a seguir.

7. Affinity Designer

Outra alternativa muito boa é o Affinity Designer, que é sempre comparado com os apps da Adobe. Isso porque ele é muito robusto, contando com dezenas de pincéis e recursos que você normalmente encontra em softwares de PC.

Fora isso, eles contam com um grande catálogo de tutoriais de desenho e de como usar o app. Eles podem te ajudar bastante a começar a usar o Affinity Designer, já que ele pode ser meio intimidador à primeira vista.

Confira ainda mais sobre o app ao acessar o link.

8. Inspire Pro

O Inspire Pro é mais uma boa sugestão caso esteja procurando por aplicativos de desenho. Ele tem uma interface muito fácil de aprender a usar, o que é ótimo para iniciantes nesse tipo de app.

Fora isso, ele conta com muitas ferramentas e recursos para deixar os seus desenhos mais ricos detalhados. Ele não é tão robusto como alguns dos outros que mencionamos, mas é ótimo para começar a desenhar.

Confira mais no link a seguir.

9. MediBang Paint

O MediBang Paint é outro software de PC que acabou recebendo uma versão mobile recentemente. Ele costuma ser muito recomendado como um dos melhores sites e aplicativos para desenhar.

Sua interface ainda não é a mais amigável para celulares e tablets, já que conta com um esquema parecido com o que vemos na versão de PC. Ainda assim, o app tem sido bastante aprimorado e é constantemente atualizado.

Ele tem muitos pincéis e recursos para te ajudar a deixar os desenhos mais bonitos e interessantes. Para saber mais, confira o link.

10. Infinite Painter

desenhar no infinite painter

O Infinite Painter é um app bem curioso, já que começou bem simples e foi se aprimorando bastante nos últimos tempos. Atualmente, ele é considerado um dos melhores aplicativos de desenho que você pode usar em tablets Android.

Muitos o consideram como uma das melhores alternativas do Procreate no Android. Ele conta com muitos pincéis, ferramentas e recursos super úteis para deixar seus desenhos ainda melhores.

Caso queira conferir mais, dá para baixar o app de graça ao acessar o link.

11. Astropad Studio

Já o Astropad Studio é um aplicativo exclusivo dos usuários do iPad. Ele pode ser uma ótima alternativa para o Procreate, já que também pode ser usado no Mac caso você queira começar algo em um dispositivo e terminar a arte em outro.

Só vale mencionar que sua grande desvantagem é a necessidade de aderir a uma assinatura mensal. Você pode conferir mais sobre o aplicativo ao acessar o link a seguir.

12. ArtStudio

O ArtStudio é definitivamente mais simples que muitos outros aplicativos de desenho que mencionamos em nossa lista. O aplicativo é até que bem completinho, só não possui tantos recursos e ferramentas como os outros.

Mesmo assim, vale mencionar que ele tem mais de 400 pincéis e 40 filtros, então vale a pena experimentar. Você pode conferir ainda mais sobre o app ao acessar o link.

13. Pixaxi

Entre tantos aplicativos de desenho, o Pixaxi é uma opção bem interessante. Ele é bem mais voltado para quem gosta de pixel art, já que tem ferramentas especialmente para esse tipo de criação.

O legal é que o app ainda pode abrir e salvar arquivos do Photoshop e vários outros formatos. Mesmo que não seja experiente com isso, é um bom app para aprender.

Se quiser saber mais do app, confira o link.

14. ArtRage

O ArtRage é mais uma boa opção que você pode experimentar. Ele é uma boa alternativa especialmente se estiver procurando por um aplicativo que funcione em diversos dispositivos, incluindo tablets e computadores.

Ele pode ser baixá-lo totalmente de graça e conta com excelentes ferramentas e pincéis para seus desenhos. Se quiser aprender mais sobre o que o app tem a oferecer, você pode conferir o link.

15. Concepts

aplicativos de desenho concepts

Outra boa opção entre os aplicativos de desenho é o Concepts. Ele é um pouco diferente do resto, já que é mais usado por profissionais e até mesmo arquitetos.

Mas felizmente ele também pode ser usado por quem tem o desenho como maior hobby. Ele conta com muitas ferramentas interessantes, especialmente se quiser fazer esboços mais minimalistas.

Caso tenha se interessado, você pode conferir o link a seguir.

16. Comic Draw

O Comic Draw oferece exatamente o que você pode imaginar pelo seu nome. Com ele, você pode criar desenhos em painéis de uma história em quadrinhos, o que pode ser bem divertido para contar histórias.

Ele pode ser usado em tablets e computadores e é bem interessante. Ele conta com muitos recursos legais para fazer suas histórias, então vale conferir.

Para baixar o app, acesse o link.

17. Tayasui Sketches

Um aplicativo super interessante para desenhistas é o Tayasui Sketches. Ele está disponível para praticamente todos os dispositivos, incluindo o Mac, iPhone e Android, então não faltam opções para você experimentá-lo.

Sua interface é bem limpa e oferece bastante espaço para os seus desenhos. Fora isso, os pincéis e efeitos são bem realistas, muito mais do que encontramos em alguns apps pagos inclusive.

Para conhecer mais do app, confira o link a seguir.

18. Sketch Club

Se já procurou por sites para aprender a desenhar, temos certeza que vai gostar do Sketch Club. Afinal, além dos recursos normais para que você faça seus desenhos, há toda uma comunidade de usuários dentro do app.

Isso significa que você pode compartilhar seus trabalhos e ver os desenhos de outras pessoas. Desta forma, pode interagir, aprender novas técnicas e até receber feedback em suas criações se quiser.

Para conferir mais, dê uma olhada no link a seguir.

19. Artflow

O Artflow é outro dos apps mais amados de Android para quem quer desenhar. Ele é bem completo e não perde em nada para os apps disponíveis no iPad.

Ele conta com uma interface bem simples de entender e com todas as ferramentas facilmente disponíveis. Ele tem muitos pincéis prontos, mas também permite que você crie os seus próprios.

Para conferir ainda mais do Artflow, acesse o link.

20. Ibis Paint X

Para encerrar a nossa lista, temos o Ibis Paint X para te recomendar. Ele também é considerado uma das melhores alternativas aos apps de iOS para os usuários de Android.

Além dos recursos normais de desenho, ele também permite que você grave a tela enquanto desenha. Isso te permite ter todo o processo do desenho sendo criado para compartilhar com seus amigos ou em redes sociais.

Fora isso, vale mencionar que ele conta com 142 pincéis, 37 filtros e mais de 700 fontes para que você use como quiser. Confira mais no link a seguir.

Gostou dos aplicativos de desenho?

Deu para aproveitar a nossa lista para conhecer os melhores aplicativos de desenho para celulares e tablets? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das dicas.

Caso tenha gostado, não deixe ainda de conferir nossas dicas de apps para transformar fotos em desenhos.


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo