Google Docs vs Office Online: qual é o melhor?
Google Docs vs Office Online: qual é o melhor?
Google Docs vs Office Online: qual é o melhor?

Google Docs vs Office Online: qual é o melhor?


Se antes era necessário baixar um software para criar e escrever documentos, agora dá para fazer isso online. Basta estar conectado à internet para escrever o que quiser e ter tudo salvo na nuvem ou em um arquivo baixado em seu PC. Enquanto muita gente acaba usando o Google Docs automaticamente para isso, se esquecem que há a opção do Office Online também. Mas entre o Google Docs vs Office Online, qual realmente é o mais ideal para cada usuário?


É isso que vamos mostrar no comparativo de hoje. Vamos falar do que cada um oferece, que características são parecidas ou diferentes e o que precisa saber antes de decidir entre um deles. Para saber quem se sai melhor entre o Google Docs vs Office Online, é só conferir a lista logo abaixo!

Google Docs vs Office Online

google docs vs office online dicas

Antes de qualquer coisa, vale mencionar que tanto o Google Docs como o Office Online são gratuitos e oferecem diferentes tipos de documento que você pode criar e trabalhar. Há documentos de texto, planilhas e apresentações.

O Office Online funciona de forma meio parecida com a versão paga de desktop. É claro que acaba sendo mais limitada e com menos opções, mas ainda é uma alternativa interessante para quem não pode pagar pelo serviço completo.

Já o Google Docs também é robusto e sempre recebe novas ferramentas e melhorias. Ele não tem uma versão mais completa para desktop, mas pode ser usado de maneira offline em algumas situações.

Documentos vs Word

Para começar, vamos falar um pouco do tipo de arquivo mais utilizado nesses dois serviço. Chamado simplesmente de “Documentos” no Google Docs, eles são conhecidos como arquivos “Word” no Office Online.

Na versão do Office Online, temos algo bem mais limitado do que na versão de desktop. Ainda assim, toda a interface e as opções disponíveis são praticamente iguais ao que vemos no software de PC.


Isso acaba sendo ótimo para quem já está mais acostumado com o programa da Microsoft. Também é uma boa para quem usa o software e quer editar seus arquivos na versão online em certas ocasiões.

Só o Google Docs não deixa nada a desejar. Ele oferece muitas das mesmas ferramentas que já conhecemos do Word e ainda pode salvar arquivos em vários formatos diferentes, o que inclui formatos que podem ser abertos no Word de desktop posteriormente.

Os dois oferecem ainda uma boa ferramenta de compartilhamento dos arquivos. Desta forma, outras pessoas podem ler, sublinhar trechos, deixar comentários e muito mais.

Caso dê permissão, outras pessoas também podem alterar o texto escrito.

Planilhas vs Excel

Quem já precisou mexer em alguma planilha na vida já ouviu falar do Excel. No Office Online, ele também marca presença com o mesmo nome, mas mais limitado também.

A versão do Google é chamada apenas de “Planilhas”, algo bem simples e direto. Felizmente, o uso de suas ferramentas e opções também acaba sendo assim.

Além de inserir informações nas colunas e fazer alterações de cores e formatação, também é possível usar as planilhas dos dois para operações matemáticas. Neste caso, não há como negar que o Excel online oferece bem mais opções que o Google.

Isso já era meio que de se esperar, afinal, o Excel sempre foi um dos produtos mais clássicos e elogiados da Microsoft. Ainda assim, há algumas opções faltando da versão de desktop.

Nossa consideração é que se precisar de uso mais aprofundado no modo online, que fique com o Office Online. As planilhas do Google são mais apropriadas para algo casual e que não exija de ferramentas avançadas.

Apresentações vs PowerPoint

Outro produto clássico da Microsoft é o PowerPoint, no qual você pode criar apresentações. O Google oferece um serviço bem simples, chamado apenas de “Apresentações”, mantendo a mesma linha dos outros produtos do Docs.

A primeira vista, os dois até que são bem parecidos. Eles oferecem a possibilidade de se inserir slides com imagens, texto, ícones, vídeos e muito mais.

Só que a versão do Office Online acaba tendo mais opções de temas que o serviço do Google. Também há simplesmente mais opções e configurações na hora de personalizar seus slides no Office.

Incrivelmente, essa é uma das únicas vezes que o serviço da Microsoft também acaba sendo mais fácil de usar. O Google Apresentações é menos intuitivo e requer mais passos e visitas nas opções para que você possa deixar os slides exatamente como quer.

Vale mencionar que há muitos outros serviços online e softwares para criar apresentações atualmente. Até por isso, nenhum dos dois serviços são os mais indicados se esse é o seu grande foco.

Ainda assim, se quiser apenas algo simples, gratuito e rápido de usar, o PowerPoint online pode ser a melhor opção.

Salvos na nuvem

google docs vs office online qual o melhor

Enquanto os arquivos do Docs ficam salvos no Google Drive, os dos Office Online são armazenados no OneDrive. Para quem tem um PC com Windows, o OneDrive já vem instalado por padrão, então fica aí a facilidade de acessar os arquivos no navegador ou nas pastas do computador.

Felizmente, também é possível instalar o Google Drive em seu PC e ter acesso a todos os arquivos por lá. Os dois serviços funcionam a todo tempo e contam com backup dos seus arquivos salvos.

Compartilhamento

Nós já mencionamos por cima o sistema de compartilhamento dos dois serviço, mas vale falar de forma mais detalhada sobre isso. Até porque essa é uma das maiores vantagens de se usar o Docs ou o Office Online.

Os dois permitem que você compartilhe seus arquivos com qualquer um. Você pode fazer isso de forma mais pública ou privada, então só depende das suas necessidades.

Dentre as opções de compartilhamento dois dois, temos o seguinte:

  • Compartilhamento de um link que pode ser acessado por qualquer um que o tenha
  • Compartilhamento de um link que pode ser acessado por tempo limitado
  • Compartimento de um link que só pode ser acessado por membros de uma empresa
  • Compartilhamento de um link que só pode ser acessado pelo dono de um endereço de email específico

Fora isso, você pode determinar se a pessoa que recebeu o link de compartilhamento pode apenas visualizar ou editar o documento. Isso também é algo presente nos dois serviços.

Histórico de modificação

Aqui temos uma das maiores diferenças na batalha dentre Google Docs vs Office Online. Pode até ser algo que faça a diferença e seja o motivo de escolha entre um deles.

Basicamente, os dois serviços salvam todas as alterações que você faz de forma quase imediata. Só que é aí que o Office Online acaba se limitando, já que ele não mostra o que foi criado ou alterado.

Já o Google Docs mostra exatamente todas as modificações feitos em todos os seus documentos. Tudo é extremamente detalhado, mesmo que se trate apenas de uma palavra ou pontuação.

Caso clique nas alterações do histórico, você consegue ver essas modificações no próprio documento. Isso ajuda demais caso você precise reverter essas modificações, algo que pode ser feito em um único clique.

Também é útil caso esteja compartilhando o documento com alguém e seja necessário saber tudo o que foi adicionado ou mudado. Essa acaba sendo uma das melhores funções do Docs e não há motivos para o Office não oferecer algo similar atualmente.

Ferramentas de acesso rápido

office online vantagens

Já que mencionamos uma vantagem excelente do Docs, vale falar de uma do Office Online também. Assim como sua versão de desktop, o Office Online tem um pequeno menu de ferramentas de acesso rápido que aparece quando você seleciona um trecho de texto no Word.

Esse menu permite que você faça modificações desde as mais simples até as mais avançadas, só que de maneira bem rápida. Isso inclui mudanças na formação, mudança de fonte, mudança de cor, alteração de tamanho, escolha de outro estilo, etc.

O Docs não oferece nada parecido e o usuário só fica na dependência de atalhos já conhecidos. Infelizmente, só há atalhos para mudanças mais simples, como deixar o texto em itálico, em negrito ou sublinhado, por exemplo.

Se tem essa preferência por alterações feitas de maneira rápida, o Office acaba saindo em vantagem. No Docs, tudo é mais lento e manual, então leve isso em consideração.

Modo de visualização

Esse é um tópico interessante, especialmente para quem costuma ler os documentos que escreveu para ter certeza de que está tudo certo. Nunca é tão bom fazer a leitura diretamente no editor de texto, então um modo de visualização especial é sempre bem vindo.

Felizmente, o Google Docs e o Office Online oferece um modo desse tipo. Os dois tentam deixar o layout o menos intrusivo possível, quase como se fosse a página impressa mesmo.

A grande diferença é que no Google Docs ainda é possível fazer edições ao documento nesse modo. No Office Online, você realmente só pode visualizar o documento neste modo e não é possível editar nada.

Isso acaba sendo irritante no Office, já que se encontrar um erro, é necessário voltar para o modo de edição e depois retornar ao modo de visualização. No Docs, isso é mais simples e qualquer edição é salva instantemente.

Aplicativos mobile

Por mais que seja útil poder acessar esses serviços no seu navegador de internet, acaba sendo mais apropriado contar com um app mobile em certas situações. A boa notícia que dentre a batalha Google Docs vs Office Online, esse quesito não traz grandes divergências.

Os dois possuem apps para smartphones que podem ser usados gratuitamente. É claro que eles acabam sendo meio limitados em comparação com a versão normal, mas ainda são bons para um uso rápido no dia a dia.

É possível criar novos arquivos, alterar documentos já existentes e até baixar os arquivos em seu smartphone. Felizmente, é possível encontrá-los no Android e no iOS.

Uso pessoal e empresarial

Tudo o que falamos até agora se aplica perfeitamente para o uso pessoal do Google Docs e Office Online. Mas vale mencionar que essas ferramentas também podem ser muito úteis para o uso empresarial.

Os dois possuem planos de assinatura especiais para empresas. Isso inclui o uso das ferramentas mencionadas acima, além de armazenamento ilimitado na nuvem, suporte 24 horas, mais segurança e muitos outros serviços adicionais.

Formatos de arquivo

google docs vs office online qual escolher

Quando se diz respeito a formatos de arquivo, o Office Online é bem restrito e aceita apenas aqueles criados pela Microsoft. Ou seja, você vai lidar apenas com DOCx, PPTx e XLSx, por exemplo.

A compatibilidade é obviamente perfeita, já que estará usando apenas uma versão mais limitada desses softwares. Se usa apenas esses arquivos, não haverá qualquer problema.

Já o Google Docs tem um suporte bem maior em relação aos formatos que disponibiliza. É possível não só abrir arquivos do Office de desktop como de outros softwares desta categoria.

É claro que a compatibilidade pode não ser perfeita, então espere ver alguns erros de formatação. Felizmente, não é nada que não possa ser arrumado ou alterado pelo usuário.

Se procura flexibilidade ou use outros tipos de arquivos fora os do Office, o Docs acaba sendo a melhor opção.

Qual escolher?

Depois de ler tudo isso, você ainda pode ter a dúvida entre Google Docs vs Office Online. Isso é natural, afinal, os dois realmente oferecem ferramentas bem parecidas no geral.

Nossa dica é que se não costuma usar o office de desktop normalmente ou só queira um serviço de documentos para uso pessoal, o melhor acaba sendo o Google Docs. Ele é fácil de usar, de compartilhar com os outros, é totalmente gratuito e tem uma interface simples de usar.

Mas se você já tem o costume de criar e editar documentos no Office normal, a versão online pode acabar sendo uma opção interessante. Isso também se aplica caso trabalhe apenas com os formatos criados pela Microsoft ou faça um uso mais profissional desses softwares.

Gostou das dicas?

Deu para aproveitar as nossas dicas para saber qual o melhor entre Google Docs vs Office Online? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou dos dois serviços.

Também nos dicas que pontos positivos e negativos de cada um te afeta mais no uso e qual prefere utilizar.


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo