Viber

Viber

01234
Por Equipe Apptuts

Hoje em dia já ninguém vive sem celular. As fotografias, vídeos, aplicativos, tudo num mundo de crescimento contínuo e sem fim à vista mas hoje em particular falamos-lhe em chamadas e mensagens. Nos dias que correm as chamadas telefónicas e as mensagens são brutalmente usadas, seja para contatar facilmente um amigo, ou até mesmo para fins empresariais, o facto é que sempre que necessitamos de obter uma resposta rápida e simples utilizamos ou as chamadas ou as mensagens escritas. E se isso pudesse ser gratuito? O Aplicativo Viber, é um aplicativo android que lhe dá a possibilidade de fazer chamadas e mandar mensagens gratuitamente!


Como funciona

viber

De fato o envio de mensagens e chamadas é gratuito, mas dentro da rede Viber, ou seja, para que tudo funcione às mil maravilhas você deverá estar ligado a uma rede de Internet. Essa pessoa além de ter que estar conectada à Internet também deverá ter o aplicativo configurado.

Logo que dá início ao programa ele pede-lhe que coloque o seu número de celular. É seguro! Isto é para apenas o registro ser efetuado.

Logo de seguida na primeira opção da barra de ferramentas do programa terá a opção “Mensagens”. Aí poderá criar os seus grupos de contatos Viber para que possa ter um controlo mais apertado do seu círculo de amigos, ou trabalho. Terá sempre tudo organizado e de forma simples e limpa.

Basta clicar em “Compor” e começar a mandar mensagens para os seus contatos Viber. É rápido e sem grandes complicações.

Logo a seguir terá a opção “Recentes”. Aí o programa deteta as suas chamadas mais recentes para os seus contatos. Não quer dizer que todos sejam Viber, ele apenas faz um apanhado das chamadas recentes que recebeu e efetuou.

Quando clica no contato para efetuar a chamada aparecerá um aviso a dizer se este é ou não um contato Viber.

Se não for, pode optar por ligar, mas nesse caso pagará as tarifas normais associadas ao cartão do seu celular (operadora) pois nessa situação ele não estará a ligar pela rede Viber, logo não é gratuito.

Terá sempre de ter este cuidado quando efetuar uma chamada, uma vez que por um descuido de não ver o aviso ou não ler bem as instruções, a chamada poderá ser-lhe cobrada. Sempre que quiser poderá consultar esta lista de chamadas recentes, sejam elas não atendidas, recebidas ou efetuadas.

Viber como usar o viber

Na barra de ferramentas do programa terá a opção de “Contatos”. Aqui serão apenas apresentados os contatos que têm também configurado o Viber nos seus celulares.

Assim poderá ter uma certeza de quem é ou não Viber no momento de ligar. E como é que ele consegue detetar isso? O programa percorre toda a sua lista de contatos e analisa cada um dentro da rede Viber, comparando com a base de dados do Viber a fim de verificar se aquele número está ou não registrado dentro da rede. No momento de telefonar é muito mais simples e fácil pois teremos a certeza que não iremos gastar dinheiro nessa chamada.

Nota: Tenha em atenção que o programa poderá estar a fazer a chamada (a chamar) normalmente mas se a pessoa do outro lado não estiver ligada à Internet este processo não é válido, ou seja, a chamada será efetuada mas ninguém atenderá pois não tem o seu Viber ativo.

A opção “Telefone” dispensa grandes apresentações. Aqui poderá marcar os seus números para os quais deseja ligar, seja da lista telefónica ou não. Ao ligar, o Viber dar-lhe-á a informação se aquele número está na rede Viber ou não em segundos! Em segundos você sabe se pode ligar para esse número gratuitamente ou se tem de pagar pela chamada.

Poderá também adicionar esse número aos seus contatos (mesmo que não seja Viber) para assim ter sempre tudo organizado de forma simples e rápida. Tudo de forma a que possa ter acesso a chamadas gratuitas na ponta dos seus dedos tendo que ter apenas acesso a uma rede de Internet e o programa devidamente configurado.

Viber opções do viber

Por fim terá a opção “Mais” que serve para que possa ter acesso ao seu perfil Viber (criado logo no registro do programa). Terá também acesso a mais informação sobre o programa e algumas definições que pode alterar a seu gosto.

Além disso, existe também a opção de convidar os seus amigos mandando-lhes uma mensagem (fora do serviço Viber), partilhar o Viber no Facebook, Twitter ou convidar via e-mail.

Por fim poderá ter acesso à política de privacidade do programa, desativar a sua conta Viber ou então sair do programa. Se optar por sair, não terá um acesso tão alargado ao Viber, pois como ele está fechado não está ativo, logo não recebe chamadas/mensagens. Aconselhamos a quem desejar usufruir realmente do serviço, a manter o Viber ligado e ativo no Android, por forma a poder receber chamadas a qualquer momento.

Conclusão/Opinião

Este é um excelente programa para receber/mandar mensagens ou chamadas. É gratuito, fácil de usar e configurar evitando assim dores de cabeça que muitas das vezes nos fazem desistir de usar certos programas. O Viber pode ser também ele facilmente comparado ao Skype, pela possibilidade de realizar chamadas de forma totalmente gratuita. O único ponto negativo é o facto de não funcionar por 3G, o que significa que para realizar chamadas gratuitas, terá de estar conectado numa rede Wireless, sempre. Ainda assim, é um aplicativo sensacional e totalmente recomendado para quem deseja poupar dinheiro em chamadas telefónicas.


Seções:
Viber
01234 Total de 3850 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço


Voltar ao topo