Fonte de uma Imagem: ferramentas online e grátis
Fonte de uma Imagem: ferramentas online e grátis
Fonte de uma Imagem: ferramentas online e grátis

Fonte de uma Imagem: ferramentas online e grátis


Encontrar a fonte de uma imagem pode ser complicado, mas não se preocupe! Estamos aqui para ajudar.


Não faltam imagens incríveis online, mas isso não significa que você sempre encontrará a original.

O que você faz quando tem uma imagem incrível que baixou há muito tempo, mas não consegue se lembrar do site em que a encontrou? Existem maneiras fáceis de encontrar o site original novamente?

Veja como encontrar uma fonte de imagem de forma rápida e fácil.

Pesquisa Reversa de Fonte de Imagens

Muitas imagens que você encontra em blogs e outros sites se originaram de outro lugar. Embora possa não parecer grande coisa, vale a pena saber como encontrar a original.

Quando você encontra uma imagem no Google ou em um site de rede social, pode se sentir compelido a salvar uma cópia.

O conceito de pesquisa reversa de imagens é bastante simples: você carrega uma imagem ou cola a URL direto de uma imagem online, e o mecanismo de pesquisa corresponderá às formas/padrões para localizar cópias dessa imagem.

Com paciência suficiente, muitas vezes você pode encontrar uma fonte original que provavelmente também apresenta dimensões maiores.

É verdade que existem muitas ferramentas disponíveis para pesquisa regular de imagens com base em texto. Mas a pesquisa de imagens baseada em imagens vem crescendo lentamente em popularidade.

Apresentamos a seguir uma pequena sites grátis que você pode utilizar para pesquisa de imagens.

Vale a pena favoritar esses links ou salvá-los em outro lugar, caso você esqueça o hiperlink. Hoje em dia eu me vejo usando essas ferramentas quase constantemente.

Se você frequentemente precisa fazer engenharia reversa da fonte das imagens, esses mecanismos de pesquisa se tornarão bastante comuns.

Fonte de uma imagem: Google Imagens

O Google tem um serviço para isso fácil e simples de pesquisa reversa de imagens.

Praticamente todo mundo que usa o Google também sabe sobre sua pesquisa de imagens. Você pode digitar palavras-chave e o Google retornará uma grande galeria de fotos relacionadas de toda a web.

Mas você sabia que a pesquisa de imagens do Google também pode reverter a pesquisa com base em qualquer imagem?

Primeiro, vá para o site do Google Imagens e encontre o pequeno ícone de câmera na barra de pesquisa (geralmente ao lado do microfone).

Se você passar o mouse sobre este ícone, aparecerá uma dica de ferramenta que diz “Pesquisar por imagem”. Clique e a caixa de entrada se transformará solicitando uma URL de imagem direta.

Alternativamente, você pode clicar em “Fazer upload de uma imagem” para fazer upload de sua própria imagem.

Se você tem uma foto e está procurando o site original de onde veio a foto, esse truque simples no Google Imagens o ajudará a conseguir encontrar.

Em segundos, você pode usar um JPG ou PNG ou qualquer outro tipo de arquivo de imagem para rastrear a URL de onde veio a foto.

Existem tantos sites e recursos por aí que pode levar uma eternidade para localizar a fonte original de uma imagem.

google-imagens

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas que tal encontrar tamanhos alternativos, miniaturas cortadas e outros sites usando essa mesma imagem?

Vá para a página de pesquisa de imagens e clique no botão da câmera. Carregue a imagem e veja os resultados da pesquisa para sua imagem.

Pode ser necessário navegar pelos resultados da pesquisa, dependendo do número de resultados retornados e da semelhança com a imagem que você carregou. O uso das opções de pesquisa também pode ser necessário.

Você também pode arrastar e soltar a imagem em questão na caixa de pesquisa na página de imagens do Google.

Na verdade, acho os resultados de pesquisa do Google mais úteis do que o TinEye. Obviamente, o Google tem algoritmos de indexação mais poderosos e, portanto, retorna muito mais coisas para qualquer pesquisa típica.

Você também pode conferir as dimensões da imagem na página de resultados, juntamente com o URL do site externo. Entre o Google e o TinEye, você deve conseguir localizar fontes de muitos sites diferentes.

Fonte de uma imagem: TinEye

Temos o TinEye que é um produto da Idée. Este é normalmente o meu primeiro recurso porque tem uma ótima interface e um catálogo de um grande número de imagens.

O TinEye rastreia principalmente sites escritos em inglês e, portanto, perde fontes de sites em outros idiomas.

Apesar de muitos sugerirem a pesquisa reversa de imagens do Google, é importante também destacar o TinEye. Na maioria das vezes, ele produzirá resultados diferentes daqueles que você pode receber do Google.

Esta é realmente uma ferramenta inestimável para pesquisa reversa de imagens. Você pode carregar uma imagem ou copiar/colar um URL de imagem para localizar duplicatas em outro lugar.

A página de resultados inclui as dimensões da imagem e o URL de origem direta onde ela pode ser encontrada. O serviço é gratuito para uso anônimo, mas você também pode registrar uma conta pessoal.

Além disso, há uma API para desenvolvedores online para acessar seus recursos no back-end. Qualquer pessoa que deseje integrar a pesquisa do TinEye em seu site pode gerar uma chave de API e colocar para funcionar.

Esta é possivelmente a ferramenta de pesquisa de imagens mais simples que você encontrará. É interessante pensar sobre onde este produto poderia estar em mais 3-5 anos.

Além do Google Imagens, o TinEye é outro programa que permite fazer uma busca reversa de imagens. É diferente do motor de busca do Google e às vezes produz resultados ligeiramente diferentes.

É sempre bom ter várias opções caso uma de suas opções não dê certo. Redundância é uma ferramenta para o sucesso!

Vale, portanto, verificar tanto o Google Images quanto o TinEye para tentar detectar a fonte original de um arquivo de imagem.

Existem outras ferramentas de pesquisa reversa de imagens também, mas as fornecidas pelo Google Images e TinEye são de longe as melhores.

Fonte de uma imagem: SauceNAO

Embora a página inicial seja um pouco sem graça, o SauceNAO é absolutamente o melhor recurso para encontrar imagens externas quando nada interessante aparece no TinEye ou no Google.

O SauceNAO foi desenvolvido para reconhecer caracteres diferentes do alfabeto romano e rastrear sites nesses idiomas.

O site é indispensável quando se trata de localizar aquelas imagens complicadas que parecem não ter resultados alternativos.

Se você quiser extensões de navegador, elas estão disponíveis para Google Chrome e Firefox. Ambas são gratuitas para instalar e fornecem funcionalidades extras incorporadas diretamente ao seu navegador da web.

A funcionalidade de pesquisa é construída em cima do IQDB, que é uma pesquisa de imagem reversa muito semelhante.

Seu design é muito mais básico e não apresenta todas as coisas extras que você notará na página de resultados. Mas conhecer muitas plataformas desse tipo pode ser útil.

Fonte de uma imagem: RevIMG

O último mecanismo de busca de imagens reversas que quero mencionar é o RevIMG. Ele é mais exclusivo porque você pode especificar uma parte de uma imagem para pesquisar.

Por exemplo, você pode fazer upload de uma colagem de ícones e cortar para pesquisar apenas um ícone na esperança de encontrar outro duplicado online.

O design parece um pouco semelhante ao SauceNAO, mas os algoritmos são completamente diferentes. Os donos de sites podem enviar seus sites para entrarem no banco de dados da plataforma.

Isso ajuda a ter suas próprias imagens indexadas mais rapidamente e classificadas em outros mecanismos de pesquisa de imagens reversas. Você pode ler um pouco mais sobre como o RevIMG funciona e seus recursos afiliados.

revimg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notavelmente, seu site também possui uma API baseada em JavaScript para se incluir em projetos externos.

Este é mais um mecanismo de pesquisa curinga que está crescendo em popularidade, mas ainda não consegue competir com mecanismos mais famosos, como o TinEye.

Às vezes, você não consegue encontrar nenhum resultado porque a fonte original foi removida ou o site ficou offline por algum motivo.

Isso é bastante comum e é mais uma razão pela qual precisamos de um arquivo online salvando essas URLs em um banco de dados.

Mas a tecnologia existe e funciona. Funciona muito bem, por minha experiência própria. Muitas vezes me pergunto o quanto esses mecanismos de pesquisa de imagens mudarão ao longo de alguns anos.

Mas como um recurso existente, eu não poderia viver sem essas ferramentas práticas e convenientes de pesquisa de imagens.

Redundância!

Como você pode ver, existem algumas opções rápidas e fáceis que não apenas ajudarão você a encontrar a fonte original de uma imagem, mas também poderão ajudá-lo a encontrar uma versão maior e de melhor qualidade enquanto você procura!

Ao usar essas ferramentas, você poderá detectar a fonte original de uma foto e visualizá-la na página da Web ou em uma nova guia.

Normalmente, a fonte original terá uma versão de qualidade superior da imagem, então é possível fazer o download dessa versão.

Gostou das nossas dicas?

Então fica mais um pouco com a gente!


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo