Gravar tela do PC: 5 dicas para maior qualidade de gravação
Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Gravar tela do PC: 5 dicas para maior qualidade de gravação
Gravar tela do PC: 5 dicas para maior qualidade de gravação

Gravar tela do PC: 5 dicas para maior qualidade de gravação

Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário

Sabia que nem todo aspirante a youtuber precisa gravar vídeos aparecendo em frente às câmeras? Na verdade, muitos atraem milhares de seguidores apenas ao gravar tela do PC. Mas como isso funciona?

Não faltam conteúdos que você pode fazer sem aparecer. Tutoriais ensinando como resolver problemas de computador ou mostrando um programa específico, por exemplo, costumam fazer bastante sucesso. O mesmo vale para quem gosta de gravar vídeos de jogos, que costumam exigir placas de captura para melhor qualidade.

Ou seja, mesmo que você seja tímido, a área de vídeos ainda é uma alternativa interessante para quem sonha em trabalhar com conteúdo. Sendo assim, reunimos nesse artigo cinco simples dicas para ter maior qualidade ao gravar tela do PC.

Confira abaixo!

Dica: chegou nesse artigo buscando recomendações de programas para gravar a tela do seu computador? Então corte caminho conhecendo o Capture Boss agora mesmo!

1. Tenha um roteiro pronto

Uma das vantagens em gravar vídeos aparecendo é que você tem mais espaço para improvisação, já que estará aparecendo. Quando se está a gravar tela do PC com narração, é mais interessante ter um roteiro pronto.

Desse modo, você saberá exatamente o que falar e terá maior controle sobre o ritmo no qual vai passar o conteúdo. Além disso, você evita pausas longas ou até mesmo evita esquecer partes essenciais do conteúdo, o que te obrigaria a refazer as gravações.

Por isso, recomendamos que, antes mesmo de gravar, tenha um roteiro pronto e ensaiado.


2. Tenha um áudio perfeito

Como você não vai se preocupar tanto com a parte visual por estar gravando a tela do seu computador, terá de se preocupar mais ainda com o áudio. Afinal de contas, seus inscritos no YouTube estarão bem atentos no que estiver falando no vídeo.

Por isso, pode ser boa ideia investir em equipamentos um pouco mais especializados, como um microfone de lapela. Além disso, se assegure de estar em um ambiente isolado. Assim você evita que ruídos da rua ou de outras pessoas em sua casa passem para a gravação.

sala de gravação de áudio

3. Limpe a sua área de trabalho

Mesmo que você esteja ensinando a usar um aplicativo em específico e você não pretenda mostrar a área de trabalho do seu PC, você pode passar a impressão de ser uma pessoa desorganizada caso tenha uma área bagunçada. Por isso, lembre-se de deixar sua área de trabalho limpa.

Ou seja, não exagere na quantidade de ícones. Inclusive, evite salvar arquivos automaticamente nessa área, senão terá de arrumar a área de trabalho toda vez que for gravar um novo vídeo. Além disso, desabilite as notificações e popups no momento da gravação.

4. Cogite usar uma webcam e aparecer nos vídeos

Criar conteúdo em vídeo ao gravar a tela do PC é ótimo, especialmente para quem é mais tímido. Por outro lado, pode ser boa ideia aparecer em algumas ocasiões.

Mostrar o seu rosto pode criar uma conexão mais forte entre você e o seu público, além de aumentar suas chances de receber comentários, já que os inscritos notarão que estão se comunicando com outra pessoa. Caso já tenha uma webcam, teste aparecer em alguns dos vídeos que criar e veja qual será a resposta do público.

5. Use um software especializado para gravar tela do PC

O próprio Windows possibilita gravar tela do PC. Embora seja competente, o ideal é adotar um programa especializado em fazer essa captura. Normalmente, eles possuem melhor otimização, economizando recursos do computador na hora de executar programas e gravá-los ao mesmo tempo.

Muitos deles, inclusive, também oferecem a vantagem de capturar apenas áudio, te possibilitando criar podcasts sem ficar trocando de programa. O Capture Boss é um exemplo de software do tipo.

tela do capture boss, app para gravar a tela do pc

Entre suas funcionalidades, podemos destacar sua compatibilidade com acessórios como as já citadas webcams e placas de captura para jogos, tornando-o uma opção versátil. Você pode gravar tela do PC e fazer pequenas edições diretamente no vídeo, sem precisar abrir um editor para corrigir detalhes pequenos. Ele também possibilita tirar print da tela ou gravar apenas o áudio.

Ele também traz um pequeno acervo de filtros, elementos gráficos e transições que pode aplicar em seu trabalho. Além disso, o Capture Boss é capaz de exportar suas gravações nos principais formatos das plataformas de vídeo e redes sociais, como MP3 e MP4.

O melhor de tudo: o Capture Boss permite oferece teste GRÁTIS de sua plataforma durante 21 dias. Para isso, basta clicar no link e fazer o download do programa!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo