Tudo o que você precisa saber sobre o Steam Deck
Tudo o que você precisa saber sobre o Steam Deck
Tudo o que você precisa saber sobre o Steam Deck

Tudo o que você precisa saber sobre o Steam Deck


Quem gosta de games certamente já ouviu falar sobre o Steam Deck. Ele é um console portátil desenvolvido pela Valve. Está recebendo o marketing de ser o console portátil mais poderoso.


A melhor parte dele é que ele funciona com a sua conta da Steam. Ou seja, você vai poder jogar os melhores jogos de PC que você já comprou, sem precisar gastar mais nada!

Isso tudo, é claro, diretamente nas suas mãos, economizando incrivelmente no quesito espaço. Se você quer saber tudo sobre o Steam Deck, basta conferir o nosso guia completo abaixo!

O que é o Steam Deck?

A primeira parte do artigo não poderia ser outra, não é mesmo?

O Steam Deck nada mais é do que um console de jogos portátil que foi anunciado pela Valve na metade de julho. E, como você deve imaginar a partir de seu nome, o dispositivo foi feito para funcionar com a plataforma da Valve, a Steam, e te permitir todos os seus jogos!

E claro, faz todo sentido um dispositivo do tipo ser lançado. Afinal, a comunidade gamer de computador sempre esteve restrita a desktops ou a laptops super caros (com um mouse externo, porque não tem como jogar usando ou touchpad!).

Ou seja, nunca tivemos como realmente jogar os nossos jogos favoritos enquanto no trem para o trabalho, por exemplo. Com o Steam Deck, tudo muda, já que o dispositivo vai ser realmente poderoso.

Além disso, todo o seu progresso feito no portátil vai ser sim salvo na nuvem relacionada à sua conta. Isso significa que poderá jogar um pouco no portátil, e depois seguir de onde parou no computador!


E quando ele vai ser lançado?

Até o momento da escrita deste artigo, em 20 de agosto de 2021, não tem uma data específica de lançamento. Ainda assim, a Valve prometeu que as primeiras unidades serão enviadas em dezembro de 2021.

No momento, está disponível apenas nos Estados Unidos, no Canadá, nos países membros da União Europeia, e no Reino Unido. Mesmo que ele vá estar disponível em mais países ano que vem, não se espera que seja oficialmente lançado no Brasil.

Quais as especificações do Steam Deck?

As especificações oficiais já foram lançadas. Elas são:

Sistema Operacional SteamOS 3.0 (Com base em Arch Linux)
Tela 1200 x 800 p, com 7 polegadas
Brilho 400 nits
Taxa de atualização 60hz
Possui touch Sim
Processador AMD APU, Zen 2 4c/8t, 2.4-3.5GHz
GPU 8 RDNA 2 CUs, 1.0-1.6GHz
Memória RAM 16 GB LPDDR5 RAM
Armazenamento 64 GB eMMC (PCIe Gen 2 x1)
256 GB NVMe SSD (PCIe Gen 3 x4)
512 GB high-speed NVMe SSD (PCIe Gen 3 x4)
Expansão Sim, com cartão microSD
Bluetooth Bluetooth 5.0
Wi-Fi Wi-Fi dual-band, 2.4GHz e 5GHz, 2 x 2 MIMO, IEEE 802.11a/b/g/n/ac
Fone de ouvido Sim, padrão 3,5mm
Alto-falantes Stereo com DSP
Velocidade de carga 45W USB via Tipo C 3.0
Bateria Bateria de 40Whr, que dá de 2 a 8 horas de jogatina
Tamanho 298mm x 117mm x 49mm
Peso Por volta de 669 gramas

No quesito controles, o Steam Deck conta com 4 botões na direita sendo ABXY, um D-pad, os gatilhos R e L tradicionais, quatro gatilhos adicionais traseiros, assim como analógicos com cliques.

Ainda conta com um trackpad por lado que oferecem resposta tátil.

layout do Steam Deck

E quanto vai custar?

É aí que a coisa fica feia (pelo menos para o lado brasileiro). O preço do Steam Deck é certamente bastante barato, se for considerar o seu custo em dólar. Mas na conversão…

O modelo mais barato, com 64 GB de memória (mais lenta que dos outros modelos), está 400 USD. Na compra dele, você ganha um estojo de viagem.

Já o segundo modelo vem com 256 GB de memória interna extremamente rápida, um estojo de viagem, e um conjunto de perfil exclusivo da Comunidade Steam. Ele custa 530 USD.

O modelo mais caro vem com 512 GB de armazenamento tão rápido quanto, uma tela antirreflexo, um estojo de viagem exclusivo, o conjunto de perfil exclusivo da Comunidade Steam, e um tema de teclado virtual exclusivo. Tudo isso pela barganha de 650 USD!

O Steam Deck vai realmente ser compatível com todos os jogos?

A resposta é meio complicada, e era para ser sim. Contudo, o Steam Deck usa o SteamOS, que tem base no sistema operacional Linux. A diferença de Linux puro está num software chamado Proton.

Ele funciona como uma camada de compatibilidade para que até jogos exclusivos de Windows rodem no Linux. Infelizmente, tem vários problemas de compatibilidade, resultando em não ser capaz de rodar qualquer jogo.

Ainda assim, todos os jogos que estão atualmente funcionando no SteamOS, vão sem sombra de dúvida (de acordo com a Valve) funcionar no Steam Deck.

Existem dois tipos principais de jogos que tem problemas: os mais pesados, e muitos multiplayer, como Destiny 2, Apex Legends, e PUBG. Mas mantenha em mente que ainda faltam alguns meses para o lançamento dele.

Isso quer dizer que a Valve ainda tem bastante tempo para encontrar as fontes dos erros e os corrigir para garantir que tudo vá funcionar como deveria. É bom mencionarmos que o Steam Deck também vai ser compatível com a Epic Games Store!

biblioteca steam do Steam Deck

Que acessórios que posso usar com ele?

Se você está pensando em usar um teclado e um mouse para jogar no Steam Deck, é bom controlar as expectativasj. Ele tem apenas uma entrada USB Tipo C. Então, se você comprar um adaptador de várias portas USB Tipo A para um USB Tipo C, poderá os usar sem problemas.

Além disso, absolutamente qualquer dispositivo Bluetooth que você tenha vai funcionar com o portátil sem absolutamente nenhum problema!

Como posso encomendar o Steam Deck?

Infelizmente, não temos boas notícias: como mencionado anteriormente no artigo, o Steam Deck não está disponível para pré-venda no Brasil, e possivelmente sequer vai chegar oficialmente em nosso país.

Agora, se você está conferindo esse artigo, mas não reside no Brasil, basta que você siga o link até a página oficial do Steam Deck, faça login na sua conta da Steam, e realize o pedido!

Opções de pré-venda Steam Deck

Gostou do nosso artigo sobre o Steam Deck?

Deixe nos comentários se nós conseguimos te ajudar a saber mais sobre o novo portátil da Valve ou se restou alguma dúvida!


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo