Como vender no Mercado Livre – Guia Completo
Nenhum Comentário
Como vender no Mercado Livre – Guia Completo
Como vender no Mercado Livre – Guia Completo

Como vender no Mercado Livre – Guia Completo

Nenhum Comentário

Vender coisas usadas que podem ter serventia para outras pessoas é uma boa maneira de ganhar dinheiro na internet, mesmo que seja apenas uma fonte de renda extra. Por isso que aprender como vender no Mercado Livre e plataformas de compras e vendas é tão importante.

Embora seja difícil ter tanta coisa usada de modo a montar um negócio para trabalhar em casa, vender o que já não usa mais pode ser o ideal para financiar o começo do seu novo e lucrativo negócio.

O Mercado Livre é uma das plataformas mais tradicionais do Brasil para venda de itens usados. Com muitas mudanças ao longo dos anos, se tornou um lugar mais seguro para comprar e vender qualquer coisa que esteja parada em casa.

O que é o Mercado Livre?

Funcionando de maneira similar ao americano eBay, o Mercado Livre é uma plataforma argentina que chegou ao Brasil em 1999. Desde então, é uma das principais referências em compra e venda online de objetos usados.

Em evolução constante desde então, a plataforma aboliu o sistema de leilões e introduziu novidades como o Mercado Pago, que aumentou a segurança das transações ao se colocar como o intermediário entre comprador e vendedor.

Nesse sistema, o comprador paga ao Mercado Livre, mas o vendedor só recebe o dinheiro da compra após o comprador receber o produto.

Vale mencionar que hoje o sistema se tornou quase um banco digital, já que permite a negócios físicos contratar máquina de cartão, além de usá-la para fazer transações, como pagamento de boletos ou envio de dinheiro para a conta.

Mas dessa vez não vamos falar sobre o Mercado Pago e sim sobre a venda de produtos no Mercado Livre, a função original do serviço.


Nos próximos passos, vamos te mostrar como fazer seu cadastro no site e como vender no Mercado Livre pela primeira vez!

pagina inicial do mercado livre

Como se cadastrar no Mercado Livre?

Antes de saber como vender no Mercado Livre, antes você precisa ter um cadastro ativo no site. Esse processo é muito simples e fácil de fazer, como verá no passo a passo a seguir.

É importante mencionar que o Mercado Livre pode ser acessado por quaisquer navegadores de internet, além de contar com app para Android e iPhone. Se quer aprender como vender no Mercado Livre, sugerimos a versão para navegadores, já que ela é a mais fácil de administrar suas vendas. É com ela que faremos todos os guias desse artigo.

Agora que os avisos estão dados, comece a seguir o guia abaixo para criar seu cadastro no Mercado Livre!

1 – Clique no link para acessar o Mercado Livre e clique em Crie a sua conta.

clique em crie a sua conta

2 – Complete o formulário com seus dados pessoais e crie uma senha de acesso – recomendamos o uso de apps para gerenciar senhas! Depois, clique no botão Continuar.

preencha o formulário para ter como vender no mercado livre

Se você tem uma loja virtual e quer vender no Mercado Livre também? Então clique na opção Criar uma conta de empresa e pule para o próximo guia!

3 –  Digite o código que o Mercado Livre enviou para o email preenchido no formulário anterior e clique em Continuar de novo.

esse código é recebido no email de cadastro

Dica: o código mostrado na imagem acima é apenas um exemplo. Não o utilize para tentar criar a conta, use o código que recebeu no seu email.

4 – Sua conta já está criada! Basta fazer login com seu email e senha para criar seu primeiro anúncio. Se é pessoa física e apenas quer vender seus produtos usados, pode pular o passo a passo para criar um cadastro de empresa.

Agora, se é um empreendedor, veja a seguir como criar seu cadastro de empresa no Mercado Livre!

Como criar um cadastro de empresa no Mercado Livre?

Se você já está a trabalhar em casa e gerando renda própria com um negócio online, você pode usar o Mercado Livre como mais uma plataforma de vendas. A principal vantagem é aproveitar o alcance da plataforma para conseguir novos clientes, que talvez não viessem apenas pelo seu site.

Ou seja, o Mercado Livre é ideal para quem quer vender pela internet, seja pessoa física ou jurídica. Agora, veja como criar uma conta de empresa na plataforma de vendas.

1 – Repita o primeiro passo do tutorial anterior ao acessar o site do Mercado Livre e clicar em Crie a sua conta.

2 – No formulário, clique em Criar uma conta de empresa.

clique em criar conta de empresa

3 – Outro formulário aparecerá, no qual deve incluir seu CNPJ, razão social e email, além de criar a senha. Após preencher e clicar na caixa indicando que não é um robô, clique no botão Continuar.

preencha o formulário para ter como vender no mercado livre usando sua empresa

4 – Acesse o email usado para cadastrar a sua empresa e digite o código que enviaram na página de cadastro.

use o código do seu email para confirmar criação da conta

Dica: vale lembrar que o número acima não é válido para a sua conta. Não o utilize. Use apenas o código que recebeu no seu email.

5 – Pronto, sua conta de empresa já está ativa!

A partir daqui, o processo para colocar um item à venda no Mercado Livre é semelhante. Por isso, não faremos distinção entre a venda como pessoa física ou pessoa jurídica.

Veja a seguir como vender no Mercado Livre!

Como vender no Mercado Livre?

Com a sua conta criada, agora basta fazer login para poder começar suas vendas no Mercado Livre. Na página inicial, clique no botão Vender.

clique no botão vender para começar a aprender como vender no mercado livre

Em seguida, você deverá dizer qual tipo de produto irá anunciar, já que veículos, imóveis e prestação de serviços são feitos de forma diferente. Para esse guia, ensinaremos apenas como vender itens comuns. Por isso, clique no botão Produtos.

clique no botão Produtos

Crie o título do seu anúncio. Recomendamos que use esse campo apenas para dizer que produto está vendendo, seu estado atual e quais itens o acompanham, como no exemplo que mostramos abaixo.

crie um título dizendo o que é o produto e, no máximo, a condição dele

Agora, o próprio Mercado Livre indicará qual a categoria. Confirme se a categoria está correta. Caso não esteja, clique em Selecionar outra categoria.

Como em nosso caso a categorização automática está correta, vamos prosseguir sem fazer a seleção alternativa.

confirme se a categoria está certa para vender no Mercado Livre corretamente

Escolha na lista as opções que melhor descrevem o seu produto. Caso não o veja na lista com facilidade, você pode digitar a opção na barra de texto.

escolha as opções que representam o seu produto

Essa lista pode aparecer mais de uma vez. Tente responder todas as vezes para melhorar as chances de seu produto ser encontrado nas buscas do Mercado Livre. O site irá perguntar detalhes como modelo, cor e condição, por exemplo.

escolha a condição que o seu produto está

Depois de marcar tudo o que a plataforma te pedir, clique em Confirmar. Agora, chegou a hora de enviar suas fotos, arrastando-as para o campo mostrado na captura de tela abaixo. Alternativamente, pode clicar no ícone de máquina fotográfica e enviar as fotos do produto em seu computador.

as fotos são importantes para conseguir vender no mercado livre

Após enviar as fotos, você pode arrastá-las para definir sua ordem de exibição, além de escolher qual será a principal, que será a foto que acompanhará seu anúncio. Basta segurar e arrastar as fotos com o mouse para fazer isso. Na mesma tela, indique também quantas unidades do produto está vendendo e clique em Confirmar mais uma vez.

defina a quantidade de produtos iguais que têm

Revise a ficha técnica completa, incluindo ou removendo informações que não forem pertinentes. Após terminar a revisão, clique em Confirmar para continuar a aprender como vender no Mercado Livre.

revise a ficha técnica

Indique qual será o preço do produto.

indique o preço

Na conclusão do seu anúncio, você deverá escolher se irá pagar para ter destaque ou não.

destaques aumentam a exposição e te ajudam a vender no mercado livre

Vamos abrir um grande parênteses aqui para que você entenda melhor o que são os destaques antes de prosseguir.

O que são os destaques?

Quem trabalha com marketing digital conseguirá relacionar os destaques do Mercado Livre com sua rotina gerenciando anúncios pagos no Google. Assim como essas plataformas, os destaques são um modo de seu anúncio receber prioridade nas buscas.

Sabe quando você busca por algo no Google e as primeiras opções são indicadas como anúncios? Isso significa que uma empresa pagou para ocupar esse lugar!

Os destaques do Mercado Livre funcionam de modo semelhante. Ao contratar um destaque, seu anúncio ganhará mais exposição em buscas pelo produto que está a vender.

Outra vantagem do destaque é que ele passa a ter duração ilimitada. Ou seja, seu anúncio nunca irá expirar. Na última categoria de destaque, você também ganha a vantagem adicional de oferecer parcelamento sem acréscimo de taxas.

O que nós recomendamos?

Que não utilize os destaques caso esteja apenas a vender um produto usado. Se o produto que está vendendo tem bastante procura, dificilmente não conseguirá vendê-lo nos 60 dias de validade do anúncio grátis.

Agora, se está vendendo como empresa e tem um estoque que precisa ser vendido rapidamente, a coisa muda de figura. Além de não precisar se preocupar em ficar renovando anúncios expirados, a maior exposição permitirá que venda mais rápido, aumentando suas chances de melhor faturamento.

Nos dois casos, estude bastante os prós e contras de cada categoria e escolha a que se encaixa melhor para você.

Voltando ao anúncio

Depois de selecionar qual destaque vai aplicar, você deverá decidir a forma como irá enviá-lo. Como usuários simples, optamos por anunciar gratuitamente. Ou seja, sem nenhum destaque.

Isso nos dá apenas uma opção de envio: o Mercado Envios. Esse sistema de envio do Mercado Livre torna a logística mais fácil. Basta imprimir a etiqueta do Mercado Envios e colando-a na embalagem do seu produto. Depois disso, é só levá-lo a uma agência dos Correios para fazer o envio, sem custo para você.

Em relação ao custo, você terá duas opções. A primeira delas é pagar você mesmo pelo frete. O próprio Mercado Envios já calcula e exibe um valor automaticamente, mas que permitirá que envie seu produto para qualquer lugar do país, independente do custo real de envio. Ou seja, pagará o mesmo para enviar seu produto do Rio de Janeiro para São Paulo ou do Rio para Manaus, por exemplo.

Ao fazer isso, seu cliente terá desconto no envio normal – ou frete grátis! – ou com desconto na opção expressa.

Alternativamente, pode optar para que o comprador pague o frete total pelo produto. Selecione a melhor opção para você e clique em Confirmar novamente.

escolha quem pagará pelo envio

Você também pode escolher por oferecer retirada pessoalmente. A não ser que seja um negócio que trabalhe totalmente online, recomendamos bastante que ofereça sim a retirada pessoal.

Caso encontre um comprador que resida próximo de você, isso significa o corte total do custo de frete para ambas as partes.

escolha se irá oferecer retirada pessoalmente

O passo seguinte é escolher se oferecerá garantia pelo produto que está vendendo. Escolha a que for mais apropriada para você. Caso escolha oferecer garantia de fábrica em um produto usado, lembre-se de enviar a Nota Fiscal junto ao produto que está revendendo.

escolha se irá oferecer garantia ao vender no mercado livre

Por fim, você pode escolher se incluirá uma descrição ou até mesmo um vídeo do produto em funcionamento. Ambas as escolhas são opcionais, mas recomendamos a inclusão para que aumente suas chances de vender o produto. Após finalizar tudo, clique em Anunciar.

anuncie o seu produto!

O anúncio está pronto! Após alguns minutos, ele estará no ar e poderá ser encontrado nas buscas da plataforma. Veja como ficou o anúncio de exemplo que montamos ao longo do guia.

exemplo de anúncio

Aprendeu como vender no Mercado Livre?

Por meio desse guia, esperamos ter ajudado a colocar seus itens usados para venda, te ajudando a gerar renda extra ou até a ter te inspirado a montar seu próprio negócio na internet.

Quer aprender mais sobre compras online para criar seu próprio negócio? Então veja esse guia completo sobre renda extra na internet!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo